Autor Tópico: Titan: Novas surpresas no mais recente Cassini “FlyBy”  (Lida 3306 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Titan: Novas surpresas no mais recente Cassini “FlyBy”
« Online: 19 de Julho de 2006, 21:34:57 »
Radar da Cassini revela terrenos parecidos com a Terra

Wednesday, July 19, 2006:

Novas imagens de radar da nave Cassini revelam exibem formações geológicas muito semlhantes a terrenos Australianos.

As imagens mostram que a região chamada Xanadu é cercada por terrenos escuros. A oeste de Xanadu, terrenos em forma de dunas se abrem para territórios semelhantes a bacias hidrográficas, com vales e colinas, dirigindo-se para locais que assemelham-se a lagos. Uma cratera, de impacto ou fruto de vulcanismo, também é visível. Os canais seguem para leste, para uma região muito semelhante aos Montes Apalaches.

Os radares são os únicos instrumentos capazes de observar através da forte neblina de Metano que recobre a lua de Saturno.No radar, imagens claras indicam material sólido, e imagens escuras podem indicar superfícies lisas, materiais absorventes, e possivelmente líquidos. Ressalte-se que nas gélidas temperaturas de Titan, se houver líquidos não pode ser água: as opções seriam Metano ou Etano.

A descoberta da região de Xanadu, que logo despertou o interesse dos pesquisadores, é fruto de observações feitas pelo Hubble Space Telescope em 1994, e desde então sobrevôos sobre a região têm sido planejados

No dia 22 de julho próximo, a Cassini fará novas observações em latitudes mais ao norte de Titan.

Para imagens e maiores informações:
Site Cassini/NASA: www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov

Obs: A Missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo envolvendo a NASA, a ESA (Agência Espacial Européia) e a Agência Espacial Italiana.
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 21:44:20 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Xara

• Nível 10
  • *
Re: Titan: Novas surpresas no mais recente Cassini “FlyBy”
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2006, 10:25:36 »
Eu compactei um documentário da BBC (2004) sobre a missão Cassini-Huygens em 350MB e estou semeando via torrent:
http://www.mininova.org/tor/367525

http://www.duna-design.com.br/p2p/500_813_1.gif

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2006, 19:01:43 »
Aqui há uma vídeo-montagem, cobrindo uma larga faixa de todo um dos hemisférios de Titan, explicitando as imagens:

http://misiones.astroseti.org/cassini/articulo.php?num=3773
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 23:21:56 »
Parece que temos grandes novidades!  :ok:

O site oficial da missão anunciou hoje que há fortes evidências da presença de lagos de metano líquido em Titan.

Lakes on Titan
July 24, 2006
The Cassini spacecraft, using its radar system, has discovered very strong evidence for hydrocarbon lakes on Titan. Dark patches, which resemble terrestrial lakes, seem to be sprinkled all over the high latitudes surrounding Titan's north pole.
(...)

http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/image-details.cfm?imageID=2214

Cientistas da NASA admitiram hoje fortes evidências de uma rede de grandes lagos hidrocarbónicos na superfície de Titã, uma das luas de Saturno, anunciou hoje o Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da agência espacial norte-americana.

A descoberta permite concluir que a Terra e Titã são os únicos astros com lagos em todo o sistema solar.

A rede de lagos de Titã foi observada perto do seu pólo Norte gelado pela nave internacional Cassini quando esta passou a 950 quilómetros do planeta durante o fim-de-semana.

Os investigadores contaram cerca de uma dúzia de lagos com dimensões de entre 10 e 100 quilómetros de largura.

Alguns deles, que apareceram como manchas negras nas imagens de radar, estão ligados por canais e uns desaguam noutros. Vários estarão secos, mas os que têm líquido deverão conter provavelmente uma mistura de metano e etano, segundo o JPL.

O abundante metano presente na atmosfera de Titã é estável na forma líquida nas condições ambientais do planeta, tal como o seu abundante etano, o que não acontece com a água.

Tanto quanto se sabe, Titã é uma das duas luas do sistema solar detentoras de uma atmosfera parecida com a que existiu inicialmente na Terra, mas os cientistas interrogam-se ainda sobre a origem dessa atmosfera brumosa rica em nitrogénio e metano.

A próxima aproximação da Cassini a Titã será a 7 de Setembro, quando irá passar a cerca de mil quilómetros de distância.

Diário Digital / Lusa
25-07-2006 12:27:00

Levando em conta a natural cautela nesses casos, penso que isso deve ser confirmado em breve!  :)

"Por quê?"

Chaves

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2006, 13:05:39 »
Descoberta chuva de metano sobre lua de Saturno   

A previsão do tempo para a Titã, a lua gigante de Saturno, é de chuva de metano, disseram cientistas na quarta-feira. A intensidade varia de um chuvisco persistente, que mantém úmida a superfície da maior lua de Saturno, a fortes tempestades que podem produzir gotas enormes.

