Autor Tópico: Racismo.  (Lida 1304 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Racismo.
« Online: 04 de Agosto de 2006, 11:10:39 »
Eu percebi uma discussão racista em um dos foruns que frequento e dei a seguinte resposta quando falaram em escravidão como motivo do preconceito.

Citação de: Tarcísio

A origem não vem de séculos de discriminação, escravidão ou o escambal a 4. A discriminação vem da república velha, acho que não faz um século ainda, quando os negros se juntaram na capital carioca e no reconcavo baiano. Vou falar só da capital carioca por que foram as músicas de lá, melhor, dos negros que viviam nela, que venderam o preconceito para o resto do país.

Muitos ex-escravos, filhos de ex-escravos e netos de ex-escravos não trabalhavam, uns por dificuldade de se arrumar um emprego e outros por se negarem a continuar trabalhando mesmo depois de tantos anos de exploração. O que aconteceu? Precisavam comer não é? Ai nasce a "malandragem carioca".

O malandro ficava pelas ruas vadiando, aplicando golpes e batendo carteiras, muitas vezes esses malandros se juntavam em casas conhecidas da comunidade negra eram as Tias e Tios da negritude(http://pt.wikipedia.org/wiki/Tia_Ciata). Lá começaram os sambas e posteriormente as músicas que exaltavam as proesas dos malandros... Com o rádio chegando a era do ouro no Brasil esses exteriotipos do "preto safado" e "preto vadio" começaram a ser vendidos para todo o país através das músicas dos malandros.

Com a entrada de Getúlio no poder esses mesmos malandros, pela ajuda financeira que o governo oferecia a eles, passaram a escrever músicas de apoio ao trabalho e as virtudes do homem honesto...

Mas só foi Getúlio sair que voltaram a exaltar a malandragem em suas letras novamente...

Se hoje muitos relacionam "preto" a vadio ou a tranbiqueiro ou a fazedor de merda a culpa são desses malandros. Não caia na bobeira de que a discriminação venha da escravidão, se o fosse seria muito mais sensato relacionar "preto" com trabalho e esperança...

Abração.

Estou certo não é mesmo historiadores?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Racismo.
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2006, 16:51:24 »
Sei lá... acho que tem até influência, mas não creio que a escravidão não influencie em nada o preconceito... Não que as pessoas achem hoje que negros deveriam ser escravizados, mas sim que de geração em geração vem esta certa hostilidade em algumas familias que chegou no dia de hoje. Embora eu acredite que atuamente o racismo no Brasil seja bastante baixo, ou seja, dentro da normalidade em que sempre existem uns e outros que não toleram a etnia alheia, mas nada generalizado e problemático ao ponto de inventarem as supostas quotas raciais que, justamente, irão criar e institucionalizar a longo prazo, o racismo exacerbado e presente no cotidiano de todos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2006, 17:07:37 »
Creio que os dois fatores apresentados sejam a principal causa da segregação racial aqui no Brasil. É triste saber que após tantos anos de barbárie ainda tenha pessoas com mente tão pequena ao ponto de discriminar outra pessoa pela cor de sua pele.

Atitudes com a política de cotas do governo só fazem esse tipo de preconceito aumentar mais e mais.

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2006, 17:29:12 »
Acho que a escravidão tem a maior parte da culpa.

As cotas só pioram a coisa toda.
Não deseje.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2006, 17:38:47 »
Então vocês dizem que a escravidão tem maior influência na discriminação atual.

ARGUMENTEM!

(Por favor, não venham falar de cotas, isso é outro tema, até pertinente ao debate, mas sei que alguns aqui irão avacalhar o tópico hostilizando as cotas e fugindo da finalidade do tema)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:52:22 »
Ao meu ver a população afro - descendente sofre muito preconceito pelo fato dos negros terem sido tão hostilizados num passado não muito distante, ainda há ressentimentos e marcas daquela época abominável e sombria da história de nosso país.

O preconceito provém de mentes muito pequenas, de pessoas que acham que pelo fato delas serem brancas elas são melhores do que as outras pessoas. A população negra está aumentando gradativamente sua importância no mercado de trabalho e sua capacitação, isso ao meu ver gera um certo ódio nos racistas hipócritas que estão tendo que competir de forma nivelada com os ditos "inferiores".

Pode ser conspiracionismo de minha parte, mas analisando estatísticas e relatos das mais diversas pessoas do meu convívio social pude tirar essa conclusão.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:56:41 »
Então vocês dizem que a escravidão tem maior influência na discriminação atual.

