Autor Tópico: Uma modesta proposta  (Lida 3081 vezes)

rizk

• Visitante
Uma modesta proposta
« Online: 09 de Julho de 2006, 00:37:49 »
É um fato melancólico, para aqueles que passeiam por esta grande cidade ou viajam pelo Brasil, ver as ruas, as estradas e as portas dos casebres repletas de mendigas seguidas por três, quatro ou seis crianças, todas esfarrapadas e a importunar os passantes, pedindo esmolas. Tais mães, ao invés de poderem trabalhar pela sua honesta manutenção, são forçadas a passar todo o tempo andando ao léu, a esmolar o sustento de seus pequenos desvalidos, os quais, depois que crescem, se tornam ladrões ou traficantes, por falta de trabalho, ou filiam-se a partidos políticos e ONG’s, como o PCC, o CV, o MST e a UJS.

Julgo haver concordância, entre todos os cidadãos, de que esse número prodigioso de crianças nos braços, ou nas costas, ou mesmo nos calcanhares de suas mães, e freqüentemente dos pais, é, na atual e deplorável situação da república, um grandíssimo dissabor a mais; por conseqüência, quem pudesse encontrar um método simples, barato e lícito de transformar essas crianças em membros saudáveis e úteis da comunidade não mereceria louvores do povo, nem ter sua estátua erigida como Salvador da Pátria; já seria bondade suficiente deixá-lo em paz, sossegado no seu canto, talvez com uma recompensa vitalícia que lhe possibilitasse divulgar suas idéias em países necessitados como República Tcheca, Suíça ou Mônaco.

De minha parte, tendo voltado meus pensamentos durante muitos anos a esse importante assunto e considerado com maturidade as diversas propostas de outros planejadores, sempre concluí que estivessem grosseiramente equivocados em seus cálculos. Uma criança recém-saída do ventre pode muito bem ser mantida com o leite materno durante um ano inteiro, e com pouca nutrição adicional: quando muito, não mais que o valor de alguns reais, ou mesmo com migalhas, que certamente a mãe poderá obter por sua ocupação legal de pedinte. E é exatamente na idade de um ano que proponho cuidar dessas crianças, de modo que, ao invés de se tornarem um peso para seus pais ou para a pátria, ou de carecerem de comida e roupa pelo resto de suas vidas, venham elas a contribuir, pelo contrário, para alimentar e vestir parcialmente milhares de pessoas.

Agora, pois, hei de propor humildemente minhas próprias idéias, que não serão passíveis, espero, da menor objeção.

Um francês muito experiente, meu conhecido, assegurou-me que uma criança nova, saudável e bem nutrida é, com um ano de idade, o alimento mais delicioso, benéfico e nutritivo que existe, seja cozida, assada, grelhada ou ensopada; e não tenho dúvida de que poderá ser preparada como feijoada ou sarapatel.

As mães deverão deixar seus filhinhos mamar à vontade no décimo-segundo mês, para que fiquem rechonchudos e gordos para uma boa mesa. Uma criança dará dois pratos numa recepção para amigos; quando a família jantar sozinha os quartos anteriores ou posteriores fornecerão um prato razoável que, com uma pitada de pimenta e de sal, agüentará bem até o quarto dia, especialmente no inverno.

Admito que esse alimento será caro, e, portanto, mais adequado aos empregados do Estado, eleitos ou nomeados, os quais, já tendo devorado os pais, parecem ter todo o direito de fazer o mesmo com os filhos.

Aqueles que são mais econômicos (como, devo confessar, estes tempos exigem) poderão esfolar a carcaça, cuja pele, artificialmente tratada, proporcionará luvas admiráveis para as senhoras e botas de verão para os cavalheiros.

Quanto à nossa cidade de São Paulo, matadouros podem ser designados para esse propósito, nos lugares mais apropriados, e com toda a certeza não faltarão açougueiros, embora eu recomende comprar crianças vivas e abatê-las na hora do consumo, como fazemos com os leitões assados.