"Encontramos as primeiras evidências de chuviscos num planeta remoto, nesse caso Titã, que consiste de metano líquido e um pouco de nitrogênio", disse Tetsuya Tokano, da Universidade de Colônia, na Alemanha. Titã possui características geológicas semelhantes à Terra. Ele e sua equipe usaram dados da missão da Nasa e da Agência Espacial Européia Cassini-Huygens para medir a composição química, a temperatura e a pressão da atmosfera de Titã.

A sonda Cassini foi lançada em 1997 e chegou a Saturno em 2004, depois de passar por Vênus e Júpiter. Dados coletados pela sonda mostraram que Titã, que é maior que Mercúrio, é fria, possui uma atmosfera densa de metano e nitrogênio e tem ventos. De acordo com as conclusões da equipe, descritas na revista Nature, boa parte da superfície de Titã pode ficar sob chuvisco durante os próximos anos.

Num outro trabalho publicado na revista, pesquisadores da Espanha fizeram um estudo da atmosfera de Titã, baseado em modelos, sugerindo que nuvens sobre o pólo sul do satélite ajudem a produzir tempestades violentas que castigam a superfície e poderiam explicar a formação de seus vales fluviais.

Ricardo Hueso e Agustin Sanchez-Lavega, da Universidade do País Basco, em Bilbao, disse que, sob as condições certas, as tempestades podem produzir gotas de chuva de até 5 milímetros, o equivalente a uma chuva bem forte da Terra. Tokano disse que, embora os pesquisadores espanhóis tenham chegado a uma conclusão diferente, ele acredita que pode haver os dois tipos de chuva em Titã, dependendo das condições.

"Não descartamos a presença de tempestades fortes, porque essas nuvens foram observadas perto do pólo sul", afirmou ele. A missão Cassini-Huygens, que estuda as luas e os anéis de Saturno, deve seu nome a dois europeus do século 7: o holandês Christiaan Huygens, que descobriu os anéis de Saturno e Titã, e o astrônomo franco-italiano Jean-Dominique Cassini, que descobriu as outras quatro grandes luas do planeta.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,17560,OI1080477-EI301,00.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2006, 15:07:38 »
Caramba, deve ser uma loucura!

A presença de um ciclo completo, bem como depósitos consideráveis,de uma substância que pode atuar como solvente, faz crescer o interesse (que já não era pequeno) dos astrobiólogos nessa surpreendente lua de Saturno.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2006, 00:56:22 »
Segundo um paper divulgado ontem pela NASA:

"The rain on Titan is just a slight drizzle, but it rains all the time, day in, day out. It makes the ground wet and muddy with liquid methane. This is why the Huygens probe landed with a splat. It landed in methane mud," said Christopher McKay, a scientist at NASA Ames Research Center in California's Silicon Valley.

Está bom de mudar o nome de Titan para São Paulo. É o satélite da garoa. :hihi:
"Por quê?"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2006, 12:36:15 »
Novas imagens revelam mais lagos em Titan, alguns alimentados por verdadeiros rios e outros com o terreno circundante esculpido por sistemas de drenagem assim como nos grandes lagos nos EUA:

Os Grandes Lagos nos EUA:

Mais em :
- http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA01943
- http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA01942
- http://visibleearth.nasa.gov/view_detail.php?id=793

[ ]´s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:36:15 »
Que legal, só falta mandarem uma sonda para esses lagos e observar se há vida.

Se existir vida num ambiente tão diferente da Terra vai ser um choque contra todas as religiões :)

Vai ser legal  :grito:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 08:46:51 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:08:06 »
Imagem na capa da Nature dessa semana (02/01/07):

A imagem foi criada a partir de dados obtidos pelo sistema de radar da Cassini.

A matéria da revista afirma que as imagens de radar do sobrevôo apontam evidências convincentes de grandes extensões de metano líquido.

Esta imagem do radar foi capturada no sobrevôo de 22 de julho de 2006. A imagen está centrada a cerca de 80 graus norte, 35 graus oeste e tem uma seção de aproximadamente 140 quilômetros.

NASA/JPL/USGS
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA09102
"Por quê?"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 09:21:56 »
E pensar em todos os bilhões de dólares gastos para matar gente por aí, quando poderíamos estar mais perto de descobrir coisas como essa...  :|

APODman

• Visitante
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2007, 10:34:42 »
Imagem na capa da Nature dessa semana (02/01/07):

A imagem foi criada a partir de dados obtidos pelo sistema de radar da Cassini.

