A idéia central do texto é que a bactéria Toxoplasma gondii (que é encontrada nos gatos, seja doméstico seja selvagem)
apenas para não deixar margem para interpretação errada, não é que gatos têm essa bactéria, todos.... alguns têm...
costuma deixar as pessoas neuróticas (clinicamente falando)
eu só sabia de diminuir os reflexos. Lembro de ter visto qualquer coisa sobre pessoas com toxoplasmose sofrerem mais acidentes de carro... de neurose eu não conhecia
Ok que pra tudo na vida existe substrato biológico, mas uma coisa dessas é FORÇAR A BARRA.
Eu não vi nada demais com a conclusão... se a bactéria pode deixar as pessoas com tendência a se sentirem culpadas por alguma coisa.... e em alguns lugares quase todos adultos acabam sendo infectados, não me surpreenderia que isso afetasse a cultura de alguma forma. Claro que é absurdo sugerir que isso fosse algo como uma explicação única para esse tipo de coisa, achar que onde quer que tenha havido uma cultura que levasse às pessoas a culparem a si mesmas por qualquer coisa, tenha havido infecção massiva de toxoplasma...... por outro lado, se o toxoplasma causa isso, só precisa infectar
uma pessoa suficientemente influente numa cultura para eventualmente ter um efeito significativo. O que novamente não significa que todas pessoas que defendam filosofias de auto-culpa tenham tido toxoplasmose... mas é interessante, de qualquer modo.