Autor Tópico: Pessoas religiosas vivem mais, diz estudo  (Lida 1303 vezes)

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Pessoas religiosas vivem mais, diz estudo
« Online: 21 de Julho de 2006, 14:06:46 »
 :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:

:histeria: :histeria:

Pessoas religiosas vivem mais, diz estudo

Um estudo feito pelo centro médico da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, revelou que participar de cerimônias religiosas regularmente pode aumentar a expectativa de vida. De acordo com a pesquisa, idas semanais à igreja podem adicionar de dois a três anos ao tempo de vida de uma pessoa.

O resultado do estudo foi publicado na edição de março e abril do Journal of the American Board of Family Medicine. A pesquisa também levou e
m conta os efeitos do exercício físico e do uso de remédios anticolesterol na longevidade.

[...]

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI950235-EI298,00.html
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Pessoas religiosas vivem mais, diz estudo
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2006, 23:42:17 »
Então eu tenho uma novidade: viver na nossa civilização faz a expectativa de vida aumentar de 30 a 50 anos do que se você vivesse no meio do mato. Agradeçam a ciência por isso.

Dois a três anos? Faz me rir.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2006, 03:01:38 »
Eu acho que eles confundiram correlação com causa.

As pessoas também vivem mais para completar aniversários e compromissos diversos. Isso ocorre porque dá um senso de ocupação, etc, e produz uma série de químicas cerebrais "boas" e diminui as "ruins". Pessoas deprimidas, por outro lado, têm aumento dessas reações fisiológicas ruins, e inclusive o sistema imunológico fica comparativamente enfraquecido.

Não é então que a religiosidade exclusivamente seja benéfica à saúde, mas o bem-estar em geral, proveniente de "estar de bem com a vida", e coisas do tipo. E isso é comumente obtido por religiosidade.

É algo até meio irresponsável anunciar essas coisas sem as devidas ressalvas porque pode levar alguns a dar crédito indevido à curandeiros religiosos de diversos tipos.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2006, 11:08:35 »
Danniel...sempre percebo esse problema de correlação nesses estudos! Acho que se eu fosse editora de alguma revista científica, essa seria a maior crítica!:D

Religiosos geralmente se expoe menos a situações de risco, segue à risca prescrições médicas (já vi um estudo sobre falando nisso)...como saber a real causa?! Complicado!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2006, 17:39:06 »
com mais esse aspecto a coisa deve aumentar ainda mais! não conhecia esse ponto.

Isso que mencionei das pessoas viverem mais para cumprir compromissos sociais, vi no "mundo assombrado por demônios", do Sagan... acontece no mundo todo, com aniversários e outras datas, mas ele deu uma ênfase especial num evento chinês... festival de solstício ou algo assim.... nele são principalmente umas mulheres idosas encarregadas dos preparativos... e a taxa de mortalidade dessa faixa etária decresce antes e durante o festival, para depois crescer, compensando, após o festival. Muito interessante.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2006, 23:23:18 »
Se as "Pessoas religiosas" não fumam não bebem em execesso e não usam drogas e etc, acho que pode viver mais sim mas não por causa de "deus" e sim por causa do estilo de vida.  :?
Não deseje.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2006, 23:40:24 »
Não teve um outro estudo que mostrou que quem vivia menos eram os mais agnosticos. Os mais radicais de ambos os lados (ateus e religiosos) viviam mais e comparativamente iguais.
"The patient refused an autopsy."

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2006, 03:11:10 »
Se as "Pessoas religiosas" não fumam não bebem em execesso e não usam drogas e etc, acho que pode viver mais sim mas não por causa de "deus" e sim por causa do estilo de vida.   :?

É verdade, por causa da fé e por causa das regras e restrições das religiões, os religiosos seguem um padrão de vida rígido, mudando os hábitos alimentares e abominando as drogas. Alguns até fazendo atividades físicas e outras atividades para ficarem em "paz de espírito". Minha ex professora de matemática é um grande exemplo disto, ela é espírita, e muito espiritualista por sinal: Não come mais carne vermelha, não bebe álcool, não fuma, não ingere alimentos gordurosos, pratica atividades e hioga. Essa vai viver muito mesmo!
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2006, 11:05:46 »
Se as "Pessoas religiosas" não fumam não bebem em execesso e não usam drogas e etc, acho que pode viver mais sim mas não por causa de "deus" e sim por causa do estilo de vida. :?

É verdade, por causa da fé e por causa das regras e restrições das religiões, os religiosos seguem um padrão de vida rígido, mudando os hábitos alimentares e abominando as drogas. Alguns até fazendo atividades físicas e outras atividades para ficarem em "paz de espírito". Minha ex professora de matemática é um grande exemplo disto, ela é espírita, e muito espiritualista por sinal: Não come mais carne vermelha, não bebe álcool, não fuma, não ingere alimentos gordurosos, pratica atividades e hioga. Essa vai viver muito mesmo!

:ok: Eu sou ateu não bebo não fumo não uso drogas faço academia não ingiro alimentos gordurosos espero viver bastante também  :hihi:
Não deseje.

DIG

• Visitante
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2006, 21:34:40 »
2 ANOS????

Grande coisa!

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2006, 21:46:23 »
Tb acredito na tese que pessoas muito religiosas vivem mais...porque se cuidam mais... assim como, homens casados vivem mais que os solteiros...

Mais eu tenho uma curiosidade...porque os juristas vivem mais...vcs já perceberam como a maior parte dos juristas vivem na sua plenitude mental além de 90 anos...será que eles se cuidam bastante, como os religiosos :erm:

Offline Polly

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2006, 17:22:51 »
Não teve um outro estudo que mostrou que quem vivia menos eram os mais agnosticos. Os mais radicais de ambos os lados (ateus e religiosos) viviam mais e comparativamente iguais.

É :( ????

Ah, não quero viver muito mesmo :P

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Pois é, estou de acordo que pessoas religiosas vivem mais," não bebo, não fumo porque é pecado"
Que vida sem graça prefiro fazer o que der vontade e morrer satisfeita!!
~Polly~ x)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2006, 21:16:49 »

Não era um estudo sobre longevidade, era um sobre felicidade. E você usou mal o termo agnóstico. Não existem pessoas mais agnósticas do que outras, ou se é agnóstico ou não é. E não são os agnósticos que são menos felizes que os ateus segundo o estudo, são as pessoas sem posição firme.

Offline Polly

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2006, 21:21:38 »
Willy..

Por que eu usei mal o termo?
~Polly~ x)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2006, 23:00:06 »
Não foi você, foi o Felius. Ele pareceu usar o estereótipo de agnóstico como alguém indeciso, "em cima do muro", o que não é verdade. Agnóstico é quem reconhece sua incapacidade de obter respostas definitivas sobre a existência ou não de Deus. Mas nada impede um agnóstico de ser militante.

Offline Polly

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2006, 23:06:11 »
humm..

tirou os argumentos da minha boca!!!

~Polly~ x)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:23:18 »
É óbvio que as pessoas religiosas vivem mais. Aliás, geralmente elas têm vida eterna. ;-)
Who cares?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:48:05 »
hahaahaha Sensacional!!

Irretocável.

Então eu tenho uma novidade: viver na nossa civilização faz a expectativa de vida aumentar de 30 a 50 anos do que se você vivesse no meio do mato. Agradeçam a ciência por isso.

Dois a três anos? Faz me rir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!