Autor Tópico: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal  (Lida 1774 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Online: 16 de Julho de 2006, 18:11:17 »
Postaram isso no RéV:

Citar
O Vitor Moura mesmo postou um experimento feito por céticos com relação a uma jovem que se dizia capaz de diagnosticar doenças só de olhar para o paciente. Esse experimento é um excelente exemplo da safadeza cética em defesa de sua fé. Primeiro, ela teria de ver FICHAS correspondentes a tais e quais pacientes (e não o paciente em pessoa) e dizer qual a doença dele. Foram SETE fichas (que estatisticamente não permitem concluir coisa alguma) e a nota de corte era 5 (ela acertou 4, mas aí não atingiu a nota e portanto foi considerado que ela não tinha poder algum), essa nota era muito elevada de propósito: forçaria um falso negativo, que era o objetivo dos céticos. Também não foi testada a hipótese nula, ou seja, passando as mesmas fichas para pessoas "normais" e ver quanto elas acertariam por acaso.

Entendeu a sacanagem? NÃO SE EXPERIMENTOU O ALEGADO, OS EXPERIMENTOS FORAM REDUZIDÍSSIMOS, A NOTA DE CORTE ERA MUITO ALTA... E tem mais, ela teve de assinar um documento, comprometendo-se a aceitar o resultado, sem contestação aos céticos.

Alguém conhece mais detalhes do caso?

Eu lembro qual era, mas não lembro nome nem nada, nem fiquei sabendo de detalhes desses testes conduzidos acho que pelo pessoal do Randi.

Os poderes dela seriam o seguinte, olharia para você, e diagnosticaria problemas que não seriam visíveis superficialmente; falou-se que ela teria "visão de raios-x", o que só pode ser interpretado metaforicamente, ainda que alguns possam ter pensado isso.

Eu particularmente acho, mas não sei, que ela só apontaria mais precisamente órgãos adoecidos que a própria pessoa soubessem estar com problemas ou no mínimo desconfiassem, por leitura fria, alla "Clever Hans", mas conscientemente. Não sei se isso de fato se encaixa no caso.

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2006, 18:19:42 »
Eu vi um pedaço de um documentário no discovery eu acho, faz tempo só lembro que tinha uma menina e um monte de pessoas para ela adivinha as doenças não lembro quase nada só sei que no final ela foi reprovada  :stunned:
Não deseje.

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2006, 10:16:15 »


A menina chama-se Natasha Demkina e o teste foi feito por James Randi:

http://www.randi.org/jr/020604monk.html#12

http://www.randi.org/jr/031805x.html
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Snake

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.049
  • Sexo: Masculino
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2006, 12:35:52 »
Tem uma nota sobre isso no Radar Ockham de 22/05/05.

Citar
A Incrível Garota com Visão de Raios-X


Seu nome é Natasha. Ela não veio de Kripton e sim da Rússsia mas também alega poder enxergar através da matéria, especificamente através dos tecidos humanos. Em vez de combater o crime, Natasha usa seus poderes para diagnosticar doenças no vilarejo de Saransk, onde cobra o equivalente a 13 dólares por consulta, uma quantia razoável para a região. E em vez de esconder-se por trás das lentes de Clark Kent, Natasha vem angariando fama internacional como A Garota com Visão de Raios-X.

 Convidado em 2004 pelo Discovery Channel, o CSICOP (Comitee for Scientific Investigation of Claims of Paranormal) aceitou testar os poderes de Natasha. Sete voluntários foram escolhidos, cada um deles com um problema médico específico. Natasha recebeu sete cartões descrevendo a condição médica de cada caso e um desenho representando a anormalidade que deveria ser capaz de ver. Os voluntários foram então dispostos em um semicírculo diante de Natasha que deveria então relacionar cada doença ao paciente correspondente. Embora a mãe de Natasha afirme que o índice de acertos de sua filha é de 100%, todos concordaram que Natasha deveria acertar no mínimo 5 dos 7 resultados para ser “aprovada”. Ao fim do teste Natasha conseguiu relacionar corretamente as doenças de apenas 4 dos sete pacientes, um a menos do que o combinado, o que certamente frustrou os fãs da menina, mas deixou uma pulga atrás da orelha até mesmo de alguns céticos: não seriam 4 acertos um número suficientemente alto? afinal ela acertou mais do errou, não?

