Autor Tópico: O Apocalipse está próximo!!  (Lida 2503 vezes)

Marcelo

• Visitante
O Apocalipse está próximo!!
« Online: 08 de Agosto de 2006, 00:31:00 »
Quem é ateu e tem família religiosa (do tipo que vai toda semana na igreja) sabe como é, sempre têm aqueles convitinhos para ir à igreja. Um dia desses eu aceitei ir na igreja da minha mãe com ela. Ela me chamou pra ver um discurso onde seria mostrado “claramente” que estamos nos últimos dias, e que o apocalipse se aproxima a galope. Por incrível que pareça eu consegui prestar atenção na palestra, mas não pq estivesse interessante, mas em ver como eram toscos e ridículos os argumentos crédulos deles. Falando sobre profecias que estão se cumprindo, de terremotos, de enchentes, tsunamis, violência, guerras... todas coisas ditas por Jesus que aconteceriam nos últimos tempos. Argumentando que nunca havia acontecido tantas tragédias e tanta degradação humana na história, que o armagedom estava próximo e blá blá blá... culminando na volta de Jesus Cristo pra detonar com todo mundo, menos com eles os crentes, é claro. Mas como desconhecem história, não sabem ou ignoram que todas estas coisas já ocorreram, muitas vezes de forma infinitamente pior. São registrados no século XX e outros anteriores, principalmente na China e no Japão, tsunamis e terremotos muito maiores que os recentes, que mataram muito mais gente. Não sabem que o planeta já passou por catástrofes milhares de vezes piores do que simples vendavais ou tsunamis. Já fomos atingidos por meteoros enormes, que devastaram boa parte da vida no planeta várias vezes. Já passamos por eras glaciais, secas muito piores que as que ocorrem agora. Apesar de concordar q atualmente estamos passando por tempos de enorme violência e guerras, não sabem que o ser humano já foi muito mais monstruoso e muito menos civilizado do que é hoje. Imaginem como éramos lá nas savanas africanas, morando em cavernas! Ou na idade antiga, onde aconteciam as lutas de gladiadores, espetáculos brutais de carnificina. Onde jogavam os pobres cristãos para serem devorados por leões e outras feras (se bem que às vezes dá vontade de fazer isto também sabe... :hihi:). Ou então, mais recentemente, na idade das trevas - a idade média - onde, por ser considerado um herege (por motivos menos q ridículos) vc podia ser monstruosamente torturado e assassinado, até queimado vivo em praça pública, ou decapitado, com todos vendo sua cabeça rolar no chão e o povo em volta aplaudindo a barbárie. Guerras então! Só não morreu mais gente que nas guerras modernas pq não tinha tecnologia de destruição em massa como temos hoje (um subproduto da ciência, infelizmente!).
Um dias desses volto lá para rir mais um pouco  :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: O Apocalipse está próximo!!
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2006, 02:04:00 »
Com o advento da tecnologia das comunicações sabemos em poucos instantes sobre alguma catástrofe (natural ou não) que esteja acontecendo no outro lado do mundo. A quantidade de informações geradas tambem cresceu de forma impressionante em função desta velocidade de propagação das notícias. Certamente a 100 anos atrás não saberiamos muito (ou melhor dizendo, praticamente nada) sobre a tsunami na Ásia, por exemplo. Isto, nas cabeças de pessoas de mente limitada (ou que intencionalmente agem de má fé ) passa a idéia que todas estas crises são exclusividade do nosso tempo.
Isto é uma arma poderosíssima nas mãos de religiosos que manipulam esta informação de maneira a tentar converter um numero maior de pessoas desinformadas históricamente.

Quanto as guerras, desde que o homem é homem elas acontecem... Oras, mesmo que muitas das convenções que regulamentam e normatizam a conduta dos envolvidos em conflitos bélicos é cada vez maior o cuidado que se tem em atingir apenas os pontos estratégicos fundamentais para o "inimigo"... o foco não é mais causar um grande numero de baixas no adversário e sim deixa-lo sem capacidade de reagir. Não que guerras sejam algo desejável e justificáveis, mas mesmo assim, em comparação as guerras de outras eras, ela é travada de maneira mais "civilizada" (estou com dificuldades de encontrar os termos apropriados, talves transmita algum conceito de maneira errônea) e menos danosa (todas as guerras são danosas).

O interessante é que estas pessoas não conseguem observar os (vários) pontos  positivos que a humanidade conquistou nestes últimos anos... ou por ignorância ou por pura má fé.

