Autor Tópico: Mas...não era 1 deus apenas???  (Lida 2525 vezes)

DIG

• Visitante
Mas...não era 1 deus apenas???
« Online: 26 de Julho de 2006, 19:34:31 »

Exodo12:12 - E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. :?

Exodo18:11 - Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.

Salmo82:1- Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.

Salmo86:8- Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

Sofonias2:11- O SENHOR será terrível para eles, porque aniquilará todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, todas as ilhas das nações.

Ao que me parece, a Biblia diz que  Deus é o mais poderoso, não o único :o

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Mas...não era 1 deus apenas???
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2006, 19:41:36 »
A Bíblia tem um espaço de até 3.000 anos entre seus livros. Esse tipo de contradição é esperado em um livro escrito dessa maneira.

…mas não em um livro inspirado divinamente. ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

DIG

• Visitante
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 19:48:53 »
O Judaísmo e o Cristianismo são politeístas, então.
Só que monolátricos...kkkkkkkkk

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2006, 19:54:59 »
É, tinha que ter sido escrita em forma de wiki, né? pra estar sendo constantemente corrigida...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 19:55:39 »
O Judaísmo e o Cristianismo são politeístas, então.
Só que monolátricos...kkkkkkkkk

Eram… Só esqueceram de mudar a Bíblia para refletir a nova visão.

E também um deus que é três ao mesmo tempo já denunciava o politeísmo há muito tempo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 19:59:19 »
Mas colocar na história um deus superior a todos os outros é interessante se você imaginar eles contando essas histórias naqueles tempos...

Imagino as discussões:
"Meu deus é melhor que o seu"
"Nem é"
"É"
"Tssss"
"O meu faz chover sangue"
"O meu pôe fogo sem queimar"

E por aí vai...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

DIG

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2006, 20:21:43 »
Acabo de falar com 1 crente, ele disse que assim como nós falamos de deus sem acreditar no mesmo, o mesmo vale para os caras que escreveram a Bíblia, eles falavam no sentido figurado, religiões, fés.

Ah, tá...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2006, 20:24:07 »
Os autores da Bíblia eram ateus? que 1 crente foi esse...?

DIG

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2006, 20:31:39 »
Não, eles desacreditavam nos outros deuses, os citando como nós citamos o deles e todo o resto...eu acho que foi isso.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2006, 03:48:31 »
Isso só prova que o Jeová não era arrogante xD

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2006, 06:49:46 »
Não, eles desacreditavam nos outros deuses, os citando como nós citamos o deles e todo o resto...eu acho que foi isso.

Se eles estavam certos em relação aos outros deuses, então estamos certos em relação a este também? :hihi: :hehe:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2006, 07:13:55 »
Havia um texto no site da STR (in memorian) que falava do caráter politeísta da religião judaica primitiva.

Segundo o texto, Javé não era originalmente o único deus e a religião judaica não era monoteísta e nem negava a existência de outros deuses. Javé era uma deidade dos desertos que paulatinamente foi ganhando importância até passar a assumir o caráter de deus único dos hebreus. Ainda assim, não era o único deus existente, mas o mais poderoso (para os hebreus, é claro).

Daí vem a menção aos outros deuses na bíblia e ao próprio Javé, para o qual é usado o plural ao invés do singular no Genêsis.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2006, 10:08:27 »
Tá certo...Jeová reconhecendo a divindade dos oponentes!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2006, 13:22:33 »
Mas colocar na história um deus superior a todos os outros é interessante se você imaginar eles contando essas histórias naqueles tempos...

Imagino as discussões:
"Meu deus é melhor que o seu"
"Nem é"
"É"
"Tssss"
"O meu faz chover sangue"
"O meu pôe fogo sem queimar"

E por aí vai...:?

Ou seja, os deuses também eram simbolos fálicos.Freud explica. :histeria:

Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2006, 14:18:17 »
"Humano, demasiado humano" por YHWH (impronunciável)   :stunned:

Escolha sua versão:
“Serei o que serei” Ex 3. 14
“Eu sou aquele que sou” Ex 3. 14
“Eu estou porque Estou” Ex 3. 14  :hihi:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2006, 18:22:04 »

Exodo12:12 - E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. :?

Exodo18:11 - Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.

Salmo82:1- Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.