Wow !! Que show !!!  :o

[ ]´s

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2007, 20:51:33 »
Nada muito excitante.Só seria uma coisa interessante se fosse uma descoberta da existência de lagos líquidos extraterrestres.Não dá para montar colônias espaciais em regiões que tem lagos de metano.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2007, 20:54:57 »
Nada muito excitante.Só seria uma coisa interessante se fosse uma descoberta da existência de lagos líquidos extraterrestres.Não dá para montar colônias espaciais em regiões que tem lagos de metano.

:o  :?: 
"Por quê?"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2007, 21:08:06 »

:o  :?: 
Quer dizer lá é geladão. Especialmente vai cogelando. É a sonda perdeu contrato.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2007, 23:21:00 »
Bem, não é a questão de ser geladão ou não.A questão é que não dá nenhuma perspectiva de resposta a questões interessantes como "Será que existe outros locais além da Lua , onde é possível instalar colônias extraterrestres?", "Será que existe regiões fora da Terra capaz de abrigar vida ?"Ou seja, certamente todo mundo concorda que Marte é um planeta muito mais interessante de se estudar do que Netuno. E que Titan também…
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 23:25:28 por Huxley »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2007, 23:34:00 »
Off-topic:

Saquei. Huxley...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2007, 00:30:00 »
Mais tem alguma coisa dentro destes "rios" ou é só um buraco como na lua ?

off:
Xanadu fica entre a xaninha e o xumasso ao lado da xavaska

=x
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2007, 01:19:39 »
não precisa ser naturalmente adequado pra colonização terrestre. ninguém pensou em nenhum tipo de 'terraformação' de marte, por exemplo? sei lá, meter gás carbônico lá pra esquentar, jogar umas bactérias extremófilas lá, não sei.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2007, 06:29:03 »
Bem, não é a questão de ser geladão ou não.A questão é que não dá nenhuma perspectiva de resposta a questões interessantes como "Será que existe outros locais além da Lua , onde é possível instalar colônias extraterrestres?",

Essa não é, nem de longe, uma prioridade. A busca de conhecimento empreendida pelas Ciências Astronômicas transcende em anos-luz a eventual necessidade para espécie humana da instalação de colônias em outros corpos celestes.

"Será que existe regiões fora da Terra capaz de abrigar vida ?"

A vida é pródiga. Não há nada, exatamente nada, que nos leve a pensar que o modelo que se desenvolveu aqui na nossa Terra seja exclusivo.

Ou seja, certamente todo mundo concorda que Marte é um planeta muito mais interessante de se estudar do que Netuno. E que Titan também…

Todo mundo condorda????????  :?:
Que isso?

Quais os critérios utilizados para se fazer esse tipo de escala de valoração?
Isso é um completo absurdo.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2007, 06:35:00 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2007, 22:30:43 »

Essa não é, nem de longe, uma prioridade. A busca de conhecimento empreendida pelas Ciências Astronômicas transcende em anos-luz a eventual necessidade para espécie humana da instalação de colônias em outros corpos celestes.

Claro que não é uma prioridade para o momento, mas pode ser no futuro quando a população da Terra alcançar 30 bilhões e as condições estiverem mais difíceis do que agora.Eu não estou nem aí para o que a "busca do conhecimento das Ciências Astrômicas" quer.Eu simplesmente não vejo nada interessante na descoberta de lagos de metano e ponto final.

A vida é pródiga. Não há nada, exatamente nada, que nos leve a pensar que o modelo que se desenvolveu aqui na nossa Terra seja exclusivo.

Como não sabemos como seria um modelo de vida extraterrestre, melhor saber primeiramente em quais locais os exobiólogos acreditam que nossas bactérias sobreviveriam.Só assim a exobiologia poderia ter um idéia da probabilidade da abiogênese no Universo.Dizer que existe vida em outros planetas no Universo porque aqui surgiu, não passa de um argumento circular.

Todo mundo condorda????????  :?:
Que isso?

Quais os critérios utilizados para se fazer esse tipo de escala de valoração?
Isso é um completo absurdo.

Primeiro, os cientistas acreditam que há bilhões de anos, havia em Marte um tipo de atmosfera mais espessa e uma enorme quantidade de água (http://www.gea.org.br/infoabr01.html) .Saber o que aconteceu para que um planeta que foi muito parecido com a Terra se tornasse um local mais inóspito, fornece pistas sobre o que pode acontecer com a Terra no futuro.Segundo, Marte é o lugar com mais condições de abrigar vida.Se os pesquisadores descobrirem vida em Marte, os biólogos comparar organismos terrestres com as formas alienígenas e desenvolver uma definição mais geral de vida.Seria possível começar a entender a vida da forma que entendemos leis da química e da física, sabendo coisas como, por exemplo, se a replicação sempre necessita de DNA ou se a bioquímica para isso pode ser diferente.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2007, 22:37:57 por Huxley »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2007, 11:04:41 »
Só para pontuar: a busca de atividade biológica fora da Terra é importantíssima, mas não é a única questão (e nem se pode dizer que seja a mais importante questão tratada pelas missões espaciais e pelos estudos astronômicos.