Suponho que as vantagens da proposta que tenho feito são óbvias e diversas, bem como da mais alta importância:

PRIMEIRAMENTE, ao passo que a manutenção crianças de um ano para cima não pode ser calculada em menos R$ 300,00 anuais por cabeça, as reservas nacionais seriam incrementadas em centenas de milhões de reais por ano. Além disso, haveria o advento de um novo prato às mesas de todos os homens de fortuna do país que tenham algum refinamento de gosto. E o dinheiro circularia entre nós mesmos, pois todos os produtos seriam de nossa própria criação e manufatura.

SEGUNDAMENTE, as parideiras permanentes, além do lucro pela venda de seus filhos, estariam livres do fardo de sustentá-los após o primeiro ano de vida.

TERCEIRAMENTE, esse alimento atrairia também maior freguesia para os restaurantes, onde os comerciantes teriam por certo grande cuidado em providenciar as melhores receitas para prepará-lo com perfeição e para, assim, ter suas casas freqüentadas por todos os distintos cavalheiros, que com justiça se gabam de seus conhecimentos gastronômicos. E um cozinheiro habilidoso, que saiba agradar seus fregueses, sempre daria um jeito de torná-la tão cara quanto a estes lhes agradar.

QUARTAMENTE, aumentaria o cuidado e a ternura das mães pelos filhos, pois estariam certas de uma colocação para seus pobres bebês no futuro, patrocinada de algum modo pelo poder privado, obtendo ganhos anuais em vez de despesas. Observaríamos uma honesta rivalidade entre as mães, a fim de ver quem traria o filho mais gordo para o mercado. Os homens teriam tanto interesse por suas esposas, durante o tempo da gravidez, quanto têm agora por suas éguas prenhes, suas vacas com bezerro ou suas porcas em vias de parir; e não mais se prontificariam a espancá-las (como é a prática freqüente), por medo de um aborto.

MUITAS outras vantagens poderiam ser enumeradas. Por exemplo, a adição de algumas toneladas em nossa exportação de carne bovina, um aumento na oferta de carne suína e a melhoria na arte de produzir bacon de qualidade, em grande falta entre nós devido à matança excessiva dos porcos, tão constantes em nossas mesas; mas de modo algum comparáveis em gosto ou pompa a uma criança bem criada e gorducha, a qual, assada inteira, há de fazer grande figura no banquete do senhor prefeito ou em qualquer comemoração pública. Atento à brevidade que sou, passo por cima deste e de muitos outros pontos.

Não vejo nenhuma objeção que possa ser levantada contra esta proposta, a não ser que se alegue que o número de pessoas muito se reduzirá em todo o país. Admito-o de bom grado, e foi esse, com efeito, um dos principais motivos que me levou a oferecê-la ao mundo. Desejo que o leitor observe que calculo meu remédio única e exclusivamente para a República do Brasil, e para nenhuma outra que exista, tenha existido, ou venha a existir sobre a face da terra. Assim, que ninguém me fale de outros expedientes como reduzir a carga de impostos ou favorecer a livre-iniciativa privada e a criação de empregos.

DECLARO, com toda a sinceridade do coração, não ter o menor interesse pessoal ao me empenhar em promover esta obra tão necessária; um só motivo me impele e é o bem-estar de meu país - pelo desenvolvimento do comércio, pelo cuidado às crianças, pelo socorro aos pobres e pela satisfação dos mais ricos. Não tenho filhos com os quais pudesse angariar nenhum tostão e aceitaria com resignação a árdua tarefa de divulgar minha proposta às nações necessitadas, mediante irrisória recompensa vitalícia.

