Quem é ateu e tem família religiosa (do tipo que vai toda semana na igreja) sabe como é, sempre têm aqueles convitinhos para ir à igreja. Um dia desses eu aceitei ir na igreja da minha mãe com ela. Ela me chamou pra ver um discurso onde seria mostrado “claramente” que estamos nos últimos dias, e que o apocalipse se aproxima a galope. Por incrível que pareça eu consegui prestar atenção na palestra, mas não pq estivesse interessante, mas em ver como eram toscos e ridículos os argumentos crédulos deles. Falando sobre profecias que estão se cumprindo, de terremotos, de enchentes, tsunamis, violência, guerras... todas coisas ditas por Jesus que aconteceriam nos últimos tempos. Argumentando que nunca havia acontecido tantas tragédias e tanta degradação humana na história, que o armagedom estava próximo e blá blá blá... culminando na volta de Jesus Cristo pra detonar com todo mundo, menos com eles os crentes, é claro. Mas como desconhecem história, não sabem ou ignoram que todas estas coisas já ocorreram, muitas vezes de forma infinitamente pior. São registrados no século XX e outros anteriores, principalmente na China e no Japão, tsunamis e terremotos muito maiores que os recentes, que mataram muito mais gente. Não sabem que o planeta já passou por catástrofes milhares de vezes piores do que simples vendavais ou tsunamis. Já fomos atingidos por meteoros enormes, que devastaram boa parte da vida no planeta várias vezes. Já passamos por eras glaciais, secas muito piores que as que ocorrem agora. Apesar de concordar q atualmente estamos passando por tempos de enorme violência e guerras, não sabem que o ser humano já foi muito mais monstruoso e muito menos civilizado do que é hoje. Imaginem como éramos lá nas savanas africanas, morando em cavernas! Ou na idade antiga, onde aconteciam as lutas de gladiadores, espetáculos brutais de carnificina. Onde jogavam os pobres cristãos para serem devorados por leões e outras feras (se bem que às vezes dá vontade de fazer isto também sabe...
). Ou então, mais recentemente, na idade das trevas - a idade média - onde, por ser considerado um herege (por motivos menos q ridículos) vc podia ser monstruosamente torturado e assassinado, até queimado vivo em praça pública, ou decapitado, com todos vendo sua cabeça rolar no chão e o povo em volta aplaudindo a barbárie. Guerras então! Só não morreu mais gente que nas guerras modernas pq não tinha tecnologia de destruição em massa como temos hoje (um subproduto da ciência, infelizmente!).
Um dias desses volto lá para rir mais um pouco