Enfim... o "Apocalipse" já vem sendo anunciado desde a suposta morte de um suposto Jesus Cristo... nada de novo... técnica milenar de conversão... conversão por medo, conversão por uso da informação com instrumento de terror.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 01:31:47 por Spitfire »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2006, 02:30:38 »
O interessante é que estas pessoas não conseguem observar os (vários) pontos positivos que a humanidade conquistou nestes últimos anos... ou por ignorância ou por pura má fé.
Também acho. Por exemplo, eles só levam em consideração a realidade de países como o Brasil ou piores, ao falarem da violência e da deseigualdade. Porém, existem países, principalmente na Europa, onde a realidade é bem diferente, tais como Noruega e Suiça, onde o nível de vida é considerado excelente.

Citação de: Spitfire
Enfim... o "Apocalipse" já vem sendo anunciado desde a suposta morte de um suposto Jesus Cristo... nada de novo... técnica milenar de conversão... conversão por medo, conversão por uso da informação com instrumento de terror.
Falou tudo! O tal do apocalipse era pra ter sido tantas vezes que já perdi as contas. Nesta religião da minha mãe mesmo (TJ) já foi anunciado o fim do mundo em umas cinco datas diferentes e até agora nada do messias voltar. Não é pra menos, depois de ser torturado, espancado e crucificado aqui, acho q não volta nunca mais. Eu não voltaria!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:23:29 »
Ainda bem que minha família já desencanou do meu modo de vida "satânico" (nem me dou mais ao trabalho de explicar a eles...:?) e nem sou convidado a ir nesses lugares mais... :lol:

Cada ano começado com zero é o anúncio de um novo apocalipse... ou terminado com 6, ou virada de século, de milênio, ou bissexto, ou com eclipse...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2006, 16:44:47 »
Fala logo, todo ano eles dizem que vai acabar o mundo. Bem pelo menos, alguma hora eles acertam.
"The patient refused an autopsy."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2006, 19:49:09 »
Falou tudo! O tal do apocalipse era pra ter sido tantas vezes que já perdi as contas. Nesta religião da minha mãe mesmo (TJ) já foi anunciado o fim do mundo em umas cinco datas diferentes e até agora nada do messias voltar. Não é pra menos, depois de ser torturado, espancado e crucificado aqui, acho q não volta nunca mais. Eu não voltaria!

Os TJs não afirmam que o apocalipse já começou desde 1914 ? Que lentidão ! :twisted:

Quanto aos católicos, basta assistir (se tiverem estômago) algum programa dessas emissoras deles.Sempre têm alguém dizendo "Essa geração verá Cristo em glória".
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2006, 22:01:51 »
E tem um tal de Calendário Maia.
Data fatítica em 2012.

Temos tempo.:-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Marcelo

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2006, 23:37:46 »
Os TJs não afirmam que o apocalipse já começou desde 1914 ? Que lentidão ! :twisted:
Bom, pra eles primeiramente o fim do mundo seria em 1914, daí reinterpretaram dizendo que se iniciou em 1914 com a posse de Jesus como rei dos céus. Sem falar que eles já preveram o tal do armagedom para 1918, 1975 e 2000.

Citação de: Sr. Spock
Quanto aos católicos, basta assistir (se tiverem estômago) algum programa dessas emissoras deles.Sempre têm alguém dizendo "Essa geração verá Cristo em glória".
Já teve uma profecia desse tipo nas TJs também, diziam que a geração de 1914, que presenciou com dicernimento os acontecimentos da I Guerra Mundial não passaria sem que o fim do mundo chegasse. Só sei que a velharada morreu tudo, o seu Jesus não veio e deram um jeito de reinterpretar denovo a tal da profecia, ou seja, tapearam mais uma vez os milhões de TJs crentes.
Ridículo né? Mas tem muita gente que acredita piamente nestes tipos de besteiras. Infelizmente minha mãe é uma delas. Coitada, está doente, mas não sabe, assim como todos os religiosos.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2006, 23:43:31 por Marcelo »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2006, 23:41:41 »
E tem um tal de Calendário Maia.
Data fatítica em 2012.

Temos tempo.:-)
Já ouvi falar desta profecia támbém. Quem sabe desta vez venha... já vou providenciando a lista das coisas que quero fazer antes de morrer.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2006, 00:12:20 »
Deve ser uma decepção tão grande pra eles quando nós, infiéis, não ardemos na eterna agonia do fogo do caramunhão...

"Vai ser no ano 2000"...

Não foi dessa vez...

