Autor Tópico: Os maias  (Lida 5298 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Os maias
« Online: 18 de Abril de 2005, 21:30:43 »
É mesmo verdade que os maias nunca erraram uma previsão? Ou isso é só uma prosopopéia flácida?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Os maias
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2005, 21:43:42 »
Também achei muito boa essa minisérie.  :hihi:

Bem, a astronomia deles era muito boa, pelo que ouvi dizer...

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2005, 21:50:52 »
levando-se em consideração que quem acredita nisso acredita em nostradamos, astrologia, ovnis e outras coisas sem fundamento, duvido muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuito
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2005, 10:33:47 »
Ouvi dizer que as previsões feitas pelos maias terminam abruptamente em 2012. Muitos crêem que esta é a data do fim-do-mundo (argh).
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2005, 10:36:08 »
Lembrando que quando os espanhóis chegaram às cidades maias, encontraram-nas todas vazias. Os indiozinhos já sabiam de sua chegada...

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2005, 12:13:25 »
Nah.

Os maias acreditavam em um tempo cíclico. Com a chegada dos europeus, eles é claro que enxergaram nisso um evento que já tinham ocorrido e reinterpretaram todas as profecias que tinham pra mostrar que elas eram sobre a chegada deles.

Ninguém erra uma previsão se puder editar um tópico velho na STR.  :twisted:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Os maias
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2005, 13:04:09 »
Citação de: Euzébio
Lembrando que quando os espanhóis chegaram às cidades maias, encontraram-nas todas vazias. Os indiozinhos já sabiam de sua chegada...

Existem várias hipóteses para o "sumiço" do povo maia. As últimas descobertas apontam para algumas catástrofes naturais e guerras entre uma tribo e outra. Parece que ficaram sem comida em alguma época.

Tem algumas possibilidades que guerrearam entre si por pura cerimônia religiosa e tal, aliás, era mais por ritual que os samurais lutavam no princípio.

Nunca ouvi essa hipótese de eles terem previsto a chegada dos europeus. E se previram, para onde foram? Por que sumiram?

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2005, 13:15:16 »
ou estou confunindo os maias com os aztecas? :shock:  :o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2005, 14:21:37 »
previsões astronômicas, que eu saiba não. eclipses, eu digo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2005, 19:40:08 »
Eu já ouvi essa história sobre essa previsão sobre os europeus, aí diziam que se você somar um número (que é a quantidade de anos entre a destruição de uma civilização e outra) ao ano em que teria ocorrido o sumiço dos maias daria 2012, e que se você multiplicasse o número por não sei quanto daria exatamente o período de translação da galáxia em torno do centro do universo (sic).

PS: ou algo parecido.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2005, 23:26:54 »
Citação de: Snake
Eu já ouvi essa história sobre essa previsão sobre os europeus, aí diziam que se você somar um número (que é a quantidade de anos entre a destruição de uma civilização e outra) ao ano em que teria ocorrido o sumiço dos maias daria 2012, e que se você multiplicasse o número por não sei quanto daria exatamente o período de translação da galáxia em torno do centro do universo (sic).

Assim até eu, misifi! Só procurar por padrões que "justifiquem" algo...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2005, 23:31:02 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Snake

Assim até eu, misifi! Só procurar por padrões que "justifiquem" algo...

Aí é que entra o argumento "os maias nunca erraram uma previsão".

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2005, 00:34:55 »
Citação de: osias

Não, não, os astecas são os do México, uns os espanhóis mataram e quem sobrou hoje está em Chiapas. Os maias que teoricamente sumiram do nada. Eu tinha umas coisas sobre isso, mas não tenho mais, e na época que li me pareceu especulação também.

E dou corda pro Euzébio, e aquelas cabeças de pedra com cara de negro hein?

Querem saber de profecias e cosmovisões pré-coloniais, tem um livro de Bernand e Gruzinski que ACHO QUE chama "história do novo mundo", o v.1, primeiro capítulo, tem umas paradas muito legais, é muito poético, é a história da "pedra preta do guanaco", ela vai viajando por toda a América e contando como é a vida de quem está com ela, e nisso ela roda todas as civilizações de então. É ficção, baseada nos códices, muito legal. O resto do livro é história História mas é legal também.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2005, 11:24:59 »
Citação de: rizk
Citação de: osias

E dou corda pro Euzébio, e aquelas cabeças de pedra com cara de negro hein?