Salmo86:8- Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

Sofonias2:11- O SENHOR será terrível para eles, porque aniquilará todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, todas as ilhas das nações.

Ao que me parece, a Biblia diz que Deus é o mais poderoso, não o único :o

Não parece exatamente isso... quando o texto diz: sobre todos os Deuses do Egito farei juizo me parece que se refere mais à "supostos" Deuses, algo parecido como se eu chegasse em casa e meu irmão tivesse catado alguma coisa minha e dissesse que foi o Sací Pererê quem catou e daí eu dissesse que iria "acabar"  com o tal Sací mesmo não crendo na existência dele.  Conseguí me fazer entender ??? Tá difícil exemplificar.

A impressão que eu tenho ao ler o tópico é que  foi isso o que tentaram passar, levando-se em consideração que a Bíblia sofreu várias traduções e consequentemente mudanças em relação aos textos originais.

É  apenas uma opinião.
Antônio de Lima

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Julho de 2006, 18:49:50 »
A Bíblia teve vários autores em vários momentos diferentes. É possível que alguns deles realmente acreditassem em mais de um Deus, mas acho que na maioria dos casos o Antônio Lima está certo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2006, 19:13:47 »
A bíblia e suas contradições :forca:
Não deseje.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2006, 19:34:52 »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Marcell

• Visitante
« Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2006, 14:55:59 »
Você pode até escolher seu deus ou espírito africano pela ordem alfabética. Vejam:

http://www.godchecker.com/pantheon/african-mythology.php

E ainda tem gente que não acredita..... :olheira:

A propósito, apresento o verdadeiro, criador de todas as coisas:

www.zombo.com

(Perdoai-me por usar seu nome em vão, ó Zombo)

Marcelo

• Visitante
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2006, 03:05:46 »
Apesar de não defender a bíblia, já q sou ateu, temos q nos lembrar de que o termo "Deus" é apenas um título, assim como Senhor ou Vossa Excelëncia. O título Deus sempre é dado a todo aquele que possui poderes sobrenaturais, superiores ao homem mortal. Desta forma o próprio Diabo é um Deus, Jesus Cristo seria um Deus, os anjos seriam deuses, assim como também os demönios... sendo assim, seguindo a sua própria mitologia, a bíblia não estaria se contradizendo neste caso.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2006, 07:48:30 »
  Estive pensando.As civilizações politeístas tendiam a ser mais tolerântes que as monoteístas, afinal nada impedia que um povo acreditasse nos deuses de outro povo, além dos seus próprios.É claro que havia competição, como já disse o DiegoJaf, mas geralmente os conquistadores permitiam que os conquistados continuassem adorando seus deuses, desde que reconhecessem também os deuses dos dominadores.Alguém concorda?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

DIG

• Visitante
« Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2006, 19:35:05 »
Estive pensando.As civilizações politeístas tendiam a ser mais tolerântes que as monoteístas, afinal nada impedia que um povo acreditasse nos deuses de outro povo, além dos seus próprios.É claro que havia competição, como já disse o DiegoJaf, mas geralmente os conquistadores permitiam que os conquistados continuassem adorando seus deuses, desde que reconhecessem também os deuses dos dominadores.Alguém concorda?

É.Que retrocesso esse monoteísmo, viu...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2006, 02:03:05 »
Havia um texto no site da STR (in memorian) que falava do caráter politeísta da religião judaica primitiva.

Segundo o texto, Javé não era originalmente o único deus e a religião judaica não era monoteísta e nem negava a existência de outros deuses. Javé era uma deidade dos desertos que paulatinamente foi ganhando importância até passar a assumir o caráter de deus único dos hebreus. Ainda assim, não era o único deus existente, mas o mais poderoso (para os hebreus, é claro).

Daí vem a menção aos outros deuses na bíblia e ao próprio Javé, para o qual é usado o plural ao invés do singular no Genêsis.
Heh! justamente o "elohim", que eu cogitei em outro tópico! :D

lembra-se do nome do texto?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2006, 03:31:52 »
Heh! justamente o "elohim", que eu cogitei em outro tópico! :D

lembra-se do nome do texto?
Sim, postei o link em uma mensagem acima. Olha ele de novo:

A ORIGEM DA DIVINDADE IAVÉ E A PEQUENA HISTÓRIA DA RELIGIÃO DE ISRAEL

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!