Autor Tópico: Sombras coloridas  (Lida 3644 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Sombras coloridas
« Online: 27 de Julho de 2006, 22:31:30 »
Estou lendo o livro Cognição, Ciência e Vida Cotidiana, do biólogo Humberto Maturana.
Deparei-me com o seguinte experimento, que não conhecia, e deixou-me admirado. Ainda não o reproduzi em casa, mas pretendo fazê-lo.
Vocês já conheciam? O que acham?

As sombras coloridas (...), podemos produzi-las em casa, com duas fontes de luz, uma vermelha e urna branca, e um objeto que possa fazer sombra para ambas as luzes, como na Figura 1 abaixo. Essas luzes se encontram no objeto e, então, como aí temos vermelho e branco, vemos rosado; dependendo da intensidade das luzes, vemos um rosado mais ou menos desbotado. Em uma das sombras produzidas pelo objeto, a sombra da luz branca, temos luz vermelha e vemos sombra vermelha ((b) na Figura 1). Do outro lado, fica a sombra da luz vermelha; essa área recebe luz branca ((c) na Figura 1). Aí, vemos verde, e não branco!
Mas então vocês perguntam: "Como é possível ver verde aqui, em circunstâncias em que a luz existente é branca?" De fato, está interrompida a passagem da luz vermelha nesta zona. Nela não chega luz vermelha, apenas luz branca, e não luz verde. Então vocês perguntam a um psicólogo, que responde: "Ah!, mas este é um fenômeno muito conhecido, é uma ilusão cromática, urna sombra colorida. Todo mundo conhece esse fenômeno! A questão das sombras coloridas está em todos os textos de psicologia." Vocês dizem: "Muito obrigado", olham a sombra e continuam vendo verde. Então dizem: "Não, isto não nos serve! A psicologia é uma ciência soft, vamos consultar um físico, esses, sim, é que sabem." Então vem o físico e, com seus instrumentos, mede a composição espectral do experimento e diz: "Aqui, na região (b), é vermelho, há um máximo da longitude de onda dessa cor. Na região (c), no branco, não há nenhum máximo. No ponto (a), lógico, é a soma das duas." No (b), vermelho espectral; no (c), branco. Então vocês dizem ao físico: "Aqui há branco! E portanto esta é uma ilusão cromática." Muito agradecidos ao físico, vocês olham para trás, e o que vêem continua sendo verde.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
Re: Sombras coloridas
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2006, 00:53:47 »
Olha minha presunção HAEhaHEha, essa eu não acredito nem vendo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2006, 00:56:43 »

Eu não chego a tanto. :-)
Mas vou ter que ver com meus próprios olhos.
Amanhã mesmo vou providenciar isso.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2006, 01:05:50 »
O princípio da ilusão crômica deve ser o mesmo desta ilusão ótica:

Olhem atentamente para o centro da figura, marcado pelo +

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2006, 02:48:00 »
O princípio da ilusão crômica deve ser o mesmo desta ilusão ótica:

Olhem atentamente para o centro da figura, marcado pelo +

Qual princípio?

Eu consigo ver uma bola rosa desaparecendo em fundo verde em sentido horário.
Eu consigo ver apenas um fundo cinza.
Eu consigo ver a bola desaparecida em verde.
Eu consigo ver um fundo cinza com uma bola verde correndo em sentido horário.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2006, 09:23:14 »
Muita louca essa ilusão. De onde veio essa cor verde?
Será algo no nível dos receptores químicos do olho?
Hoje de tarde vou fazer o lance das luzes branca e vermelha.
"Por quê?"

Chaves

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2006, 10:24:44 »

Essa eu acredito, vendo. Mas um pouquinho desconfiada... :o
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2006, 11:38:00 »
Se tiver como, tira uma foto e posta pro pessoal ver :)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2006, 11:55:47 »
Ilusão de otica é uma coisa muito legal!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2006, 15:21:17 »

Constatei o fato. É vero. Infelizmente estou sem câmara digital, mas acho que não ia adiantar nada, pois trata-se de um fenômeno de percepção que não seria captado pela câmara (mas não tenho certeza).
Usei papel celofane vermelho à frente de uma das luminárias, ambas com essas lâmadas de luz branca, das econômicas, com uma cartolina branca de fundo.
Não é imediato, e nem é persistente. Depois de um certo tempo olhando para o conjunto, ao movimentar levemente os olhos, surge um verde pálido onde seria sombra branca.