(Adaptado da tradução de Leonardo Fróes para "A modest proposal", de Jonathan Swift, in Panfletos Satíricos, Topbooks, 1999.)
http://www.wunderblogs.com/mercuccio/archives/015537.html

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Uma modesta proposta
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2006, 00:40:34 »
gostei da adaptação..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2006, 00:49:40 »
Primeiramente, senti saudades da comunidade do Clube Cético!  :)

Tem um texto no meu livro de sociologia, sobre a influência da educação, que pode completar um pouco ou confirmar essa idéia...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2006, 10:00:12 »
Mas comer criancinhas já não é prática entre os comunistas? :hein:

:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2006, 10:20:49 »
Nenhuma novidade, essa ação já fora implementada na Ucrânia e em outros países do leste europeu com muito sucesso.
« Última modificação: 09 de Julho de 2006, 10:22:23 por Ukrainian »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2006, 10:45:27 »
ah, paranóia pura essas preocupações com crescimento demográfico e falta de recursos para toda gente, crescimento insustentável... a Natureza tudo provê. 

ukrainian

• Visitante
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2006, 10:54:14 »
uhum

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2006, 15:43:10 »
A minha idéia em postar isso era provocar reflexão, a partir de uma extrapolação absurda, sobre como algumas propostas que a gente faz para sanar os problemas do mundo podem ser cruéis.

Se quiserem seguir por aí, acharia legal. Foi meio que pra isso que eu postei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2006, 17:16:05 »
A minha idéia em postar isso era provocar reflexão, a partir de uma extrapolação absurda, sobre como algumas propostas que a gente faz para sanar os problemas do mundo podem ser cruéis.
Assim... de um modo geral, ou especificamente algo... em qualquer caso, como quais?

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2006, 13:01:44 »
Falar nesse assunto, alguem viu o jornal da record ontem a tarde, numa reportagem do 60minutes, sobre a china.

La tem 3 homem para 2 mulheres, tem um monte de chineses jovens que não tem quem casar, justamente por causa do abortamento indiscriminado de meninas, ja tem um mercado negro de mulheres onde meninas são sequestradas e vendidas sendo obrigadas a se casarem com quem comprar. Outro assunto levantado e adoção na china por estrangeiros que preferem as meninas, talves por dó.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2006, 16:48:55 »
Poderia dar exemplos de propostas cruéis, Rizk.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2006, 16:55:44 »
Falar nesse assunto, alguem viu o jornal da record ontem a tarde, numa reportagem do 60minutes, sobre a china.

La tem 3 homem para 2 mulheres, tem um monte de chineses jovens que não tem quem casar, justamente por causa do abortamento indiscriminado de meninas, ja tem um mercado negro de mulheres onde meninas são sequestradas e vendidas sendo obrigadas a se casarem com quem comprar. Outro assunto levantado e adoção na china por estrangeiros que preferem as meninas, talves por dó.

Tem uma reportagem de uma revista que não me lembro agora que diz exatamente o número de homens na China que jamais vão encontrar uma parceira... cara, é sem noção de grande... tipo... centenas de milhões...:shock:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2006, 16:56:51 »
o autor do texto original foi processado na década de 80:

"As Viagens de Gulliver é certamente a mais virulenta denúncia do gênero humano jamais feita por um escritor. Sua atualidade é espantosa: nos anos 70, publiquei em Porto Alegre uma sátira de Swift aos advogados, que encontramos na viagem ao País dos Houynhnhms. Minha crônica, na qual eu citava devidamente o autor, foi republicada sem minha permissão em um jornal de Peruíbe, São Paulo, em 1983. Algum tempo depois, os editores do jornal andavam à minha procura, me implorando que escrevesse uma carta ao juiz local, dizendo ser a crônica de minha autoria, sem nenhuma alusão a personagens vivos ou mortos de Peruíbe. Ocorreu que três advogados de Peruíbe se sentiram difamados com o texto e julgaram que Janer Cristaldo fosse um pseudônimo do editor da Tribuna de Peruíbe. Um juiz, demonstrando nada dever em matéria de cultura aos três advogados, aceitou a denúncia e processou o diretor do jornal. Que também jamais havia ouvido falar de Swift. Imagino que, naqueles dias, o deão deve ter dado boas gargalhadas em sua tumba na catedral de Saint Patrick.

