"análise crítica da evolução"
Há um monte de material por aí, mostrando claramente que o movimento ID nada mais foi que um modo de tentar empurrar criacionismo assim que o ensino de criacionismo em aulas de ciência foi considerado ilegal ou algo assim, nos EUA. Não funcionou, e agora os criacionistas tem um novo plano, em vez de lutar pelo direito de ensinar "os dois lados", seja de forma explicitamente religiosa ou não, estão propondo em alguns estados a "análise crítica da evolução", que nada mais é que os velhos argumentos anti-evolucionistas de sempre, mas agora novamente com uma potencialmente perigosa jogada "marketeira", como o ID, travestindo a coisa em ciência, mas agora sem nem mesmo a necessidade de tocar na ferida que é a ausência de cientificidade do criacionismo.
E toda a argumentação legal da coisa pode ser complicada, pois, apesar de ser a mesma balela de sempre, como poderia a ciência se opor ao que alega ser uma "análise crítica" de uma teoria científica?
Aqui o Kenneth Miller faz uma palestra de 117 minutos, onde aborda o tema todo.
http://www.youtube.com/watch?v=JVRsWAjvQSuma pequena amostra da desonestidade relatada: em um julgamento, um defensor do criacionismo foi solicitado a dizer de onde teriam vindo os fundos para determinada coisa; ele disse não saber, ter sido uma doação anônima. Investigando, a doação veio da conta dele. Ele então disse que não sabia, pois colheu o dinheiro numa cesta na igreja, dessa forma as doações de 5, 1, 10 dólares, eram anônimas, e ele não saberia de quem seriam