Acho que a explicação passa mais ou menos por aqui:

Visão das cores
As cores percebidas nos objetos dependem dos comprimentos de onda que estes refletem ou emitem. A habitual luz solar pode decompor-se, por meio de um prisma, nas cores principais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta. Daqui se conclui que todas as cores são geralmente produzidas por uma combinação. Por combinação de cores entende-se, neste caso, não a mistura de pigmentos (como na pintura), mas a combinação de luz monocromática, que na retina provoca a impressão de uma combinação de cores homogênea. Deste raciocínio base desenvolveu-se a teoria das três cores de Young-Helmholtz. Todas as cores se reduzem a três cores base: vermelho-púrpura, verde-azulado, roxo-azulado. Conseqüentemente, devem haver na retina três tipos de fotorreceptores sensíveis às cores base. Cada um destes tipos de fotorreceptores só pode ser estimulado pelas cores base.
Esta teoria foi substituída pelas conclusões de E. Hering. que por cores base E.Mail-Autorou o vermelho, o amarelo, o verde e o azul, tornando assim evidente que as cores base de Young-Helmholtz são já tons misturados.
Segundo Hering, as cores compostas resultam das cores base: contudo, não é possível encontrar mais de duas cores base em qualquer das cores compostas. Hering estabeleceu seis sensações base para três pares: branco e preto, verde e vermelho, amarelo e azul (cores opostas ou complementares).
No conceito "sensação" torna-se claro que a visão das cores é um fenômeno físico-psicológico (o que, aliás, já Goethe demonstrara na sua teoria das cores). Hering explicava o fenômeno fisiológico pela existência de substâncias químicas, e nunca por pares de cores diversas.
Se, durante algum tempo, olharmos um objeto colorido e depois dirigirmos os olhos para uma superfície preta ou branca, aparecer-nos-á uma imitação dos objetos nas cores complementares correspondentes, como os exemplos anteriores nitidamente demonstraram (contrastes sucessivos).

http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_01.asp
"Por quê?"

Chaves

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2006, 16:02:24 »

Constatei o fato. É vero. Infelizmente estou sem câmara digital, mas acho que não ia adiantar nada, pois trata-se de um fenômeno de percepção que não seria captado pela câmara (mas não tenho certeza).
Usei papel celofane vermelho à frente de uma das luminárias, ambas com essas lâmadas de luz branca, das econômicas, com uma cartolina branca de fundo.
Não é imediato, e nem é persistente. Depois de um certo tempo olhando para o conjunto, ao movimentar levemente os olhos, surge um verde pálido onde seria sombra branca.

Acho que a explicação passa mais ou menos por aqui:

Visão das cores
As cores percebidas nos objetos dependem dos comprimentos de onda que estes refletem ou emitem. A habitual luz solar pode decompor-se, por meio de um prisma, nas cores principais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta. Daqui se conclui que todas as cores são geralmente produzidas por uma combinação. Por combinação de cores entende-se, neste caso, não a mistura de pigmentos (como na pintura), mas a combinação de luz monocromática, que na retina provoca a impressão de uma combinação de cores homogênea. Deste raciocínio base desenvolveu-se a teoria das três cores de Young-Helmholtz. Todas as cores se reduzem a três cores base: vermelho-púrpura, verde-azulado, roxo-azulado. Conseqüentemente, devem haver na retina três tipos de fotorreceptores sensíveis às cores base. Cada um destes tipos de fotorreceptores só pode ser estimulado pelas cores base.
Esta teoria foi substituída pelas conclusões de E. Hering. que por cores base E.Mail-Autorou o vermelho, o amarelo, o verde e o azul, tornando assim evidente que as cores base de Young-Helmholtz são já tons misturados.
Segundo Hering, as cores compostas resultam das cores base: contudo, não é possível encontrar mais de duas cores base em qualquer das cores compostas. Hering estabeleceu seis sensações base para três pares: branco e preto, verde e vermelho, amarelo e azul (cores opostas ou complementares).
No conceito "sensação" torna-se claro que a visão das cores é um fenômeno físico-psicológico (o que, aliás, já Goethe demonstrara na sua teoria das cores). Hering explicava o fenômeno fisiológico pela existência de substâncias químicas, e nunca por pares de cores diversas.
Se, durante algum tempo, olharmos um objeto colorido e depois dirigirmos os olhos para uma superfície preta ou branca, aparecer-nos-á uma imitação dos objetos nas cores complementares correspondentes, como os exemplos anteriores nitidamente demonstraram (contrastes sucessivos).

http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_01.asp

Hihihi... Pessoal de férias... Cientistas malucos!!!! Putz... Que viagem! Manda a foto!