"Ahhhhhh...:("

Interessante esse sentimento em almas tão caridosas, não?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:30:17 »
Deve ser uma decepção tão grande pra eles quando nós, infiéis, não ardemos na eterna agonia do fogo do caramunhão...

"Vai ser no ano 2000"...

Não foi dessa vez...

"Ahhhhhh...:("

Interessante esse sentimento em almas tão caridosas, não?

Já vi muita gente se regozijando quando o "fim do mundo" chegar e os infíeis e ateus queimarem no inferno... doentes, precisam de ajuda profissinal psicológica... é a única explicação que consigo encontrar.   :/

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:40:33 »
Ainda bem que minha família já desencanou do meu modo de vida "satânico" (nem me dou mais ao trabalho de explicar a eles...:?) e nem sou convidado a ir nesses lugares mais... :lol:

Eu até vou em alguns, sem nenhum problema... como por exemplo em missas de sétimo dia de falecimento. Vejo apenas como um evento social onde pessoas se reunem para prestar homenagens a alguma pessoa querida. Tambem nunca me neguei de ser padrinho de batismo, coisa que encaro mais como um ato onde a outra pessoa nomeia você como uma espécie de tutor do "batizado"... encaro como reconhecimento das minhas virtudes como pessoa para ser responsável pela educação e criação daquele pequenino ser humano.
Lógico que tem toda aquela liturgia ritualistica  "pé no saco", que não passa de puro simbologismo.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2006, 14:31:59 »
Amigos,

O que acham do texto abaixo?  É Espírita.  É mais ou menos a visão espírita do Final dos Tempos.  Estou publicando só para curiosidade.  Eu marquei alguns pontos interessantes.  Deixem as suas impressões, pró ou contra.

Paris, 25 de abril de 1866

(Resumo das comunicações dadas pelas Sras. M... e T... em estado sonambúlico)

REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE

Precipitam-se com rapidez os acontecimentos, pelo que já não vos dizemos, como outrora: “Aproximam-se os tempos.” Agora, dizemos: “Os tempos são chegados.” Não suponhais que as nossas palavras se referem a um novo dilúvio, nem a um cataclismo, nem a um revolvimento geral. Revoluções parciais do globo se hão produzido em todas as épocas e ainda se produzem, porque decorrem da sua constituição, mas não representam os sinais dos tempos. Entretanto, tudo o que está predito no Evangelho tem de cumprir-se e neste momento se cumpre, conforme o reconhecereis mais tarde. Não tomeis, porém, os sinais anunciados, senão como figuras, que precisam ser compreendidas segundo o espírito e não segundo a letra.

Todas as Escrituras encerram grandes verdades sob o véu da alegoria e, por se terem apegado à letra, é que os comentadores se transviaram. Faltou-lhes a chave para lhes compreenderem o verdadeiro sentido. Essa chave está nas descobertas da Ciência e nas leis do mundo invisível, que o Espiritismo vem revelar. Daqui em diante, com o auxílio desses novos conhecimentos, o que era obscuro se tornará claro e inteligível.

Tudo segue a ordem natural das coisas e as leis imutáveis de Deus não serão subvertidas. Não vereis milagres, nem prodígios, nem fatos sobrenaturais, no sentido vulgarmente dado a essas palavras.

Não olheis para o céu em busca dos sinais precursores, porquanto nenhum vereis, e os que vo-los anunciarem estarão a enganar-vos. Olhai em torno de vós, entre os homens: aí é que os descobrireis.

Não sentis que um como vento sopra sobre a Terra e agita todos os Espíritos? O mundo se acha na expectativa e como que presa de um vago pressentimento de que a tempestade se aproxima.

Não acrediteis, porém, no fim do mundo material. A Terra tem progredido, desde a sua transformação; tem ainda que progredir e não que ser destruída. A Humanidade, entretanto, chegou a um dos períodos de sua transformação e o mundo terreno vai elevar-se na hierarquia dos mundos.

O que se prepara não é, pois, o fim do mundo material, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do orgulho, do egoísmo e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços. Tudo dele acabará com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício, que as gerações seguintes consolidarão e completarão.

De mundo de expiação, a Terra se mudará um dia em mundo ditoso e habitá-lo será uma recompensa, em vez de ser uma punição. O reinado do bem sucederá ao reinado do mal.

Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso se faz que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que unicamente ao bem aspirem. Como já chegou esse tempo, uma grande emigração neste momento se opera entre os que a habitam. Os que praticam o mal pelo mal, alheios ao sentimento do bem, dela se verão excluídos, porque lhe acarretariam novamente perturbações e confusões que constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o seu endurecimento em mundos inferiores, aos quais levarão os conhecimentos que adquiriram, tendo por missão fazê-los adiantar-se. Substituí-los-ão na Terra Espíritos melhores que farão reinem entre si a justiça, a paz, a fraternidade.

A Terra, dissemo-lo, não será transformada por um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança na ordem natural das coisas. Tudo, pois, exteriormente, se passará como de costume, com uma única diferença, embora capital: a de que uma parte dos Espíritos que nela encarnam não mais encarnarão. Em cada criança que nasça, em lugar de um Espírito atrasado e propenso ao mal, encarnará um Espírito mais adiantado e propenso ao bem. Trata-se, portanto, muito menos de uma nova geração corporal, do que de uma nova geração de Espíritos. Assim, desapontados ficarão os que contem que a transformação resulte de efeitos sobrenaturais e maravilhosos.

A época atual é a da transição; os elementos das duas gerações se confundem. Colocados no ponto intermédio, assistis à partida de uma e à chegada da outra, e cada uma já se assinala no mundo pelos caracteres que lhe são próprios.

As duas gerações que sucedem uma à outra têm idéias e modos de ver inteiramente opostos. Pela natureza das disposições morais, porém, sobretudo pelas disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir à qual das duas pertence cada indivíduo. Tendo de fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por uma inteligência e uma razão, em geral, precoces, juntas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas, o que é sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá tão-só de Espíritos eminentemente superiores, mas de Espíritos que, já tendo progredido, estão predispostos a assimilar as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento regenerador.

O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, primeiramente, a revolta contra Deus, pela negação da Providência e de qualquer poder acima da Humanidade; depois, pela propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternais do orgulho, do ódio, do ciúme, da cupidez, enfim, a predominância de apego a tudo o que é material.

Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que recalcitram em emendar-se, visto que são incompatíveis com o reino da fraternidade e os homens de bem sofreriam sempre com o contacto dessas criaturas. Livre deles a Terra, os outros caminharão desembaraçadamente para o futuro melhor, que lhes está reservado neste mundo, em recompensa de seus esforços e da sua perseverança, enquanto uma depuração ainda mais completa não lhes abre o pórtico dos mundos superiores.

Com referência a essa emigração de Espíritos, ninguém pretenda que todos os Espíritos retardatários serão expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores. Muitos, ao contrário, aí hão de voltar, porque muitos cederão ao império das circunstâncias e do exemplo; neles, a casca está mais estragada do que o cerne. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos prejuízos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verão as coisas de maneira inteiramente diversa da que as viam quando vivos, conforme os numerosos casos que já tendes apreciado. Para isso, terão a ajudá-los os Espíritos bons, que por eles se interessam e que se esforçam por esclarecê-los e por lhes mostrar que errado era o caminho que trilhavam. Pelas vossas preces e exortações, podeis contribuir muito para que se melhorem, porque há perpétua solidariedade entre os mortos e os vivos.

Aqueles, conseguintemente, poderão voltar e se sentirão felizes, porque isso lhes será uma recompensa. Que importa o que tenham sido e feito, se animados de melhores sentimentos se encontram? Longe de se mostrarem hostis à sociedade, serão seus auxiliares úteis, porquanto pertencerão à geração nova.

Não haverá, pois, exclusão definitiva, senão dos Espíritos substancialmente rebeldes, daqueles que o orgulho e o egoísmo, mais do que a ignorância, tornaram surdos aos apelos do bem e da razão. Esses mesmos, porém, não estarão votados a perene inferioridade. Dia virá em que repudiarão o passado e abrirão os olhos para a luz.

Assim, orai por esses endurecidos, a fim de que se emendem enquanto ainda é tempo, visto que se aproxima o dia da expiação.

Infelizmente, a maioria, desconhecendo a voz de Deus, persistirá na sua cegueira e a resistência que virá a opor mascarará, por meio de terríveis lutas, o fim do reinado dos que a constituem. Desvairados, correrão à sua própria perda; provocarão destruições que darão origem a um sem-número de flagelos e de calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era de renovação.

E, como se não se operasse com bastante rapidez a destruição, os suicídios se multiplicarão em proporções inauditas, até entre as crianças. A loucura jamais terá atingido tão grande quantidade de homens que, antes mesmo de morrerem, estarão riscados do número dos vivos. São esses os verdadeiros sinais dos tempos e tudo isso se cumprirá pelo encadeamento das circunstâncias, como já o dissemos, sem que haja a mais ligeira derrogação das leis da Natureza.