Há indícios que a primeira rota migratória das américas foi feita por negróides. Não ouviram falar da Luzia?  :wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2005, 20:11:59 »
vi um documentário interessante no dicovery sobre a ilha de páscoa, em que parte dele explicavam pq durante muito tempo o pessoas ficou intrigado como ele tinham colocado as pedras lá, ai descobriram que na ilha, há muito tempo, era comberta de árvores, e as comunidades humanas que moravam lá, com as contruções das estátuas (numa dispouta interna) e outras coisas, acabaram com as árvores lá, e fez a ilha entrar em crise de alimentos... o documentário mostrava mais detalhes, mas só lembro disso :oops:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2005, 16:27:23 »
Pelo o que eu sei, os maias se dissiparam por conta do clima de seca severo, Agora mais impresionantes ainda são as mega pirãmides astecas, algumas são gigantescas, do tamanho de montanhas enormes. Antes que o Euzébio comece a associar as coisas, elas tem um estilo de construção bem diferente do egipcio. Enquanto estas foram feitas para durar ao longo do tempo, as pirâmides astecas não tem tanta durabilidade, mas são muito maiores.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2005, 21:43:09 »
Citação de: Amon
Pelo o que eu sei, os maias se dissiparam por conta do clima de seca severo, Agora mais impresionantes ainda são as mega pirãmides astecas, algumas são gigantescas, do tamanho de montanhas enormes. Antes que o Euzébio comece a associar as coisas, elas tem um estilo de construção bem diferente do egipcio. Enquanto estas foram feitas para durar ao longo do tempo, as pirâmides astecas não tem tanta durabilidade, mas são muito maiores.

Há pirâmides em diversas regiões do mundo, até mesmo na China. O que se pode associar entre as pirâmides egípcias e maias, é a presença de múmias tanto numa quanto noutra, e o posicionamento norte-sul de ambas. E também pelo fato de ambas estarem localizadas entre a linha do Equador e o Paralelo 30N.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2005, 22:33:36 »
pirâmide existe pq é facil de contrir prédios altos assim, e mais seguro (eles são mais estáveis), quando não se tem cimento. se tivessem cimento teriam feito um parelelepípedo!!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2005, 01:09:42 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Amon

Há pirâmides em diversas regiões do mundo, até mesmo na China. O que se pode associar entre as pirâmides egípcias e maias, é a presença de múmias tanto numa quanto noutra, e o posicionamento norte-sul de ambas. E também pelo fato de ambas estarem localizadas entre a linha do Equador e o Paralelo 30N.

Quanto ao equador, creio ser absoluta coincidência, afinal Euzébio você há de convir que entre o paralelo 30 norte e a linha do equador é uma região gigantesca, absolutamente gigantesca, muitíssimo comum existirem duas civilizações avançadas nesta área. Quanto a mumificação também é comum em culturas antigas. O que eu vejo de diferente, e isto esta no centro da questão, é que no Egito, as piramides funerárias era feitas para durar pela eternidade, para resguardar a volta do faraó e para garantir a ele uma travessia tranquila. Pedra dura e eterna. Já as pirâmides astecas/maias, sabe-se la quem fez, são bem diferentes. Sempre construidas uma sobre as outras, com o templo aumentando cada vez mais. Talvez algo relacionado com os céus.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Capyvara

• Nível 07
  • *
Os maias
« Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2005, 11:33:20 »
Esse email foi bem divulgado em 2003:

Citação de: Profecias maias
"Estas profecias foram recebidas por um grupo de estudos da Espanha, cujo conteúdo vem dos Maias, sobre o momento que passamos. Foram traduzidas do espanhol. A quem interessar, que faça bom uso, para se
transformar internamente. A quem não interessar, que descarte, em silêncio meditativo e equilibrada atitude"

2002 - Ano de preparação. Ano de transição.

2003 - Aumenta o nº de pessoas que não toleram novas energias. Muitas pessoas enfermas de doenças desconhecidas pela ciência. Aumenta a frequência de emissão da luz do sol.

2004 - Produzem-se mudanças repentinas nas pessoas, quanto à maneira de pensar e de ver as coisas. Potencializa-se o positivo e o negativo. Tombam os alicerces da Igreja Católica. Morre o Papa João Paulo II.

2005 - Aparece no céu um novo planeta. Isto produz mudanças eletromagnéticas e gravitacionais na Terra. O sistema Bancário quebra-se. A humanidade começa a dar ao dinheiro outro sentido. Também aumenta a atividade do pólo negativo e se produz um grande caos em todos os níveis.

