Autor Tópico: Duas Novas Falácias  (Lida 1391 vezes)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
Duas Novas Falácias
« Online: 02 de Agosto de 2006, 16:26:52 »
Não vi até hoje nos manuais de falácias essas duas, se existirem, me desculpem a ignorância.

Falácia do Apelo a Naturalidade[/color].

É comum no dia-a-dia ouvirmos: "você está errado, porque isso não é natural."

Exemplos: O aborto é errado, porque evita a gravidez indesejada, e isso não é natural.

Ou

O comum são  os homens copularem com mulheres, e o homossexualismo é o contrario disso, logo não é natural e está errado.

Ora, casas não são naturais, prédios não são naturais, a medicina não é natural. Enfim, se olharmos sob o ponto de vista dos outros animais, nenhum de nossos avanços científicos são naturais. Mas se nos virmos como meros animais (como outros tantos) que interagem com a natureza ao nosso redor, então tudo que fazemos é natural. Logo, esse argumento é inválido.

[Obs: sugiro que os que preferem a primeira possível interpretação acerca da naturalidade, vão para a selva viver ( nus e em cavernas ) com os macacos. :hihi:]

Generalizando: A é falso porque não é natural.

Falácia do Apelo a Racionalidade[/color].

É comum no dia-a-dia ouvirmos: "você está errado, porque a sua idéia é irracional." Ou "Porque ela não obedece a "Racionalidade das Coisas" [tudo em letras maiúsculas :hihi:]"

Exemplos: no tempo da idade média européia aquela estrutura social (nobreza e clero versus servos) era dita a racional. Hoje a estrutura social do livre-mercado é dita a racional. No tempo da ditadura militar, era passado às pessoas que aquele sistema político (militares no poder) era o racional. Qualquer coisa que fosse contraria a esses sistemas sociais era dita irracional. Com isso o termo "racional" perde seu sentido (que é o sentido de lógico-ilógico, verdadeiro-falso); e vira uma palavra vazia (como por exemplo, o termo "deus").

Generalizando: A é falso porque não é "racional".

OBS: essas duas falácias se parecem com a do falácia do "verdadeiro escocês".

« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 09:54:25 por Mario »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Duas Novas Falácias
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2006, 16:34:37 »
E porventura viestes tu do forum ateus net e não se apresentastes quem és na primeira mensagem, no tópico "novo por aqui?" na área bate papo?

A propósito, acho que a primeira já existe e se chama "apelo à natureza"

E onde você foi ver escocês?!?!!?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2006, 17:34:47 »
A Falácia do Apelo à Naturalidade nada mais é do que a Falácia do Apelo à Natureza. Sem tirar nem pôr. E pode ser refutada se citando a "maconha", já que ela é um produto natural.

A Falácia do Apelo à Racionalidade pode ser, dependendo do caso, uma Reificação, uma Falácia de Acento ou um Eufemismo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2006, 01:03:20 »
Maconha só é "droga" porque o consumo e o comércio dela são criminalizados. Usar isso de contra-argumento faz um problema grande ficar maior.

Essa da racionalidade parece mais com apelo à autoridade que qualquer outra coisa. É o vulgo "diz estudo": se a Ciência diz, quem somos nós pra contradizer?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2006, 21:13:39 »
eu uso "esterco"!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2006, 21:21:58 »
"apelo à racionalidade" é uma falácia?
faça-me o favor. não é um erro de lógica apontar que tal linha de pensamento não obedece à razão, contanto que se explique o porquê disso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:37:18 »
"apelo à racionalidade" é uma falácia?
faça-me o favor. não é um erro de lógica apontar que tal linha de pensamento não obedece à razão, contanto que se explique o porquê disso.

Releia o que eu escrevi.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:13:16 »
Essa Falácia da racionalidade não faz muito sentido, se quer saber.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:17:41 »
eu li.
e sua conclusão não é racional. :)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 20:19:50 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:12:33 »
eu li.
e sua conclusão não é racional. :)

Arrá... você cometeu a falácia Apelo à Racionalidade.  8-) ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!