Autor Tópico: A sociedade humana.  (Lida 778 vezes)

Tarcísio

• Visitante
A sociedade humana.
« Online: 11 de Agosto de 2006, 17:27:03 »
Eu gostaria de pedir boas fontes sobre a evolução da sociedade humana. Estou tentando descobrir se os movimentos que nela aparecem são realmente cíclicos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: A sociedade humana.
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2006, 17:33:33 »
hehe
por evolução da sociedade humana você quer dizer a História?
vai dar trabalho, hein? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2006, 22:40:19 »
A história relata uma série de fatos e questões. Eu quero só as organizações sociais e as diferentes formas que se geriram.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2006, 10:15:20 »
A história relata uma série de fatos e questões. Eu quero só as organizações sociais e as diferentes formas que se geriram.

Bruuuno, isso não  te lemra NADA não? Estou surpresa.

Tarcisio, já fizeram isso antes. Dessas conversas de etapas sucessivas do desenvolvimento dos homens, a mais recente chama-se materialismo histórico. Diz o Senhor que sucedem-se os modos de produção primitivo, asiático, escravista, feudal, capitalista e comunista. MP é a relação entre as forças produtivas e as relações de produção. Amém.

Ok, o fato é que não tem ciclo algum, longe disso. "as organizações sociais e as diferentes formas que se geriram." são diferentes demais no tempo-estado e não obedecem a nenhuma ordem aparente.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2006, 10:30:08 »
Fiquei curioso, alguém andou por aqui perguntando sobre isso?

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2006, 13:26:30 »
Por Deus, a única coisa ciclica no ser humano é a curiosidade candescente.

Hahahaha.

De fato existem ciclos que se repetem, a Srta. Mimi sabe disso.

Comece pelos povos do Nilo, vá para a ásia e depois para a grécia, venha para a américa e afogue-se na europa (...) logo vc vai logo perceber que a burrice e incompetencia nos persegue desde os primórdios, e que já evoluimos assombrosamente em diversos periodos e tudo se perdeu...

A humanidade não vale o seu esforço.
Vini Vid Vicious (...)

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2006, 14:01:06 »
Fiquei curioso, alguém andou por aqui perguntando sobre isso?
"descobrir se os movimentos que nela aparecem são realmente cíclicos" é a finalidade de você querer listar as "organizações sociais e as diferentes formas que se geriram", ou eu li errado?
Ciclo significa processo que se repete, com um ponto de partida igual ao de chegada - o significado antigo de "revolução". Se é neste sentido que você diz, é bom vc tentar a máquina do tempo e  voltar uns 5 séculos.
Agora, se a gente está falando de ciclo MESMO, há que concordar que o mero fato de existir História significa que os pontos de chegada são diferentes dos de partida. Seu questionamento, portanto, parte de um pressuposto errado, e não tem resposta dentro dos limites lógicos.

Get over it e tente algo que faça algum sentido.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2006, 14:16:30 »
Concordo com o comentário assaz agressivo da Srta. Mimi...  :smartass:

Agora, vamos citar ciclos que se repetem....

O nascer e o por do sol =)

A reprodução das moscas =)

A vida e a morte =)

É tudo tão lindo... hahahahahahahaha  :histeria:
Vini Vid Vicious (...)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2006, 16:23:19 »
Bruuuno, isso não  te lemra NADA não? Estou surpresa.
como assim mimi?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2006, 23:47:03 »
Do Latin cyclu: série de fatos que se sucedem, determinados pelas mesmas causas ou influências;

Desse ciclo que falo mimi.

Eu tinha postado outra coisa aqui, mas para uma melhor compreensão minha decidi editar.

mimi você pode explicar todo o seu post anterior? Eu não entendi nadinha.  :/
« Última modificação: 12 de Agosto de 2006, 23:52:19 por Tarcísio »

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2006, 04:40:33 »
Do Latin cyclu: série de fatos que se sucedem, determinados pelas mesmas causas ou influências;
Devo estar brigando por conceito, de novo. Vamos então ao que interessa. A impressão que eu tenho é que qualquer exame sem-preconceito das fontes leva a gente a nunca encontrar causas e influências. No domínio das coisas que as pessoas fazem, pelo menos. É claro que é possível constatar que em várias partes e em vários tempos existem coisas como moeda, casamento monogâmico, propriedade privada, etc, mas isso não são "ciclos". O único "ciclo" que dá pra ver é que às vezes, as pessoas ficam insatisfeitas. Mas isso sou eu que acho.
Longe de mim poupar as pessoas de trabalho. Fonte boa, pra esse caso, até a wikipedia serve. Boa sorte!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2006, 07:15:01 »
algo que no meu tempo de 3o colegial sempre pareceu ser meio cíclico são os movimentos artistico-literarios. sabem, sempre vem um de teor meio racional (classicismo, arcadismo, realismo) e um que apela mais pras emoções ou foge da razão ( barroco, romantismo, etc). sempre um contrapondo-se ao anterior.
mas não dá pra dizer que realmente é cíclico. primeiro por que quem faz as classificações somos nós, e essa minha observação decorreu de uma leitura bem simplista da realidade.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 07:18:37 por Bruno »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2006, 10:37:39 »
Bruno, idem. Já sobre a construção urbana eu vejo coisas como feudos e condomínios.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:25:50 »
Homosexualidade é um ciclo, começou como aberração, depois se tornou tradição, em seguida heresia e agora está virando moda.  :stunned:
Vini Vid Vicious (...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:59:00 »
Homosexualidade é um ciclo, começou como aberração, depois se tornou tradição, em seguida heresia e agora está virando moda. :stunned:

Como disse o autor, só não pode virar obrigação... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2006, 22:06:56 »
Citação de: El Duckzin em Hoje às 21:25:50
Homosexualidade é um ciclo, começou como aberração, depois se tornou tradição, em seguida heresia e agora está virando moda.

Como disse o autor, só não pode virar obrigação...

Hahaha, com certeza (...)  :histeria:
Vini Vid Vicious (...)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!