ARGUMENTEM!

(Por favor, não venham falar de cotas, isso é outro tema, até pertinente ao debate, mas sei que alguns aqui irão avacalhar o tópico hostilizando as cotas e fugindo da finalidade do tema)

Tarcísio, se você olhar pelo ponto de vista que a abolição feita de maneira não planejada resultou nesses grupos, terá a escravidão como principal motivo do preconceito...

Se não houvessem escravos, os negros seriam mão de obra estrangeira como qualquer outra e teriam concorrido da mesma forma aos empregos dados aos recém chegados emigrantes da época...

Isso me leva a outra pergunta...

Eu não entendo bem o por quê dos emigrantes terem conseguido trabalho mais facilmente do que os negros libertos... Eles cobravam mais barato? Alguém sabe?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:00:52 »
Acredito que eles eram mais qualificados. Mas ai e so chutometro.
"The patient refused an autopsy."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:05:33 »

Então... eu também pensei nisso... mas os ex-escravos deviam ser mais qualificados, já que trabalharam com aquilo desde que nasceram... então acho que esse motivo é meio improcedente...

Maaaas... achismos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:43:43 »

Então... eu também pensei nisso... mas os ex-escravos deviam ser mais qualificados, já que trabalharam com aquilo desde que nasceram... então acho que esse motivo é meio improcedente...

Maaaas... achismos...

Está claro (sem trocadilhos!) que os imigrantes foram trazidos para embranquecer o país.Alguns dizem que era para ocupar as regiões mais despovoadas , mas se o motivo era esse, por que não dar essas terras para os escravos recém libertados ou os brancos livres que já moravam aqui ?

P.S: Não estou menosprezando as contribuições que os imigrantes trouxeram ao Brasil.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:45:10 »

Maaaas... achismos...

Está claro (sem trocadilhos!) que os imigrantes foram trazidos para embranquecer o país.Alguns dizem que era para ocupar as regiões mais despovoadas , mas se o motivo era esse, por que não dar essas terras para os escravos recém libertados ou os brancos livres que já moravam aqui ?

P.S: Não estou menosprezando as contribuições que os imigrantes trouxeram ao Brasil.

Racismo já naquela época? Que absurdo... :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2006, 02:50:27 »
Nw sei, mas lembro de ouvir em algum lugar que os negros estavam mais adaptados com a cultura do cacau , enquando os imigrantes brancos ja sabiam como plantar o café.Tanto que a maior concentração de negros se da na Bahia e a de italianos no sudeste.... Nw tenho idéia se isso é vero.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2006, 06:02:28 »
Escravos, por motivos óbvios, tendem a não se importar muito com o trabalho que são forçados a exercer.  Imigrantes que estão aqui motivados por seus sonhos e projetos de vida tendem a se empenhar mais.  Em alguns casos, é por terem qualificação e experiência em, digamos, agropecuária que eles vieram para o Brasil em primeiro lugar.

Além do que, não é rara a atitude de ter muita simpatia pelos direitos e espaço dos negros em teoria, mas acabar preferindo formar laços profissionais e comerciais com brancos por uma questão de conforto.  Eu não tenho muita simpatia pelas cotas (que na minha opinião aumentam o racismo porque o oficializam) mas é fato que existe uma dívida histórica.

Só acho que essa dívida tem mais a ver com conservadorismo e situações sócio-econômicas do que com genuína discriminação étnica.  Assistam "Hotel Rwanda" e "Central do Brasil" e pensem a respeito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2006, 15:20:54 »
Citação de: Luis Dantas
Só acho que essa dívida tem mais a ver com conservadorismo e situações sócio-econômicas do que com genuína discriminação étnica.

No Brasil, com certeza.
Who cares?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2006, 18:34:22 »
Vou assistir ao Hotel Rwanda, disseram-me ser muito bom. O Central do Brasil eu já vi, mas não compreendi muito bem o racismo naos seus olhos Dantas. Pode falar mais sobre?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:42:46 »
discriminações são só memes que surgem mais ou menos aleatoriamente e se perpetuam na medida em que não são combatidos.

A escravidão colaborou de certa forma ao inserir uma classe de pessoas, as escravizadas, que é facilmente discriminável, facilmente discernível, rotulável. Se a África não fosse equatorial, se os escravos fossem comprados numa África de uma realidade alternativa onde todos fossem racialmente (quase) indistinguíveis dos compradores, mas ainda pudessem ser vistos como selvagens, muito provavelmente ainda haveria preconceito, só que seria mais sócio-econômico do que "racial", ainda que, como ocorreu com os judeus, pudessem ser classificados pseudocientíficamente como raça, apenas para validação "científica" da discriminação.