E novidades do "flyby" de 22 de fevereiro último: uma ilha de 150 quilômetros de extensão, a mesma dimensão da Big Island de Hawaii.

"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Março de 2007, 16:07:53 »
Surgem evidências de mares de metano e etano em estado líquido, segundo informação coletada pela sonda espacial Cassini, segundo relatos dos resposnáveis pela Missão Cassini nesta terça-feira, dia 13.

Os radares da sonda mostraram várias áreas escuras perto do norte de Titã, que os cientistas acreditam serem corpos de líquido "de aproximadamente o mesmo tamanho de vários mares da Terra", indicou em um comunicado o laboratório do JPL-NASA.

Segundo o comunicado, "... embora ainda não haja provas definitivas de que estes mares contenham líquido, sua forma, sua aparência escura no radar que indica suavidade e outras propriedades suas apontam para a presença de líquidos".

"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Maio de 2007, 23:56:36 »
Em artigo publicado ontem, 11/05, no Journal Science, a partir de dados obtidos pela Cassini, noticia-se que complexos orgânicos são encontrados na atmosfera de Titã em altitudes bem superiores às que se considerava até então, e também apresenta mecanismos de formação dessas substâncias diversos daqueles que se supunha ocorrer ali.

Além dessas substâncias poderem ser tomadas como blocos formadores de atividade biológica, essas descobertas podem também nos dizer muito sobre a atmosfera terrestre antes de que aqui se desenvolvessem os primeiros seres vivos.

O termo Tholins, na figura acima, se refere à forma aerosol dessas substâncias.

Fonte: http://www.swri.org/9what/releases/2007/tholin.htm
« Última modificação: 12 de Maio de 2007, 23:58:50 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #24 Online: 04 de Junho de 2009, 20:14:19 »
Nuvens ordenadas em Titã

Em artigo publicado na Nature, pesquisadores usam dados enviados pela sonda Cassini para comprovar que a formação de nuvens no satélite de Saturno obedece a modelos climáticos de circulação

Titã é a maior lua de Saturno e a segunda do Sistema Solar, depois de Ganimedes, em Júpiter. É maior até do que um planeta, Mercúrio, e tem quase uma vez e meia o tamanho da Lua terrestre. Titã é a única lua no Sistema Solar a ter uma atmosfera densa, com pressão maior do que a terrestre, e o único objeto além da Terra no qual foram encontradas evidências da existência de corpos de água.

Até há poucos anos, pouco se sabia sobre a lua de Saturno, mas o cenário mudou radicalmente após a entrada em cena da missão Cassini, parceria entre as agências espaciais norte-americana (Nasa), europeia (ESA) e italiana (ASI) que desde 2004 investiga o planeta e suas luas.

Agora, um estudo publicado na edição desta quinta-feira (4/6) da revista Nature revela que os padrões da cobertura global de nuvens em Titã obedecem a modelos climáticos, como ocorre na Terra. O estudo é também o primeiro a oferecer evidência observacional da interação entre marés em Saturno e a atmosfera no satélite.

As nuvens em Titã são resultado da condensação de metano e de etano. A pesquisa usou dados de 39 meses de sobrevoos pelo satélite, entre 2004 e 2007, e verificou que as nuvens estão presentes particularmente no hemisfério Sul, que corresponde ao verão.

A partir de modelos de circulação, os pesquisadores estimaram que a distribuição das nuvens deve mudar com as estações, em uma escala de tempo de 15 anos terrestres. Até agora, os modelos eram muito limitados e as previsões de longo prazo não puderam ser verificadas por meio de observações.

No novo estudo, Sébastien Rodriguez, da Universidade de Nantes, na França, e colegas mostram que, em geral, as nuvens são observadas onde haviam sido previstas que estivessem de acordo com modelos de circulação.

Entretanto, a atividade no hemisfério Sul, à medida que o equinócio se aproxima (no próximo mês de agosto), não parece seguir o declínio previsto pelos modelos. Segundo os pesquisadores, o motivo é a existência de correntes nas nuvens nas latitudes meridionais atribuídas à influência de Saturno, à medida que o satélite orbita seu planeta.

Mais informações sobre a missão Cassini: http://saturn.jpl.nasa.gov/index.cfm.

O artigo Global circulation as the main source of cloud activity on Titan, de Sébastien Rodrigues e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/10595/nuvens-ordenadas-em-tita.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!