Foi divulgado hoje (
http://www.spacedaily.com/reports/Chandra_Independently_Determines_Hubble_Constant_999.html) que o NASA's Chandra X-ray Observatory fez uma medição independente da Constante de Hubble, confirmando a idade do Universo entre 12 e 14 bilhões de anos, reforçando então o valor aceito de 13,7 bilhões de anos.
A medição foi feita combinando dados do Chandra observações em rádio-frequência que determinaram a distância de 38 clusters de galáxias, situadas entre 1,4 bilhões e 9.3 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Nessas novas medições utilizou-se um fenômeno conhecido como Efeito Sunyaev-Zeldovich, em que fótons da Radiação Cósmica de Fundo em MicroOndas interagem com elétrons das nuvens de gás quente que rodeiam os clusters de galáxias. As alterações são medidas e comparadas com os fótons que não sofrem tal interação.
The new Chandra result is important because it offers the independent confirmation that scientists have been seeking and fixes the age of the Universe between 12 and 14 billion years.