Autor Tópico: Boa Sorte Venus Express !  (Lida 623 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Boa Sorte Venus Express !
« Online: 17 de Julho de 2006, 22:40:21 »
A sonda Venus Express da Agência Espacial Européia entrou com sucesso em órbita do planeta nesta segunda.

Sua missão principal é tentar desvendar a formação da atmosfera do planeta, sua dinâmica, sua a interação com a superfície e o espaço, entre outros.

Descobrir como Vênus adquiriu sua turbulenta, densa e ácida atmosfera é importante paar entendermos o que poderia vir a acontecer com nosso próprio planeta.

Tb existem evidências de que Vênus já possuiu oceanos, como os perdeu ?  Existiu, ou existe, vida em Vênus ? 


A Venus Express possui os mais modernos equipamentos já enviados ao planeta similares em precisão aos da sonda irmã Mars Express, atualmente em órbita de Marte.

A primeira imagem do planeta tomada em sua aproximação final mostra a atmosfera superior na luz ultravioleta apresentando a movimentação das nuvens nesta região:




Anteriormente a sonda havia mostrado estranhos e ainda não totalmente explicados , vortíces atmosféricos duplos sobre a região polar Sul do planeta:





Mais em:

- http://www.esa.int/SPECIALS/Venus_Express/index.html

- http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html

- http://www.space.com/scienceastronomy/solarsystem/venus_earth_010702.html


[ ]´s
« Última modificação: 17 de Julho de 2006, 22:43:27 por APODman »

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Boa Sorte Venus Express !
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2006, 23:02:10 »
Citar
A sonda Venus Express da Agência Espacial Européia entrou com sucesso em órbita do planeta nesta segunda.

APOD, só um pequeno reparo: na realidade, completou-se a ‘orbit commissioning phase’ (fase de comissionamento orbital), que começou a 22 de Abril deste ano.

Segundo o site da ESA, de 11 de Maio/2006

Venus Express já chegou à sua órbita final
11 Maio 2006
Menos de um mês depois da inserção em órbita, e depois de voar dezasseis vezes em torno de Vénus, a nave espacial da ESA Venus Express chegou à sua órbita operacional final a 7 de Maio de 2006.
Já às 21:49 CEST do dia 6 de Maio, quando a nave espacial comunicava com a estação de terra da ESA em New Norcia (Australia), a equipa de controlo de terra da Venus Express no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) em Darmstadt, na Alemanha, recebeu confirmação antecipada de que a órbita final deveria ser atingida cerca de 18 horas depois.
Até ao início de Junho, a Venus Express irá continuar a sua ‘orbit commissioning phase’ (fase de comissionamento orbital), que começou a 22 de Abril deste ano. “Os instrumentos da nave espacial serão agora acesos um a um para possibilitar um controlo detalhado, e continuaremos assim até meados de Maio. Depois iremos colocá-los em funcionamento todos em conjunto ou em grupos”, afirmou Don McCoy, Project Manager da Venus Express. “Isto permite observações simultâneas dos fenómenos que deverão ser testados, para que a Venus Express esteja pronta para a fase cientifica nominal que inicia a 4 de Junho de 2006”, concluiu ele.


Agora, sobre existir atividade biológica por ali, acho difícil.

Aquilo mais parece o próprio "inferno", com chuva de ácido de sulfúrico.  :D :susto:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Oliver

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
Re: Boa Sorte Venus Express !
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 17:30:20 »
A sonda Venus Express da Agência Espacial Européia entrou com sucesso em órbita do planeta nesta segunda.
Sua missão principal é tentar desvendar a formação da atmosfera do planeta, sua dinâmica, sua a interação com a superfície e o espaço, entre outros.
Descobrir como Vênus adquiriu sua turbulenta, densa e ácida atmosfera é importante paar entendermos o que poderia vir a acontecer com nosso próprio planeta.
Tb existem evidências de que Existiu, ou existe, vida em Vênus ? 
[ ]´s

Claro que um dia existiu vida em Vênus...afinal, mulheres são de Vênus e homens são de Marte...

Brincadeira a parte, tb desejo boa sorte a Venus Express...

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: Boa Sorte Venus Express !
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2006, 20:33:45 »
Vamos conhecer melhor o monte de Vênus   X-D
Não deseje.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Boa Sorte Venus Express !
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2006, 08:58:37 »
Será que não teria uma forma de espalhar qualquer composto químico na atmosfera de Vênus, mara quebrar as moléculas de CO2 ou de outros compostos existentes lá para esfriar o planeta?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Boa Sorte Venus Express !
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2008, 16:37:26 »
Claro e escuro

Agência FAPESP – Meio amarelo, meio esverdeado. Pálido. Ao olho humano, Vênus não revela grande coisa, mesmo com a ajuda dos mais potentes telescópios, que não conseguem atravessar a densa camada de nuvens que cobre o planeta.

Mas o cenário acaba de mudar graças a novos dados e imagens enviados pela sonda Venus Express, da Agência Espacial Européia, que revelam com detalhes nunca vistos a turbulenta atmosfera do vizinho terrestre.

Com as novas observações, publicadas na edição de 4 de dezembro da revista Nature, é possível compreender melhor a meteorologia de Vênus e comparar as condições com as encontradas na Terra.

Vênus está encoberto por uma densa camada de nuvens de dióxido de enxofre e de ácido sulfúrico que reflete de volta ao espaço a maior parte da luz solar recebida. E, de quebra, impede uma observação direta da superfície do planeta.

Ao ser observado agora em luz ultravioleta, com os instrumentos a bordo da sonda, o planeta aparece com numerosos detalhes em alto contraste, com regiões claras e outras escuras. A causa seria uma distribuição não homogênea de substâncias absorventes (da luz) – e ainda desconhecidas – na atmosfera.

Além dos dados em ultravioleta, Dmitry Titov, do Instituto Max Planck para Pesquisas no Sistema Solar, na Alemanha, e colegas analisaram informações obtidas na região do infravermelho.

Sergundo eles, a análise mostra uma ampla simetria entre os dois hemisférios venusianos e uma grande atividade convectiva em baixas latitudes, o que faz com que os absorventes de ultravioleta se elevem.

Em latitudes baixas e médias, o topo de nuvens visível está localizado a cerca de 72 mil metros da superfície tanto nas regiões mais escuras como nas mais claras da faixa de radiação ultravioleta.

Isso, de acordo com os autores do estudo, “indica que as variações observadas no brilho resultam de diferenças na composição promovidas pelo ambiente mais frio e não de mudanças na elevação”.

Ou seja, a estrutura e a dinâmica atmosférica do planeta seriam as responsáveis pelas diferenças no brilho observadas nas imagens em ultravioleta, mais escuras próximos ao equador e mais claras (com nuvens mais uniformes) nas latitudes mais elevadas e mais frias.

O artigo Atmospheric structure and dynamics as the cause of ultraviolet markings in the clouds of Venus, de Dmitry Titov e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/9810/divulgacao-cientifica/claro-e-escuro.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!