Contudo, através da escura nuvem que vos envolve e em cujo seio ronca a tempestade, já podeis ver despontando os primeiros raios da era nova. A fraternidade lança seus fundamentos em todos os pontos do globo e os povos estendem uns aos outros as mãos; a barbárie se familiariza no contacto com a civilização; os preconceitos de raças e de seitas, que causaram o derramamento de ondas de sangue, se vão extinguindo; o fanatismo, a intolerância perdem terreno, ao passo que a liberdade de consciência se introduz nos costumes e se torna um direito. Por toda parte fermentam as idéias; percebe-se o mal e experimentam-se remédios para debelá-lo, mas muitos caminham sem bússola e se perdem em utopias. O mundo se acha empenhado num imenso trabalho de gestação que já dura há um século; nesse trabalho, ainda confuso, nota-se, todavia, que predomina a tendência para determinado fim: o da unidade e da uniformidade, que predispõem à confraternização.

Também aí tendes sinais dos tempos. Mas, enquanto que os outros são os das agonias do passado, estes últimos são os primeiros vagidos da criança que nasce, os precursores da aurora que o próximo século verá despontar, pois que então a geração nova estará em toda a sua pujança.  Tanto a fisionomia do século dezenove difere da do décimo oitavo, sob certos pontos de vista, quanto a do vigésimo diferirá da do século dezenove, sob outros pontos de vista.

A fé inata será um dos caracteres distintivos da nova geração, não a fé exclusiva e cega que divide os homens, mas a fé raciocinada, que esclarece e fortifica, que os une e confunde num sentimento comum de amor a Deus e ao próximo. Com a geração que se extingue desaparecerão os últimos vestígios da incredulidade e do fanatismo, igualmente contrários ao progresso moral e social.

O Espiritismo é a senda que conduz à renovação, porque destrói os dois maiores obstáculos que se opõem a essa renovação: a incredulidade e o fanatismo; porque faculta uma fé sólida e esclarecida; desenvolve todos os sentimentos e todas as idéias que correspondem aos modos de ver da nova geração, pelo que, no coração dos representantes desta, ele se achará inato e em estado de intuição. Assim, pois, a era nova vê-lo-á engrandecer-se e prosperar pela força mesma das coisas. Tornar-se-á a base de todas as crenças, o ponto de apoio de todas as instituições.

Mas, daqui até lá, que de lutas terá ainda de sustentar contra os seus dois maiores inimigos: a incredulidade e o fanatismo que — coisa singular! — se dão as mãos para abatê-lo. É que os dois lhe pressentem o futuro e, em conseqüência, a ruína de ambos. Essa a razão por que o temem; já o vêem erguendo, sobre os destroços do velho mundo egoísta, a bandeira em torno da qual se reunirão todos os povos. Na divina máxima: Fora da caridade não há salvação, eles lêem a sua própria condenação, porquanto essa máxima é o símbolo da nova aliança fraternal proclamada pelo Cristo. Ela se lhes apresenta como as palavras fatais do festim de Baltazar. Entretanto, deveriam bendizer essa máxima, porquanto os defende de todas as represálias da parte dos que os perseguem. Tal, porém, não se dá: uma força cega os impele a rejeitar a única coisa capaz de salvá-los.

Que poderão contra o ascendente da opinião que os repudia? O Espiritismo sairá triunfante da luta, ficai certos, porquanto ele está nas leis da Natureza, não podendo, por isso mesmo, perecer. Observai a multiplicidade de meios por que a idéia se espalha e penetra em toda parte; crede que esses meios não são fortuitos, mas providenciais. O que, à primeira vista, devera ser-lhe prejudicial é exatamente o que lhe auxilia a propagação.

Dentro em breve, surgirão campeões que em voz alta se proclamarão tais, entre os de maior consideração e mais acreditados, os quais, com a autoridade de seus nomes e de seus exemplos o apoiarão, impondo silêncio aos que o detratem, pois ninguém ousará tratá-los de loucos. Esses homens o estudam em silêncio e aparecerão quando for chegado o momento oportuno. Até lá, bom é se conservem afastados.

Dentro em pouco, também vereis as artes se acercarem dele, como de uma mina riquíssima, e traduzirem os pensamentos e os horizontes que ele patenteia, por meio da pintura, da música, da poesia e da literatura. Já se vos disse que haverá um dia a arte espírita, como houve a arte pagã e a arte cristã. É uma grande verdade, pois os maiores gênios se inspirarão nele. Em breve, vereis os primeiros esboços da arte espírita, que mais tarde ocupará o lugar que lhe compete.

