Demorei mas vamos lá:
Vou sumarizar o meu argumento e depois, sob demanda, esmiuçar cada parte:
1 - Existem coisas que seu cérebro não produzir sozinho. Exemplos: um livro de agata Christie, uma música de Mozart, um teorema mega-complexo.
2 - Embora não possa produzir, pode com facilidade reconhecer se o livro é um livro de AC original e coerente e no estilo dela. E sem adivinhar quem é o assassino antes do final, mas verificando que faz sentido a solução do mistério. Pode reconhecer uma música como sendo de Mozart e ler um teorema e ver que ele é válido.
3 - A diferença entre (1) e (2) é grosso modo o problema "P versus NP". Não se sabe se P é diferente de NP, mas acredita-se fortemente que seja.
4 - Se não for (ou seja, se P=NP) então existe um algoritmo eficiente pra achar soluções facilmente reconhecíveis (estou simplificando MUUUUITO, ok?) mas esse algoritmo é desconhecido pela humanindade. Mas isso não importa porque tenho certeza que VOCÊ não conhece o tal algoritmo.
5 - Nesse você pode verificar que você existe lendo por exemplo, um livro inédito, e constatando que não poderia ter sido imaginado por você mesmo. Leia algunas da Agatha Christie!
6 - Sim, esse post é uma mega propaganda da Agatha Christie! (alguns teoremas matemáticos vão servir, ou Mozart, etc)