Autor Tópico: Cientistas afirmam haver encontrado um segundo código no DNA  (Lida 1252 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Cientistas afirmam haver encontrado um segundo código no DNA
« Online: 26 de Julho de 2006, 17:28:56 »
Cientistas afirmam haver encontrado um segundo código no DNA

Cientistas crêem haver descoberto um segundo código (superposto ao genético) que se encarregaria de estabelecer a ligação dos nucleossomas, proteínas em miniatura que se ocupam de controlar e proteger o acesso ao DNA.

A descoberta, a se confirmar, poderia ampliar o conhecimento que temos do ordenado nível de controle dos genes, como o processo crítico (e ainda misterioso) pelo qual qualquer tipo de célula humana tem “permissão” para ativar os genes que necessita, porém não pode aceder aos genes usados por outros tipos de célula.

O novo código está descrito no número atual da Nature por Eran Segal, do Instituto Weizmann em Israel, e por Jonathan Widom, de a Universidade do Noroeste em Illinois, junto com colaboradores.

Reportagem completa: New York Times - Por NICHOLAS WADE - Publicado: 25 de Julho de 2006

http://www.nytimes.com/2006/07/25/science/25dna.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Cientistas afirmam haver encontrado um segundo código no DNA
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2006, 19:26:59 »
[criacionista]

É a assinatura de Deus!

[/criacionista]

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 21:06:16 »
Parando com a brincadeira, isso é realmente muito importante.

Biologists have suspected for years that some positions on the DNA, notably those where it bends most easily, might be more favorable for nucleosomes than others, but no overall pattern was apparent. Drs. Segal and Widom analyzed the sequence at some 200 sites in the yeast genome where nucleosomes are known to bind, and discovered that there is indeed a hidden pattern.

Que isso já acontecia nós já sabíamos, só não sabíamos como . Esse pode ser um passo muito importante na biologia.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2006, 10:06:08 »
Isso me parece região controle sinais onde proteínas se ligam. Não entendi o que isso tem de novo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2006, 11:59:21 »
Isso me parece região controle sinais onde proteínas se ligam. Não entendi o que isso tem de novo!

Pelo texto do NYT, deve ser novidade e bem importante, como disse o Stéfano.

Scientists Say They’ve Found a Code Beyond Genetics in DNA
By NICHOLAS WADE
Published: July 25, 2006
If confirmed, the discovery could open new insights into the higher order control of the genes.
"Por quê?"

Chaves

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2006, 12:44:45 »
HSette, regiões controle não são novidade na genética, vários livros didáticos já falam sobre elas. Se existe alguma novidade, deve ser em outro detalhe!! Essa publicação por exemplo, e bastante antiga, e já fala na ligação de nucleossomos ao DNA. Se procurar, encontrar vários artigos bem antigos falando sobre isso!

Clin Immunol Immunopathol. 1992 Jun;63(3):245-51. Nucleosomes and DNA bind to specific cell-surface molecules on murine cells and induce cytokine production.

Hefeneider SH, Cornell KA, Brown LE, Bakke AC, McCoy SL, Bennett RM.

Tem um capítulo inteiro do Genes V (livro clássico) falando sobre os nucleossomos, e inclusive, sobre os sítios de reconhemento pra essa ligação!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2006, 15:08:57 »
Não acho que o NYT faria um estardalhaço por café requentado. Além disso, o trabalho está sendo publicado na Nature desse mês.

Como não sou biólogo, mas me interesso pelo assunto, aguardo as considerações dos colegas. :-)
"Por quê?"

Chaves

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2006, 15:36:32 »
Achei a fonte, embora o artigo não esteja completo! Bem, pelo que percebi, o artigo fala sobre os sinais genéticos que direcionam o posicionamento das ligações histona-DNA, que seria mais ou menos, o código de empacotamento do DNA.  Realmente algo bastante relevante pra entender a regulação e expressão gênica!!

A genomic code for nucleosome positioning. Eran Segal, Yvonne Fondufe-Mittendorf, Lingyi Chen, AnnChristine

Pela reportagem eu entendi tudo diferente! Jornalistas científicos..eu adoro eles! |(
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 16:02:38 por Lian »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2006, 18:05:27 »
Lian, dá para trocar em miúdos para nós leigos?
Parece ser algo bem interessante mesmo.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2006, 20:20:28 »
acho que ela não deve estar online uma hora dessas.... então vou arriscar.... o código "normal" do DNA é como uma parte da "receita" dizendo apenas quais "ingredientes" são produzidos, esse outro especifica como, e em que ordem, são misturados e preparados... 

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2006, 10:15:13 »
HSette. As proteínas chamadas histonas são responsáveis pelo empacotamento do DNA.Quando o DNA é lido (para suas informações serem transformadas em proteínas) ou amplificado, ele fica livre no núcleo, mas quando a célula começa a sofrer divisão, ele se empacota formando os cromossomos. Cada 200 pares de base do DNA se enrola ao redor de um octamero de histona, esse complexo se chama nucleossomo (mais ou menos como a linha se enrola numa bobina).

O que não é novidade é que existem sinais no DNA que permitem e identificam onde a proteína se liga. A novidade é, como o DNA se liga ao octmero, e quais os sinais. Não vi o código, mas pelo que li em outros artigos sobre o assunto, ele deve conter informações, de onde cada região da histona se liga ao DNA, e quais sinais no DNA identificam essas ligações.

Espero ter sido clara. Duro será explicar isso pra alguns alunos!:D

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2006, 14:59:59 »
Valeu, Lian.

E se não estou enganado - e é grande a chance de estar :-) - esse mecanismo seria fundamental para a diferenciação celular, e consequentemente de tecidos e orgãos.
"Por quê?"

Chaves

Diablo

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2006, 20:35:20 »
Qual a origem desse segundo código?

Uma possibilidade lógica é ter ocorrido uma segunda origem da vida no mesmo mar primordial, cujos representantes foram depois "capturados" pelos representantes da outra origem?

Pode parecer uma convergencia improvável, porque sao usados os mesmos materiais. Ou talvez nao, tendo em conta que convergencias acontecem muito.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2006, 11:14:25 »

Uma possibilidade lógica é ter ocorrido uma segunda origem da vida no mesmo mar primordial, cujos representantes foram depois "capturados" pelos representantes da outra origem?

Pode parecer uma convergencia improvável, porque sao usados os mesmos materiais. Ou talvez nao, tendo em conta que convergencias acontecem muito.

Não é um segundo código genético, alias, até esse varia um pouco entre grupos de organismos ou organelas!

Darei uma resposta bem simples, mas é a forma que vejo pra responder! A origem desse é simplesmente a forma que a proteína histona se ligou ao DNA em um ancestral de todos os eucariontes (organismos com núcleo) durante a evolução.

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:43:48 »

Não é um segundo código genético, alias, até esse varia um pouco entre grupos de organismos ou organelas!

Darei uma resposta bem simples, mas é a forma que vejo pra responder! A origem desse é simplesmente a forma que a proteína histona se ligou ao DNA em um ancestral de todos os eucariontes (organismos com núcleo) durante a evolução.

É interessante lembrar que eubactérias não apresentam seu DNA compactado com histonas, embora as arqueobactérias, sim!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2006, 10:19:03 »
A implicação é que nosso DNA nuclear (eucariótico, claro) apresenta muitas características em comum com as arqueas, e provavelmente surgiu a partir de um organismo muito similar à elas. A conseqüência filogenética é a classificação proposta por Woese  que dividiu a vida (e vírus??) em 3 domínios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!