Espíritas, o futuro é vosso e de todos os homens de coração e devotados. Não vos assustem os obstáculos, porquanto nenhum há que possa embaraçar os desígnios da Providência. Trabalhai sem descanso e agradecei a Deus o ter-vos colocado na vanguarda da nova falange. É um posto de honra que vós mesmos solicitastes e do qual é preciso vos mostreis dignos pela vossa coragem, pela vossa perseverança e pelo vosso devotamento. Felizes dos que sucumbirem nessa luta contra a força; a vergonha, ao contrário, esperará, no mundo dos Espíritos, os que sucumbirem por fraqueza ou pusilanimidade. As lutas, aliás, são necessárias para fortalecer a alma; o contacto com o mal faz que melhor se apreciem as vantagens do bem. Sem as lutas, que estimulam as faculdades, o Espírito se entregaria a uma despreocupação funesta ao seu adiantamento. As lutas contra os elementos desenvolvem as forças físicas e a inteligência; as lutas contra o mal desenvolvem as forças morais.

Impressionante, não?  Principalmente quando olhamos para o nosso passado recente após 1866, data da dissertação.

Tem mais uns 3 ou 4 similares (não tão grandes como esse) e mais explícitos.  Se houver interesse, eu publico mais tarde.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2006, 20:43:39 »

Eu até vou em alguns, sem nenhum problema... como por exemplo em missas de sétimo dia de falecimento. Vejo apenas como um evento social onde pessoas se reunem para prestar homenagens a alguma pessoa querida. Tambem nunca me neguei de ser padrinho de batismo, coisa que encaro mais como um ato onde a outra pessoa nomeia você como uma espécie de tutor do "batizado"... encaro como reconhecimento das minhas virtudes como pessoa para ser responsável pela educação e criação daquele pequenino ser humano.
Lógico que tem toda aquela liturgia ritualistica "pé no saco", que não passa de puro simbologismo.

Mas o padrinho é responsável pela educação religiosa da criança.Eu aceitei ser padrinho de uma e não aceitarei de ser outra.Aqui no interior têm a tradição do afilhado "pedir a benção" e o padrinho dizer "Deus te abençoe". |(
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2006, 22:18:51 »
Mas o padrinho é responsável pela educação religiosa da criança.

Bom... se depender de mim, vai receber a orientação cética.

Eu aceitei ser padrinho de uma e não aceitarei de ser outra.Aqui no interior têm a tradição do afilhado "pedir a benção" e o padrinho dizer "Deus te abençoe". |(

Aqui, em Porto Alegre, não existe mais este costume... mesmo assim, isto não me pertubaria porque no fundo não passa de um costume, uma tradição... que já quase perdeu a conotação religiosa.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Agosto de 2006, 22:44:51 »
Está bem próximo mesmo:

http://www.inricristo.org.br/

:histeria:
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Marcelo

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Agosto de 2006, 00:55:22 »
Amigos,

O que acham do texto abaixo?  É Espírita.  É mais ou menos a visão espírita do Final dos Tempos.  Estou publicando só para curiosidade. Eu marquei alguns pontos interessantes.  Deixem as suas impressões, pró ou contra.

Paris, 25 de abril de 1866

(Resumo das comunicações dadas pelas Sras. M... e T... em estado sonambúlico)

REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE

Precipitam-se com rapidez os acontecimentos, pelo que já não vos dizemos, como outrora: “Aproximam-se os tempos.” Agora, dizemos: “Os tempos são chegados.” Não suponhais que as nossas palavras se referem a um novo dilúvio, nem a um cataclismo, nem a um revolvimento geral...
Muito interessante e bem diferente do conceito normal de apocalipse. O problema é que só falta uma coisa: fatos para demonstrar que o q diz é verdadeiro. De onde os espíritas tiram esta sabedoria? E como podem ter certeza disto?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 13 de Agosto de 2006, 09:16:51 »
Essas são apenas algumas previsões concernentes ao futuro do mesmo tipo de muitas outras que ocorrem por aí em diversas religiões.  Em outras palavras, poderiam ser verdadeiras ou falsas, ou parte verdadeiras e partes falsas.  Na época em que foram escritos, estes textos não tinham praticamente nenhum valor, tanto que os espíritos que os ditaram escreveram: "conforme o recenhecereis mais tarde".  Esse "mais tarde" seria de hoje para frente, quando podemos olhar para trás e comparar os fatos com as previsões (das que podemos controlar).  Contudo, as previsões são subjetivas e cada um enxerga o que quiser.  A interpretação é livre.  Só coloquei por curiosidade e por ter a ver com o tema do tópico.