Swift escreveu As Viagens em 1726. Dois séculos e meio mais tarde, foi processado por calúnia em Peruíbe.(1) Entrincheirado em sua catedral, isolado do mundo e distante até mesmo de suas duas amadas, Stella e Vanessa, o deão passou seus dez últimos anos mergulhado na loucura. Certa vez, ao ver uma árvore cuja copa fenecia, disse: “morrerei como aquela árvore”. Assim feneceu.
"

NOTA:

(1) ACORDAM, em Décima Primeira Câmara do Tribunal de Alçada Criminal, por votação unânime conceder a ordem para determinar o trancamento de ação penal instaurada contra os pacientes.

Os doutores Plínio Pinto Teixeira e Ary Oswaldo Mattos impetraram habeas corpus em favor de Félix Pinheiro Rodrigues e Helena Pereira, afirmando estarem estes sofrendo coação ilegal por parte do Juízo de Primeira Vara Criminal e de Menores da Comarca de São Vicente, ao receber queixa-crime que lhes é movida, inicialmente dirigida a Solon Borges dos Reis, pelos advogados Drs. Sérgio Miranda Amaral, Nelson Egídio Novi e Eli da Glória Camargo. Em síntese, com fulcro nos artigos 21 e 22 da Lei 5.250. de 1967, expõem os querelantes terem sido atingidos em sua honorabilidade pessoal e decoro, na condição de militantes da advocacia, ante a publicação de matéria no jornal “TRIBUNA DE PERUÍBE”, da qual são os suplicantes diretores, edição nº 15 da primeira quinzena de agosto de 1983, intitulada “Piedade, Excelência”, da autoria do professor catarinense Janer Cristaldo, inspirada na obra “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Pleiteiam o trancamento da ação penal, por faltar-lhe justa causa, desde que ausente o elemento subjetivo dos apontados crimes contra a honra. Alegam não haver expressões que possam identificar os querelantes como alvos de difamação ou injúria, ter havido posterior retratação no número seguinte do jornal, estarem seus responsáveis dispostos a publicar qualquer resposta e ser bom o relacionamento que desfrutam junto a advogados.

Prestadas as informações, a douta Procuradoria Geral da Justiça opinou pela concessão de ordem.

É o breve relatório.

Merece acolhida a súplica, porquanto inexiste justa causa a lastrear a referida ação penal.

Como diretores do periódico “Tribuna da Imprensa”, os pacientes fizeram nesta reprodução do artigo sob título “Piedade Excelência”, por acharem-no curioso e interessante. Fora o mesmo já divulgado anteriormente por outro jornal (fls.18). Trata-se de mera crônica, em que o autor, o professor Janer Cristaldo, devidamente indicado, externa o seu desencanto pelo exercício da advocacia, após completado o curso de bacharelato, certamente devido a problemas vocacionais. Emoldurou-o com toques de erudição, trazendo à baila uma passagem da obra universal de Jonathan Swift, “Viagem de Gulliver”. E o trecho a calhar ao propósito do cronista, refere-se à narrativa que o personagem principal transmitia a um monarca, tudo sob o manto da ficção, sobre a aplicação das leis positivas em seu país, com exemplos em que se inserem a conduta de certos advogados e a submissão do povo aos éditos judiciais.

Ora, trata-se de referência sob o color literário e em estilo elevado, notadamente quando se sabe ter sido aquela obra-prima, que deu nome ao escritor irlandês do século XVIII, a par de seus encantos a todas idades e gerações, indisfarçável sátira arremetida à sociedade inglesa e à civilização da época. Como muitos então deveriam ter torcido o nariz, em desaprovação, por seguro não receberá o professor Janer aplausos de todos os seus leitores. Entretanto, manda o bom senso eximir-nos de atitudes desapropriadas, como os querelantes, vez que ali tudo se quedou em idéias, esboços e no plano singelamente hipotético, de conformidade com a criatividade do seu autor.

