Autor Tópico: Pássaros exibem seleção natural em tempo real  (Lida 4711 vezes)

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Pássaros exibem seleção natural em tempo real
« Online: 14 de Julho de 2006, 10:16:09 »
Pássaros exibem seleção natural em tempo real

Cientistas flagram mudança evolutiva de grande rapidez em aves de Galápagos
Espécie que rendeu estudo pode ter inspirado idéias fundamentais de Darwin; trabalho ilustra conceito clássico da biologia

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um casal de biólogos norte-americanos conseguiu observar pela primeira vez um fenômeno da seleção natural entre espécies de pássaros do início ao fim. Peter e Rosemary Grant, da Universidade de Princeton, verificaram a redução do tamanho médio de bicos em uma população de tentilhões-da-terra-médios (Geospiza fortis) no arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico. As aves são as mesmas estudadas pelo naturalista Charles Darwin no século 19.
O fenômeno observado pelos pesquisadores é chamado de deslocamento de caráter (ou "character displacement", já que biólogos não costumam traduzi-lo). É o nome dado àquilo que acontece quando uma espécie adquire características diferentes em razão da competição com outra.
Os Grant, que trabalham em Galápagos desde a década de 1970, descrevem como uma população de G. fortis na pequena ilha de Daphne Maior se viu ameaçada por invasores de outra espécie. Os "imigrantes" eram tentilhões-da-terra-grandes (G. magnirostris), que haviam chegado em 1982 de uma ilha vizinha.
A descrição do que aconteceu está na edição de hoje da revista "Science" (www.sciencemag.org). Durante muitos anos as duas populações conviveram sem problemas porque a oferta de sua comida preferida -grandes sementes de árvore do gênero Tribulus- era abundante. Mas, em um período de seca em 2003, os pássaros quase esgotaram o estoque do recurso. A fome acabou então dizimando centenas de G. fortis, porque os G. manirostris eram mais hábeis em achar e quebrar as raras sementes grandes.
Após o fim da seca, o que aconteceu é que a porcentagem de G. fortis com bico pequeno aumentou consideravelmente. No período de estresse, os pássaros precisavam de um bico bom para quebrar sementes pequenas, já que não tinham condições de competir pelas grandes. E a característica acabou permanecendo.
O deslocamento de caráter já havia sido postulado teoricamente e observado em laboratório, mas é a primeira vez que foi relatado na natureza. "Esse estudo vai se tornar um clássico para os manuais instantaneamente", disse o biólogo Jonathan Losos, da Universidade Harvard, em comentário na "Science".
Segundo a ornitóloga Elizabeth Höfling, da USP, o estudo é uma confirmação importante de mecanismos que estão por trás do processo de origem das espécies. "Os dados que os pesquisadores têm -medidas de tamanho de bico e tudo o mais- suportam o papel da competição nos modelos de especiação e das irradiações adaptativas [distribuição de espécies entre diferentes nichos ecológicos]", diz.

Sorte e competência
A descoberta de Peter e Rosemary Grant parece um caso típico de trabalho científico em que a sorte favorece quem está preparado. Os pesquisadores não esperavam observar o fenômeno desses em um período tão rápido e nem teriam como se preparar para tal em pouco tempo, mas os dados que haviam acumulado em décadas de pesquisas os ajudaram a interpretar o que aconteceu. "Tivemos a sorte de estar numa posição favorável, em que poderíamos estudar todo o processo do inicio ao fim", disse Peter.
O que pareceu fascinar mais outros biólogos, porém, é a grande velocidade com que o fenômeno do deslocamento de caráter ocorreu. "Eu acreditava que fosse demorar muito mais", comentou na "Science" o biólogo David Pfening, da Universidade da Carolina do Norte. A redução média de 5% no tamanho de bico, considerada drástica pelos biólogos, ocorreu no intervalo de cerca de um ano, praticamente de uma geração para a outra.
Os tentilhões, afinal de contas, parecem merecer a fama que ganharam na biologia. Por muito tempo historiadores acreditaram que essas aves teriam inspirado Darwin na criação da teoria da evolução, mas seus escritos não deixam isso claro. No caso dos Grant, porém, a inspiração é indiscutível.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1407200601.htm
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
Re: Pássaros exibem seleção natural em tempo real
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2006, 13:58:09 »
1º este texto não diz se houve especiação
2º deslocmentos de caracteres já haviam sido documentados
3º Não vejo como este estudo prova definitivamente o papel da competição na evolução