 A verdade é que o número de acertos não diz tudo sobre o teste de Natasha. Em parte porque os poderes alegados por ela são bem singulares. Natasha diz que pode enxergar os orgãos através das roupas e da pele (e até mesmo enxergar a nível celular com um pouco mais de concentração), mas não pode ver através de um fino tecido se ele encobrir completamente o paciente, o que tinha sido a primeira opção dos pesquisadores durante o planejamento do experimento. Ou seja, ela precisa ver o paciente para conseguir realizar o diagnóstico, o que, muitas vezes, é tudo o que precisa um bom clínico sem visão de raios-x. Como o teste não pôde ser realizado às cegas como planejado, acabaram pesando sérias dúvidas sobre o modo como Natasha obteve suas respostas. Por exemplo, um dos pacientes era um homem sem qualquer problema médico e Natasha conseguiu determiná-lo corretamente. Acontece que este era justamente o mais jovem e de melhor aparência física dos voluntários, aquele que seria a escolha óbvia para alguém que chutasse a resposta. Outro ponto levantado pelos pesquisadores é que Natasha, sua família e amigos chegaram ao local do teste antes do combinado, quando os voluntários ainda se reuniam, o que pode ter permitido que tenham visto o paciente com um implante no joelho (anormalidade que ela acertou durante o teste) subindo as escadas com óbvia dificuldade. Também é um tanto estranho que, a despeito de seus poderes, Natasha tenha demorado 4 horas para concluir o teste, mesmo sabendo exatamente o que deveria ver, e 1 hora inteira para descobrir o paciente com um grande pedaço de um dos pulmões faltando, algo que deveria ser trivial para alguém que diz poder enxergar a nível celular.
 
 Mas os erros de Natasha dizem mais que seus acertos. Ela não conseguiu descobrir o homem com uma placa de metal na cabeça, escolhendo em vez deste outro que vestia um boné, o chute mais provável de alguém que estivesse tentando deduzir as respostas. É difícil imaginar barbada maior do que esta para quem pode ver o interior dos orgãos humanos. Natasha também foi incapaz de determinar quem, dentre os pacientes, tinha o apêndice faltando. Este erro foi especialmente grave, já que os pesquisadores descobriram após o teste que um dos pacientes esqueceu de relatar que também havia retirado o apêndice. Ou seja, havia não um mas dois pacientes sem apêndice e Natasha teve o dobro de chance de acertar esta. No início dos testes, Natasha protestou dizendo que poderia não conseguir detectar a falta de um apêndice já que eles podiam se regenerar. Quando foi informada de que apêndices não crescem quando retirados, respondeu: “Na Rússia eles crescem”. Como um apêndice que se regenera é quase tão estranho quanto alguém com visão de raios-x, é melhor alguém começar a investigar o que os russos andam bebendo por lá.

 O programa da Discovery já foi ao ar na Europa mas não ainda nos EUA e portanto nem no Brasil. Enquanto esperamos, o melhor é conferir a matéria que os pesquisadores que testaram Natasha escreveram para a Skeptical Inquirer.
Skeptical Inquirer
Skeptical Inquirer
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2006, 23:28:51 »
É a vodka!!!!!

:lol:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 02:05:03 »
Citar
Natasha recebeu sete cartões descrevendo a condição médica de cada caso e um desenho representando a anormalidade que deveria ser capaz de ver. Os voluntários foram então dispostos em um semicírculo diante de Natasha que deveria então relacionar cada doença ao paciente correspondente.
A descrição do teste que deram no RV estava incorreta então... :?

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: sobre aquela menina russa alegadamente paranormal
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2006, 15:05:00 »
Citar
Natasha recebeu sete cartões descrevendo a condição médica de cada caso e um desenho representando a anormalidade que deveria ser capaz de ver. Os voluntários foram então dispostos em um semicírculo diante de Natasha que deveria então relacionar cada doença ao paciente correspondente.
A descrição do teste que deram no RV estava incorreta então... :?
Pois é. O "excelente exemplo da safadeza cética em defesa de sua fé", como alega o texto, provou ser um excelente exemplo da safadeza de quem distorceu os fatos para atacar os céticos.

Danniel, qual o link para esta discussão no RV?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!