Quando chegar no limite do conhecimento.. digamos que quando conseguirmos descrever todo o universo com uma unica formula, ainda sim nao saberemos da onde esta formula veio certo ?
Em primeiro lugar, chegar a uma teoria que descreva tudo não quer dizer que a ciência vai acabar. Nós conhecemos as leis que descrevem o movimento de uma molécula, mas somos incapazes de descrever o comportamento de um gás, formado por uma infinidade de moléculas, a partir dessas leis, faz-se necessário usar uma abordagem estatística. Nós conhecemos o movimento de todas as peças do xadrez, mas isso não é suficiente para elaborar uma estratégia que seja vitoriosa 100% das vezes. A questão é que mesmo que saibamos quais são as leis fundamentais de uma ciência (ou de um jogo), a complexidade das situações estudadas freqüentemente nos impossibilita de a partir dessas leis microscópicas descrever o comportamento macroscópico. A Física não pode escrever a equação de uma árvore, e se pudesse não haveria papel no mundo onde coubesse essa fórmula...
Em segundo lugar, como assim não saberíamos de onde a tal da fórmula veio? Claro que sabemos, ela é um modelo matemático que descreve o mundo real. A questao sobre o porquê do mundo real ser como é e não de outro modo é uma questão diferente, que independe de conhecermos exatamente as leis que o governam.
Entao nao é necessario atribuir isso à alguma coisa superior a tudo isso ?
Superior em que sentido?
Evidente que nao estou dizendo que essa coisa precise ser reverenciada ou que tenha escrito 10 mandamentos, mas essa coisa nao tem que existir ?
Não. Dizer que o universo precisa de uma causa é uma conclusão baseada em nosso senso comum, afinal, dentro do universo geralmente causas precedem efeitos. Mas se tem uma coisa que a natureza não respeita é o nosso senso comum. Por que o mundo teria de ser tão previsível? Lembre-se de que o tempo é uma característica de nosso universo, da maneira como percebemos o tempo correr, as causas precedem os efeitos, mas se víssemos o tempo correr ao contrário veríamo s causas antes e efeitos depois. Mas se estamos falando na "criação" do universo, estamos falando de uma "época" em que ainda não existia tempo. Se o tempo não existia, então como podemos exigir que existissem causas antes e efeitos depois? Antes e depois só existem na dimensão do tempo.
Sempre havera uma pergunta primeira sem resposta nao é ?
Toda pergunta tem uma resposta, a questão é saber se a resposta está certa ou se está errada. O método científico é a melhor ferramenta de que dispomos para isso. Mas chega um momento em que fica difícil, se não impossível, abordar um problema cientificamente.
E caso chege este momento na ciencia, todas as discussões passaram então a ser filosóficas sobre essa coisa superior não é ?
Como eu disse antes, a ciência sempre vai ter alguma coisa com que se preocupar. Alguém pode querer tentar esboçar a equação de uma árvore.