Autor Tópico: ceticismo e ciência na ficção  (Lida 559 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
ceticismo e ciência na ficção
« Online: 23 de Julho de 2006, 20:23:24 »
Conhecem bons livros, flimes ou séries que fujam daquele clichê de que a realidade é obviamente sobrenatural e os céticos ficam num estado de negação até finalmente serem convencidos da verdade?

Eu já citei nesses fóruns uma vez um filme que não lembro qual era, e tudo que me lembro dele era de um "anel holográfico", feito para uma pessoa pensar que fosse um fantasma ou que era um anel fantasma (numa descrição um pouco maior que dei uma vez, o Gabriel dCF disse que viu também, mas não se lembrava muito mais que isso).... também comentei de uma série meio Scooby-Dooesca, só que não de animação, em que tinham várias pessoas resolvendo algum mistério aparentemente sobrenatural, e conseguiam encontrar uma explicação normal, principalmente uma motoqueira. Mas no final o fenômeno reaparecia de uma forma não muito condizente com as explicações, apesar de terem dado por solicionado, ou realmente terem solucionado. Me disseram que na verdade essa série meio que dá a entender que as coisas sobrenaturais são verdadeiras, apesar de se poder "explicá-las" por meios naturais.

E do lado infantil, tem algumas temporadas do Scooby doo mesmo (apesar de chatas e previsíveis), antes de esculacharem com a série e colocarem fantasmas e tudo mais até como coadjuvantes.

Em livros eu não me lembro........ Contato, do Sagan, talvez?

... e ciência também...... que séries (sem ser focados no assunto, como beakman), filmes ou livros (HQ também) acha que fazem um tratamento legal com a ciência, nem tanto no sentido de explicar, de ser "hard-sci-fi", mas de ao menos não esculhambar e usar termos científicos como bem entendem e etc? Algo que pareça ter ao menos tido uma revisão de algum estudante de faculdade das matérias pertinentes para que pessoas um pouco mais interadas nos assuntos não tenham nenhum nó no estômago... ou mesmo até algo mais além e ser um pouco instrutivo, inclusive...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: ceticismo e ciência na ficção
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2006, 22:28:36 »
Scrubs...

Tem um episódio em que um dos médicos chefes (dr. Cox) tem que fazer as pazes com a irmã, cristã fervorosa...

Uma cena que eu achei um barato é a que tem o diálogo entre o Dr. Cox e o JD...

Jd acabou de assaltar sem querer a casa de um casal de chineses... e fugiu com o Buda deles (um buda gordo dourado, do tamanho de uma melancia...) Dr. Cox chega com o filho dele no bar aonde JD está com o Buda em cima do balcão e pergunta:

- Quem é o seu novo amigo?
- Bem, visto que ele me deu forças pra conseguir fugir da unidade K-9 da polícia, posso dizer que ele é o meu novo deus pessoal...

No geral, o episódio mostra a bobagem que é ficar discutindo religião (no fim do episódio, JD simula uma discussão entre uma estátua na igreja (acho que de Jesus) e o Buda sobre tortas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: ceticismo e ciência na ficção
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2006, 21:41:24 »
Eu já citei nesses fóruns uma vez um filme que não lembro qual era, e tudo que me lembro dele era de um "anel holográfico", feito para uma pessoa pensar que fosse um fantasma ou que era um anel fantasma (numa descrição um pouco maior que dei uma vez, o Gabriel dCF disse que viu também, mas não se lembrava muito mais que isso)....

Acho que era um casal que usava um holograma para tentar assustar uma pessoa e convencê-la a contar alguma coisa, mas me lembro disso sim. Mas acho que não foi filme não, acho que era um seriado...

Enfim, acho que um bom exemplo de seriado cético e científico é CSI, o Gil Grissom tem uma devoção verdadeiramente 'religiosa' pela ciência. Bem, exceto por um programa em que um médium ajudou a resolver um crime, mas eu acho que deve ter sido uma experiência mal-sucedida de transformar CSI em PSI, porque felizmente eles nunca mais reincidiram no crime...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!