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2006, 14:07:47 »
Todas as espécies desse gênero na verdade são espécies ecológicas, capazes de cruzamento e gerar prole fértil, mas são adaptadas a nichos diferentes.

...não entendi o que quis dizer com "provar definitivamente o papel da competição na evolução"

A bem da verdade, nem entendi muito bem porque isso foi noticiado, não vi nada muito diferente aí do que aquilo que já haviam publicado (suponho) e foi usado por outro autor (de divulgação) como base para o livro "o bico do tentilhão"... tem algum detalhe que ou a matéria está deixando escapar, ou esse Jonathan Losos não estava ciente dos resultados anteriores desses 20 anos de pesquisas dos Grants :hein:

acho que só daria para entender lendo o artigo de verdade ...

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2006, 14:21:24 »
Concordo com o teu post.
Em relação à competição/evolução, na verdade nunca se conseguiu provar que estas se correlacionassem positivamente (que eu saiba).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2006, 23:13:41 »
Concordo com o teu post.
Em relação à competição/evolução, na verdade nunca se conseguiu provar que estas se correlacionassem positivamente (que eu saiba).

Como assim, positivamente?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 09:45:45 »
que competição conduz a evolução

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2006, 10:46:33 »
Mas Clara, a competição é uma das mais bem documentadas pressões para seleção. Lembra-se da coevolução?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2006, 10:52:55 »
Clara. Na revista Molecular Ecology têm vários artigos sobre isso!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2006, 18:10:51 »
também vi um criacionista repetindo isso que a Clara disse num blog, na verdade, repetia o que algum cientista havia falado.... eu já não entendo mais nada :hein:

Vou procurar mais a respeito

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2006, 18:13:39 »
acho que entendi...... a competição nesse caso, não é a competição "inter-nicho", ou seja, a competição de duas aves da mesma ninhada uma contra a outra (que foi o principal foco de atenção das pesquisas deles), mas a competição entre populações diferentes que se encontram num mesmo habitat. No livro "o bico do tentilhão", isso havia sido lidado apenas brevemente.

Mas mesmo assim, no artigo da WP de deslocamento de caractere tem outros exemplos... por outro lado, como mencionado no resumo do artigo, talvez tenham sido mais inferidos que observados desde o início.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2006, 15:16:46 »
Que a competição pode de alguma forma condicionar a Evolução é algo óbvio e instintivo, mas não está na verdade documentado, existe o conceito "fantasma da competição passada", que procura explicar algumas "evoluções" em particular, mas não passam de deduções.

A co-evolução não tem que estar relaccionada com competição, existem muitas outras relações inter-específicas, nomeadamente PREDAÇÃO, que parecem ter um papel mais preponderante na Evolução.

Embora eu pessoalmente ache que a competição tem certamente uma palavra a dizer na longa história da evolução, na verdade, não existem factos, apenas algumas evidências cujas interpretações podem ser divergentes.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2006, 15:31:36 »
Olha...não to entendendo as tuas colocações Clara. Eu posso estar enganada, mas tive a impressão que você esperava resultados e fatos mais precisos, detalhados, exatos. As análises evolutivas são baseadas em evidências e na interpretação de fatos, e como toda ciências, existem erros associados à elas, assim como polêmicas.