Citação de: Tarcísio
Com a entrada de Getúlio no poder esses mesmos malandros, pela ajuda financeira que o governo oferecia a eles, passaram a escrever músicas de apoio ao trabalho e as virtudes do homem honesto...
Saberia dar exemplos dessas músicas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:45:08 »
Vou assistir ao Hotel Rwanda, disseram-me ser muito bom. O Central do Brasil eu já vi, mas não compreendi muito bem o racismo naos seus olhos Dantas. Pode falar mais sobre?

Central do Brasil mostra bem como há toda uma legião de pessoas neste país que nem conseguem se dar conta do quanto estão excluídas... e como esse verdadeiro sistema de castas não tem realmente muito a ver com etnias.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:50:33 »
 Está claro (sem trocadilhos!) que os imigrantes foram trazidos para embranquecer o país.
Como exatamente?

Alguns dizem que era para ocupar as regiões mais despovoadas , mas se o motivo era esse, por que não dar essas terras para os escravos recém libertados ou os brancos livres que já moravam aqui ?

Que eu saiba, em muitos casos, as terras não eram doadas pelo governo, mas simplesmente vinham posseiros e se apossavam. Ou ao menos foi assim que ouvi dizer que ocorreu com algumas pessoas. E com grandes áreas de terra.

Ao menos nos casos de imigrantes vindos por livre e espontânea vontade, ou tanto quanto fugir da primeira guerra puder ser classificado como livre e espontânea vontade. Não sei nada desses "trazidos" pra cá...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2006, 07:17:31 »
Buckaroo Banzai, procura pelas músicas de Wilson Batista ele é um desses malandros do trecho citado.

Existia uma idéia de fazer estilo uma reforma agrária logo depois da escravidão, mas isso não foi a diante. Isto está escrito numa revista, vou ver hoje e conto o nome e número mais tarde.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2006, 21:10:18 »
Está claro (sem trocadilhos!) que os imigrantes foram trazidos para embranquecer o país.
Como exatamente?

Aumentando a população branca, ora.Não tenho certza mas acho que era mais díficil, depois da abolição, o governo financiar a imigração de uma família africana do que de uma alemã ou italiana.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2006, 21:19:57 »
mas as pessoas foram trazidas para cá, financiadas pelo governo, ou simplesmente vieram?

E não teria nada a ver com qualificações profissionais, no caso de serem trazidos? Acho que teve algo assim relacionado à construção de ferrovias.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2006, 22:45:01 »
A imigração para o oeste paulista era financiada pelos próprios latifundiários, mas a da região sul eu acho que foi por conta dos próprios imigrantes.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2006, 14:28:07 »
Gosh... os imigrantes vieram para embranquecer o país...  :grito:

HAhHAAHahaHahaHAHAhahahahaha  :histeria:

Todo mundo esqueceu que a Europa estava morrendo de fome, das propagandas feitas na Itália principalmente, de que o novo mundo era fértil e inexplorado e que aqui todos tinham uma chance de enriquecer, fala sério, eles vieram por vontade própria e na época era muito mais interessante contratar um imigrante europeu que tinha experiencia em lavouras e em produções de larga escala, do que um africano que vive na floresta.  :no:

Quanto a história do malandro...  X-D

Eu acho que a cultura do malandro é um problema que veio com os Portugueses e não com a escravidão, os Portugueses são os percursores da corrupção formal (criminosos do colarinho branco) vide a falência do Banco do Brasil no inicio do império, esse costume de passar a perna so foi absorvido pelos negros e demonstrado a la pobreza, como eles não trabalhavam em cargos públicos, eles  cometiam as infrações ali mesmo, na rua, e nós brancos aplaudimos "Olha como aquele cara é esperto.", ai eles vem com o samba e agente Glamouriza o malandro, ai pronto, hoje agente vê o resultado nas favelas do rio.

Tomem como exemplo o RAP nos estados unidos, é o mesmo esquema.

Uga-Uga.. o que falta no brasil é ética e não bunda.  X-D
Vini Vid Vicious (...)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:20:30 »
A imigração para o oeste paulista era financiada pelos próprios latifundiários, mas a da região sul eu acho que foi por conta dos próprios imigrantes.

Contam-me meus avós que quem pagou a passagem deles e deu uma grana quando eles foram pro Brasil foi o governo japones....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:49:38 »
mas eu falava sobre os meus, italianos hehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!