Segue abaixo mais dois textos sobre o mesmo assunto e que também podemos controlar olhando para o passado:

7 de maio de 1856  (Em casa do Sr. Roustan; médium: Srta. Japhet)

MINHA MISSÃO
Pergunta (a Hahnemann) — Outro dia, disseram-me os Espíritos que eu tinha uma importante missão a cumprir e me indicaram o seu objeto. Desejaria saber se confirmas isso.
Resposta — Sim e, se observares as tuas aspirações e tendências e o objeto quase constante das tuas meditações, não te surpreenderás com o que te foi dito. Tens que cumprir aquilo com que sonhas desde longo tempo. É preciso que nisso trabalhes ativamente, para estares pronto, pois mais próximo do que pensas vem o dia.

P. — Para desempenhar essa missão tal como a concebo, são-me necessários meios de execução que ainda não se acham ao meu alcance.
R. — Deixa que a Providência faça a sua obra e serás satisfeito.

ACONTECIMENTOS
Pergunta — A comunicação há dias dada faz presumir, ao que parece, acontecimentos muito graves. Poderás dar-nos algumas explicações a respeito?
Resposta — Não podemos precisar os fatos. O que podemos dizer é que haverá muitas ruínas e desolações, pois são chegados os tempos preditos de uma renovação da Humanidade.

P. — Quem causará essas ruínas? Será um cataclismo?
R. — Nenhum cataclismo de ordem material haverá, como o entendeis, mas flagelos de toda espécie assolarão as nações; a guerra dizimará os povos; as instituições vetustas (antigas) se abismarão em ondas de sangue. Faz-se mister que o velho mundo se esboroe, para que uma nova era se abra ao progresso.

P. — A guerra não se circunscreverá então a uma região?
R. — Não, abrangerá a Terra.

P. — Nada, entretanto, neste momento, parece pressagiar uma tempestade próxima.
R. — As coisas estão por fio de teia de aranha, meio partido.

P. — Poder-se-á, sem indiscrição, perguntar donde partirá a primeira centelha?
R. — Da Itália.

Paris, 30 de janeiro de 1866 (Grupo do Sr. Golovine; médium: Sr. L...)

PRECURSORES DA TEMPESTADE
Permiti que um antigo dignitário da Táurida abençoe vossos dois filhos. Possam eles, sob a égide das respectivas mães, tornar-se inteligentes em tudo e ser para vós causa de reais satisfações! Desejo que sejam espíritos convictos, isto é, de tal modo se saturem da idéia de outras vidas, dos princípios de fraternidade, de caridade e de solidariedade, que os acontecimentos, que se precipitarão quando eles estiverem em idade de consciência e de razão, não os espantem, nem lhes enfraqueçam a confiança na justiça divina, em meio das provas por que tem a Humanidade de passar.

Por vezes, surpreende-vos o azedume com que os vossos adversários vos atacam. Segundo eles, sois loucos, alucinados, tomais a ficção pela realidade, ressuscitais o diabo e todos os erros da Idade Média.

Sabeis que responder a todos os ataques seria travar uma polêmica sem resultado. O vosso silêncio prova a vossa força e, se não lhes derdes ocasião de retrucar, acabarão calando-se.

O imprevisto é o que mais podeis temer. Se se desse uma mudança de governo, no sentido do mais intolerante ultramontanismo, certamente seríeis perseguidos, escarnecidos, condenados, expatriados. Mas, os acontecimentos, mais fortes que as maquinações em surdina, preparam no horizonte político um temporal bastante violento e, quando a tempestade estalar, tratai de estar bem abrigados, de ser bem fortes e muito desinteressados. Haverá ruínas, invasões, delimitações de fronteiras e, desse naufrágio imenso, que virá da Europa, da Ásia, da América, somente escaparão, ficai sabendo, as almas temperadas, os espíritos esclarecidos, tudo o que for justiça, lealdade, honra, solidariedade.

