Postaram isso no RéV:
O Vitor Moura mesmo postou um experimento feito por céticos com relação a uma jovem que se dizia capaz de diagnosticar doenças só de olhar para o paciente. Esse experimento é um excelente exemplo da safadeza cética em defesa de sua fé. Primeiro, ela teria de ver FICHAS correspondentes a tais e quais pacientes (e não o paciente em pessoa) e dizer qual a doença dele. Foram SETE fichas (que estatisticamente não permitem concluir coisa alguma) e a nota de corte era 5 (ela acertou 4, mas aí não atingiu a nota e portanto foi considerado que ela não tinha poder algum), essa nota era muito elevada de propósito: forçaria um falso negativo, que era o objetivo dos céticos. Também não foi testada a hipótese nula, ou seja, passando as mesmas fichas para pessoas "normais" e ver quanto elas acertariam por acaso.
Entendeu a sacanagem? NÃO SE EXPERIMENTOU O ALEGADO, OS EXPERIMENTOS FORAM REDUZIDÍSSIMOS, A NOTA DE CORTE ERA MUITO ALTA... E tem mais, ela teve de assinar um documento, comprometendo-se a aceitar o resultado, sem contestação aos céticos.
Alguém conhece mais detalhes do caso?
Eu lembro qual era, mas não lembro nome nem nada, nem fiquei sabendo de detalhes desses testes conduzidos acho que pelo pessoal do Randi.
Os poderes dela seriam o seguinte, olharia para você, e diagnosticaria problemas que não seriam visíveis superficialmente; falou-se que ela teria "visão de raios-x", o que só pode ser interpretado metaforicamente, ainda que alguns possam ter pensado isso.
Eu particularmente acho, mas não sei, que ela só apontaria mais precisamente órgãos adoecidos que a própria pessoa soubessem estar com problemas ou no mínimo desconfiassem, por leitura fria, alla "Clever Hans", mas conscientemente. Não sei se isso de fato se encaixa no caso.