Mas se não me engano, você também é da área, isso portanto não seria uma novidade. Mas realmente não estou entendendo seu ponto de vista!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2006, 15:36:27 »
como explicaria-se alternativamente esse tipo de cenário, desvio de caractere "enfatizando" a especialização ao próprio nicho, quando duas espécies adaptdas à nichos similares, com alguma "área comum", se encontram num mesmo habitat, sem ser por competição?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2006, 15:56:49 »
Gostaria de conhecer essa hipótese alternativa também. :D

A competição interespecífica parece ser mais bem caracterizada em vegetais, devido a facilidade pra manipular algumas variáveis como nutrientes, radiação solar, alelopatia. Já em animais, isso é um pouquinho complicado, já que a interferência poderia afetar os resultados. Mas tem alguns cálculos malucos de ecólogos (e alguns 'moleculoides') que tentam inferir isso!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2006, 18:04:57 »
nem imaginava isso em vegetais :hein: ......eles parecem tão "pacíficos", hehehe.... devem ser coisas como aumento da altura, abertura da copa ou ramos, e área das raízes.... não?

...eu acho isso de desvio de caractere quase que arbitrariamente distinto de seleção disruptora nesse caso especificamente, por isso demorei a entender sobre o que era o artigo afinal.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2006, 10:21:16 »
Olha...não to entendendo as tuas colocações Clara. Eu posso estar enganada, mas tive a impressão que você esperava resultados e fatos mais precisos, detalhados, exatos. As análises evolutivas são baseadas em evidências e na interpretação de fatos, e como toda ciências, existem erros associados à elas, assim como polêmicas.

Mas se não me engano, você também é da área, isso portanto não seria uma novidade. Mas realmente não estou entendendo seu ponto de vista!
Bem Lian, é o seguinte:
O facto relatado no "artigo" é uma situação de deslocamento de caráceres, associado à competição, e que ocorre para a diminuir, já que resulta na diferenciação de nichos.

A única novidade, é realmente esta situação ter sido presenciada in vivo, ou seja, os biólogos realmente viram-na acontecer, mas ela já havia ser relatada em situações naturais (ao contrário do que o artigo sugere).

Talvez eu esteja a ser preciosista, mas onde entra a aqi a selecção natural? esta não é a única força evolutiva, e pode ser definida como uma pressão evolutiva que favorece ou não, determinada população, e será que é isso que estamos a observar?

Na verdade, eu só acho o artigo muito mal construído, é só.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2006, 10:25:09 »
como explicaria-se alternativamente esse tipo de cenário, desvio de caractere "enfatizando" a especialização ao próprio nicho, quando duas espécies adaptdas à nichos similares, com alguma "área comum", se encontram num mesmo habitat, sem ser por competição?
a competição é por muitos ecólogos considerada um motor da diferenciação de nichos, isto contudo é uma especulação, embora este estudo forneça mais evidências nesse sentido.

Contudo, será o deslocamento de caracteres uma verdadeira força evolutiva? ou as diferenças produzidas são tão ténues que a especiação não se efectiva?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2006, 10:51:28 »
Entendi, Clara.
Provavelmente a seleção não foi a única força evolutiva que atuou no processo, mas ela foi forte o suficiente pra ser percebida. Acho que no final das contas as hipóteses evolutivas vão por esse caminho, mensurar a força evolutiva que mais se sobressai em relação ás outras. Eu imagino isso como um cabo de guerra continuo, onde no final, quem ganha leva o mérito de mais presente e mais significativo. Isso tudo nem sempre (muitas vezes) reflete toda a história evolutiva das mudanças sofridas por uma certa característica, mas pelo menos nos mostra qual processo atuou mais arduamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2006, 12:28:57 »
a competição é por muitos ecólogos considerada um motor da diferenciação de nichos, isto contudo é uma especulação, embora este estudo forneça mais evidências nesse sentido.