São perfeitas as vossas sociedades, tais quais se acham organizadas? Tendes aos milhões os vossos párias; a miséria enche incessantemente as vossas prisões, os vossos lupanares, e abastece os cadafalsos. A Alemanha assiste, como em todos os tempos, à emigração de seus habitantes às centenas de milhares, o que não faz honra aos seus governos; o Papa, príncipe temporal, espalha o erro pelo mundo, em vez do Espírito de Verdade, de que ele se constituiu o emblema artificial. Por toda parte a inveja. Vejo interesses que se combatem e nenhum esforço pelo erguimento do ignorante. Os governos, minados por princípios egoístas, pensam em fortificar-se contra a maré que sobe, maré que é a consciência humana, que afinal se insurge, após séculos de expectativa, contra a minoria que explora as forças vivas das nacionalidades.

Nacionalidades! Que a Rússia não encontre terrível escolho, um Cabo das Tormentas, nessa palavra. Bem-amado país, não esqueçam os teus homens de Estado que a grandeza de uma nação não consiste em ter fronteiras indefinidas, muitas províncias e poucas aldeias, algumas grandes cidades num oceano de ignorância, imensas planícies, desertas, estéreis, inclementes como a inveja, como tudo o que é falso e emite sons falsos. Pouco importa que o Sol não se esconda sobre as vossas conquistas, nem por isso haverá menos deserdados, menos ranger de dentes, todo um inferno ameaçador e de fauces (gargantas) escancaradas como a imensidade.

As nações, como os governos, têm o livre-arbítrio; como as simples individualidades, elas sabem dirigir-se pelo amor, pela união, pela concórdia. Entretanto, fornecerão à tempestade anunciada elementos elétricos apropriados a melhor as destruir e desagregar.

Inocente
Em vida, arcebispo da Táurida

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Marcelo

• Visitante
« Resposta #18 Online: 13 de Agosto de 2006, 14:33:41 »
Na época em que foram escritos, estes textos não tinham praticamente nenhum valor, tanto que os espíritos que os ditaram...
Espíritos ditando conhecimento?! Isto está me parecendo uma versão mais moderna da moita em chamas que falava com Moisés.
Ao menos o texto é otimista a longo prazo, dizendo que a humanidade irá evoluir sua consciência e transformar o mundo num lugar melhor. Mas como eu disse antes, o ser humano já foi muito mais incivilizado e injusto do que é hoje (ex: batalhas de gladiadores por pura diversão e pessoas sendo queimadas vivas em praça pública por serem hereges). Mas acho q a tendência é que evoluamos com nossas tentativas ao longo da história, aprendendo com os nossos erros e mantendo os acertos, porém nada tendo haver com expiação de almas ou coisa assim. O problema é que às vezes a humanidade, devido a algumas circunstâncias, acaba entrando em retrocessos. Como é o caso da idade média onde, depois de termos evoluído tanto na utilização da razão e no desenvolvimento de tecnologias em civilizações como na Grécia e no Egito antigo, retrocedemos a uma era de trevas governada por superstições e egoísmo. Imagine só se a humanidade tivesse dado seqüência de forma ininterrupta ao pensamento filosófico e aos ideários de democracia surgidos na civilização grega! Poderíamos hoje estar muito mais adiantados, não só em sentido tecnológico, mas também em relação à consciência humana.
Uma coisa eu acho q é certa: com a gigantesca capacidade q temos atualmente de nos autodestruirmos, ou evoluímos a consciência na busca de valores mais elevados ou a civilização humana desaparecerá da face da Terra em um futuro não muito distante.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Agosto de 2006, 16:36:14 »
Já ouvi uma explanação, muito boa, que o apocalipse bíblico é nada mais e nada menos do que um textinho subversivo, escrito em linguagem figurada, narrando a queda do império romano.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2006, 17:04:35 »
Já ouvi uma explanação, muito boa, que o apocalipse bíblico é nada mais e nada menos do que um textinho subversivo, escrito em linguagem figurada, narrando a queda do império romano.

Também já ouvi muito essa versão...

Mas os pastores interessados em manter as rédeas curtas do rebanho preferem a outra história...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2006, 18:30:13 »
Já que Jesus não volta, estão dando um jeito de fazer o apocalipse por conta própria mesmo... talvez o VERDADEIRO apocalipse esteja realmente se aproximando como diz o texto deste link: http://resistir.info/moriente/chomsky_08ago06.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2006, 03:23:33 »
Ninguem me contou quando foi o ensaio.  :hihi: :hihi: :hihi:

Marcell

• Visitante
« Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2006, 15:38:49 »
Desde a predominância da ICAR, na idade média ocidental, que o fim está próximo... |(

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2006, 07:06:17 »
É... e esta mais próximo ainda, nova data marcada (ajustem seus relógios)

12 de setembro de 2006.

../forum/topic=7569.0.html

:stunned: :olheira:  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!