2006 - Existem dois tipos de humanidade bem diferenciadas. A Luz e a Escuridão em franca luta. O novo planeta se instala na órbita entre Marte e Júpiter. Grande Caos a nível mundial. QUEM NÃO TEM ONDE
PLANTAR, NÃO COMERÁ. Valorizam-se mais outras coisas, como o companheirismo, a amizade, o amor, o desapego, a compaixão, o
altruismo.Muitos movimentos sísmicos e vulcânicos. O eixo polar da terra muda de posição. O mar inunda as zonas costeiras. Produz-se um grande despertar da humanidade. Forças da Escuridão passam para a Luz. As catástrofes planetárias põem em harmonia as nações do mundo.

2007 - Desaparecem muitas fronteiras. Começa o sentimento de UNIDADE entre a HUMANIDADE. Os povos se ajudam entre si. Os irmãos Maiores vêm coabitar (viver) com a humanidade. Aparece a cultura oculta
durante tantos anos. A humanidade colabora com os Irmãos Maiores. Formam-se comunidades harmônicas entre oa seres humanos e de outros planetas.

2008 - Aqueles que conseguem tolerar a frequência da luz do sol e a vibração da Terra a 13 ciclos por segundo, permanecem; os que não, desencarnam. As Forças Involucionistas perdem a batalha, definitivamente. O novo planeta realiza os ajustes orbitais na Terra e muda a geografia tal como a conhecemos hoje. As Forças Involutivas que não desejam trabalhar com a Luz são transportadas para o novo planeta. É feita a limpeza total astral da Terra.

2009 - Ano da estabilização das mudanças. É necessário adaptar-se à nova vibração com uma alimentação sadia. Ativam-se e potencializam-se as percepções ultra-sensoriais. Começam a funcionar as espirais de DNA que estavam adormecidos no corpo humano. Os animais não são mais, definitivamente, alimentos para a humanidade.

2010 - Os reinos animal, vegetal e mineral se harmonizam, desaparecendo da Terra espécies que não são mais necessárias. Chegam mais Irmãos Maiores para conviver com a humanidade, e ensinam coisas
que não conseguimos nem imaginar até agora.

2011 - A humanidade é agora UNA. Tem consciência das Civilizações Cósmicas que existem. E se prepara para entrar na Confederação Galática como membro de pleno direito. Segue ampliando o trabalho de
aprendizagem.

2012 - A humanidade é feliz. A humanidade é harmônica. A humanidade tem consciência de tudo que é. Inicia-se uma grande Festa Cósmica. A Terra nomeia seus representantes para a Confederação Intergaláctica,
e exporta AMOR para todo o Cosmo. Inicia-se uma nova era e a Terra passa a ajudar na evolução de outras humanidades da terceira
dimensão."

Fontes:
http://www.sobrenatural.org/Site/Profecias/Maias/Maias.asp
http://www.apocalipse2000.com.br/profecias28.htm

Agora vão vir as desculpas de erro de calculo, ou o mais provavel, vão simplesmente esquecer esse textos e postar outras previsões, como já esta ocorrendo.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2005, 13:20:00 »
joga pela janela e finge que ninguem viu :{

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2005, 15:48:29 »
Esse texto das "profecias new age" é hilário. Novas energias, potencialização do positivo e negativo (seriam prótons e elétrons?), Irmãos Maiores, vibração da Terra, trabalhar com a Luz, espécies "necessárias", humanidade UNA, Confederação Galática, exportação de AMOR, evolução de humanidades (?) da terceira dimensão (?)...

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
Os maias
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2005, 20:33:15 »
Os maias não eram exatamente um Império como o Inca ou o Asteca. Eles viviam em reinos (cidades estados, digamos assim) autônomos uns dos outros.

Seu apogeu deu-se bem antes da chegada dos espanhóis. E seu "sumiço", na verdade, é mal compreendido. Na verdade, o povo maia não desapareceu da américa central. Por algum motivo ainda não compreendido, as cidades maias foram abandonadas e a população regrediu a um estado culturalmente mais primitivo, dispersando-se em tribos menores (posteriormente, algumas dessas tribos se reagruparam em outras nações. Os astecas são herdeiros do povo e cultura maia).

Segundo as pesquisas arqueológicas mais recentes, a maior probabilidade é que uma combinação de:

guerras;
secas prolongadas (decorrentes do desmatamento e mau aproveitamento do solo);
revoltas populares e
doenças epidêmicas

tenham feito um estrago tal que levou a essa decadência. Um fato curioso é que os arqueólogos supoe que o povo realmente se revoltou contra a elite (nas principais cidades), durante uma certa época. Provavelmente houve um conflito civil em que todos os nobres e sacerdotes foram mortos (vingança pelo fracasso em se comunicar com os Deuses e acabar com a escasses de comida e doenças). O povo foi vingado, mas a sociedade desmoronou porque, sem a elite (que monopolizava todo "saber"), eles ficaram incapazes de se conduzir de forma organizada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!