Monitor combina projeções e exibe imagens 3D interativas
Guarde esse nome: TouchLight. A Microsoft registrou a tecnologia e já mostrou, em sua sede em Redmond (EUA), uma nova técnica que combina duas projeções em uma tela acrílica para gerar imagens em três dimensões que permitem interação do usuário ao simples toque na tela (lembra daquele computador futurista, cujas imagens Tom Cruise manipulava no ar no filme “Minority Report”? Pois é… mera coincidência).
Segundo Andy Wilson, do grupo de Sistemas Adaptativos e Interação dos laboratórios da Microsoft, em breve os usuários também poderão interagir à distância com o monitor, tocá-lo e também às imagens geradas no espaço entre o usuário e a tela acrílica.
Entre os objetivos dos pesquisadores de Redmond está criar uma interface que possa ser manipulada por gestos e diversos usuários ao mesmo tempo. “Qualquer superfície do mundo poderá ser um ponto de entrada de computação, e as telas que usamos e espaços que habitamos reconhecerão nossa presença”, diz Wilson. “No futuro, a computação estará em todo lugar, e o desktop será apenas uma pequena parte da ação”. A expectativa é que a tecnologia chegue a aplicações voltadas ao usuário final em dois ou três anos.
No site do pesquisador há links com mais detalhes sobre a tecnologia e também um vídeo (cuidado, ele tem 26 MB!) que demonstra o funcionamento da TouchLight — você, usuário de Photoshop e outros softs de imagem, repare a facilidade com que Wilson digitaliza uma imagem e trabalha com ela na tela.
http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2006-07-30_2006-08-05.html#2006_07-31_19_26_59-9542190-0