Tribuna de Peruíbe, 1ª quinzena de março de 1985

(Comunicação feita na 7ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, RS, 05.09.97)

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/lerjornais.html

aliás, esse ebook do janer é muito legal. atento pro texto "indústria textil" (sem acento circunflexo, mesmo).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2006, 16:58:33 »
ALIÁS, MIMI anda lendo wunderblogs?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2006, 17:16:12 »

Tem uma reportagem de uma revista que não me lembro agora que diz exatamente o número de homens na China que jamais vão encontrar uma parceira... cara, é sem noção de grande... tipo... centenas de milhões...:shock:

De acordo com as pesquisas da NASA é justamente esse excesso de "energia" dos homens encalhados chineses que torna possíveis seus feitos fantásticos de kung-fu. Se não me engano são precisos 2 anos de encalhe para um salto de 3 metros e 20 anos para conseguir voar no babuzal.... Se bem que voar no bambuzal não me parece algo de alguém a quem falta mulher...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2006, 17:41:51 »
De acordo com as pesquisas da NASA é justamente esse excesso de "energia" dos homens encalhados chineses que torna possíveis seus feitos fantásticos de kung-fu. Se não me engano são precisos 2 anos de encalhe para um salto de 3 metros e 20 anos para conseguir voar no babuzal.... Se bem que voar no bambuzal não me parece algo de alguém a quem falta mulher...

Na verdade são só seis meses de abstinência ... mas isso é só pra aprender a canalizar melhor a energia...
Mas isso varia de pessoa pra pessoa...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2006, 17:52:12 »
ehe parem, vão achar que vocês estão falando sério e sair espalhando pela internet os efeitos benéficos da abstinência sexual..

aliás, é assim que sabemos que padres quebram seus juramentos; em toda história da igreja somente uma noviça levantou vôo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2006, 17:55:35 »
ehe parem, vão achar que vocês estão falando sério e sair espalhando pela internet os efeitos benéficos da abstinência sexual..

aliás, é assim que sabemos que padres quebram seus juramentos; em toda história da igreja somente uma noviça levantou vôo.

Errr...  :erm: :erm2:
Eu tô falando sério...:lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2006, 18:06:42 »
sério?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2006, 19:35:58 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2006, 19:46:24 »
então se eu ficar 6 meses em regime de castidade, saio pulando 3 metros?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2006, 19:58:22 »
então se eu ficar 6 meses em regime de castidade, saio pulando 3 metros?

Com o treinamento adequado sim...

Depois olha o meu álbum do orkut...:lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2006, 11:18:43 »
Eu esperonunca conseguir dar um pulo de 3 metros
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2006, 12:23:04 »
Por que então a China não fatura todas as medalhas de atletismo nas Olimpíadas? :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2006, 12:31:25 »
Por que então a China não fatura todas as medalhas de atletismo nas Olimpíadas? :P

Porque atletismo é esporte de mulher e não tem temulher na China... :lol:

Eu li aquele livro Serial Killer... de uma autora brasileira (alguma coisa Casoy)...
Um dos Serial Killers era um velho que tinha aprendido a gostar de carne humana com um amigo que ficou muito tempo na China e lá, eles vendiam carne de crianças no açougue...

Crianças muito pequenas eram escondidas pra não serem devoradas... o que a fome não faz?

Daí, o tal cara, querendo ver se o amigo tinha razão, começou a devorar criancinhas (em San Francisco, eu acho) e uma delas a que conta no livro, ele escreveu uma carta aos pais da menina contando todos os detalhes da preparação...:eca:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!