Contudo, será o deslocamento de caracteres uma verdadeira força evolutiva? ou as diferenças produzidas são tão ténues que a especiação não se efectiva?
Não considero que a ocorrência efetiva de especiação seja um requisito para se dizer que ocorreu evolução....

as diferenças podem ser aparentemente tênues, mas nesse caso em especial, segundo "o bico do tentilhão", são bastante adaptativamente significativas. E caso esteja se referindo a se por exemplo, não poderia "o mesmo" ter ocorrido com as asas ou algum caractere qualquer que não tenha a ver com essa adaptação.... nesse livro o autor disse que eles mediam em diversos atributos todas as aves de uma ilha, durante várias gerações, e variações em outros caracteres "oscilavam" aleatoriamente, enquanto as diferenças específicas dos bicos se correlacionavam milimetricamente com a aptidão. Tanto que a sobrevivência era mais relativa a isso do que a genealogia em si, ou seja, pássaros que ainda não tivessem atingido o tamanho "certo" do bico, apesar de terem-no herdado, estavam em desvantagem na luta pela sobrevivência, e mesmo a diferença do bico acompanhando as diferenças entre o tamanho de macho e fêmea fizeram com que as populações de uma mesma espécie ficassem com mais indivíduos de um sexo do que de outro, em alguns momentos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2006, 12:32:47 »
evoluir diferente de "melhorar". estar mais adaptado a um determinado ambiente não é um fato positivo. nem negativo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 26 de Julho de 2006, 01:25:10 »
Talvez eu esteja a ser preciosista, mas onde entra a aqi a selecção natural? esta não é a única força evolutiva, e pode ser definida como uma pressão evolutiva que favorece ou não, determinada população, e será que é isso que estamos a observar?

Não acho que se pode dizer que a Seleção Natural seja é a única força evolutiva...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 26 de Julho de 2006, 01:26:16 »

Não considero que a ocorrência efetiva de especiação seja um requisito para se dizer que ocorreu evolução....

as diferenças podem ser aparentemente tênues, mas nesse caso em especial, segundo "o bico do tentilhão", são bastante adaptativamente significativas. E caso esteja se referindo a se por exemplo, não poderia "o mesmo" ter ocorrido com as asas ou algum caractere qualquer que não tenha a ver com essa adaptação.... nesse livro o autor disse que eles mediam em diversos atributos todas as aves de uma ilha, durante várias gerações, e variações em outros caracteres "oscilavam" aleatoriamente, enquanto as diferenças específicas dos bicos se correlacionavam milimetricamente com a aptidão. Tanto que a sobrevivência era mais relativa a isso do que a genealogia em si, ou seja, pássaros que ainda não tivessem atingido o tamanho "certo" do bico, apesar de terem-no herdado, estavam em desvantagem na luta pela sobrevivência, e mesmo a diferença do bico acompanhando as diferenças entre o tamanho de macho e fêmea fizeram com que as populações de uma mesma espécie ficassem com mais indivíduos de um sexo do que de outro, em alguns momentos.

Concordo com o Danniel. :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Julho de 2006, 02:58:25 »

Não acho que se pode dizer que a Seleção Natural seja é a única força evolutiva...

também acho que não, no sentido de que não é a única forma de evolução, mas diria que sim, no sentido de "força", acho que as outras formas de evolução, sem SN (incluindo SS), são meio como "inércia"...

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2006, 20:42:38 »
Que a competição pode de alguma forma condicionar a Evolução é algo óbvio e instintivo, mas não está na verdade documentado, existe o conceito "fantasma da competição passada", que procura explicar algumas "evoluções" em particular, mas não passam de deduções.

A co-evolução não tem que estar relaccionada com competição, existem muitas outras relações inter-específicas, nomeadamente PREDAÇÃO, que parecem ter um papel mais preponderante na Evolução.

Embora eu pessoalmente ache que a competição tem certamente uma palavra a dizer na longa história da evolução, na verdade, não existem factos, apenas algumas evidências cujas interpretações podem ser divergentes.

Sugiro ler o livro "o bico do tentilhão", de Jonathan Weiss.

É inútil tentar querer ver a competição gerando especiação em tempo real, embora haja exemplos. É como se quiséssemos que criacionistas provassem que deus criou os seres vivos fazendo com que ele continue criando agora, neste momento, enquanto estou vendo TV.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!