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2006, 16:10:16 »
engana zóio

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2006, 16:48:34 »
Hihihi... Pessoal de férias... Cientistas malucos!!!! Putz... Que viagem! Manda a foto!
:histeria:

Estou sem máquina fotográfica digital. Mas como eu disse, acho que não ia adiantar nada. Pelo que eu entendi, trata-se de uma questão de percepção ligada aos receptores fotoquímicos da retina.
Acho que a máquina não iria captar. Sei lá...
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2006, 16:59:23 »
Acho que apesar de a máquina não captar nós iríamos perceber a ilusão da mesma forma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2006, 17:16:15 »
Também acho.  Pelo que eu sei de teoria das cores, isso é normal.  "Colorir uma região com uma cor é a mesma coisa que colorir a região ao seu redor com a cor complementar", ou algo similar.  Isso porque a cor realmente é em parte uma questão biológica e psicológica de percepção; se você usar instrumentos óticos para medir os comprimentos de onda luminosa em toda a região do experimento não haverá qualquer anomalia, pois o fenômeno não é causado senão depois que a luz é gerada.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2006, 16:30:25 »

Estou sem máquina fotográfica digital. Mas como eu disse, acho que não ia adiantar nada. Pelo que eu entendi, trata-se de uma questão de percepção ligada aos receptores fotoquímicos da retina.

O que você tem tomado/fumado atualmente hein??  :?
Sei não... Tá parecendo um pouco fora do ar... Se é que você me entende...
X-D

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2006, 16:39:39 »

X-D

Tudo bem!
Vou fazer um diagrama com um círculo vermelho ao lado de um círculo branco e postar aqui.
Se vocês estão com a razão, então verão um círculo verde. :histeria:

PS: estou lendo ultimamente sobre o cérebro e a mente humanas. Vai ver que essa história está começando a me pirar. Eu, hein? :stunned:
"Por quê?"

Chaves

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2006, 16:43:08 »

X-D

Tudo bem!
Vou fazer um diagrama com um círculo vermelho ao lado de um círculo branco e postar aqui.
Se vocês estão com a razão, então verão um círculo verde. :histeria:

PS: estou lendo ultimamente sobre o cérebro e a mente humanas. Vai ver que essa história está começando a me pirar. Eu, hein? :stunned:

Vou te dar um conselho...hehe... Acho melhor você ir dormir um pouquinho, esquecer do cérebro, das luzes coloridas... Do que você anda tomando/fumando... Vai contando carneirinhos (brancos, tá!)... Se não der certo, dirija-se ao psiquiatra mais próximo!!!
:susto:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2006, 16:50:37 »
Tá bom!
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2006, 17:05:42 »
Eu fiz uma experiência no Paint. Pintei o fundo de rosa e desenhei uma bola vermelha e outra branca aproximadamente do mesmo tamanho e uma ao lado da outra.

Não observei nada, o que era rosa continuou rosa, o que era vermelho continuou vermelho e o que era branco continuou branco.

Então eu fiz o seguinte, cliquei duas vezes no botão rosa do Paint (sem trocadilho) e selecionei "Definir cores personalizadas", usando a barra vertical eu coloquei o rosa bem claro, quase no branco e depois preenchi o fundo com essa cor.

Acontece que a bola branca dá sim a impressão de assumir um coloração verde bem pálida, mas bem pálida mesmo, praticamente um hectoplasma (de fato é tão parecido com hectoplasma que você até tem que ter fé para acreditar que está lá mesmo :D ). Depois de um tempo a impressão some e você volta a ver branco, mas pintando a tela com uma cor escura e depois voltando para o original você recupera a ilusão.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2006, 17:25:04 »
Aí, Willy Nilly. É isso mesmo que aconteceu quando fiz com as luminárias. As cores são realmente pálidas, e o tom verde é pouco persistente.

Não dá para postar aqui não? Na página de Resposta tem um botão para anexar arquivo.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2006, 17:34:28 »
 :| Ué, não achei botão nenhum... Mas é tão fácil de fazer que nem precisa, é só abrir o Paint e seguir as instruções que eu passei.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2006, 18:16:30 »
Ué, não achei botão nenhum...
Na página de resposta, embaixo: Opções Adicionais.

Seria algo assim?
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2006, 18:32:29 »
Rosa mais claro, como eu disse tem que ser quase branco. Sem aro vermelho em volta do círculo branco. Eu deixei o círculo vermelho um pouco mais perto do círculo branco só para dar contraste, mas acho que ele não é necessário.
Aí está minha arte com quadrados. O fundo ficou mais escuro quando salvei em JPEG, o ideal é imagem em bitmap, mas o fórum não anexa esse tipo de arquivo.

« Última modificação: 29 de Julho de 2006, 18:34:12 por Willy Nilly »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!