Autor Tópico: Nova série do Fantástico: Poeira das Estrelas  (Lida 1961 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Nova série do Fantástico: Poeira das Estrelas
« Online: 16 de Agosto de 2006, 20:26:08 »
Poeira das Estrelas: nova série do Fantástico desvenda mistérios da
humanidade

Há 13,7 bilhões de anos, toda a matéria do universo estava comprimida
numa região menor que a cabeça de um alfinete. De repente, a matéria
começou a se expandir violentamente, como se fosse uma grande
explosão. Ou Big Bang, em inglês. Foi essa grande expansão que deu
início a tudo, inclusive ao tempo.

Na nova série do Fantástico, o físico Marcelo Gleiser vai se
encontrar com o homem que desvendou o mistério do Big Bang.

Vem aí : Poeira das Estrelas!

Opa!! Parece bom.

Alguém viu alguma chamada no Fantástico?? De onde eu peguei a informação não tinha data de estreia.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2006, 20:31:42 por café-com-leite »
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Nova séria do Fantástico: Poeira das Estrelas
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 20:31:01 »
Essa nova séria tem équio?

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Re: Nova série do Fantástico: Poeira das Estrelas
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2006, 20:32:09 »
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2006, 20:42:34 »
hehehe, não precisava, tava bom!!!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2006, 23:18:17 »
"Há 13,7 bilhões de anos, toda a matéria do universo estava comprimida numa região menor que a cabeça de um alfinete"

Não fode...

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2006, 09:49:10 »
essa serie do fantastico nao aquelas series do discovery de 1 hora e meia ultra-compiladas em 15 min, com a narração horrivel de um jornalista do fantastico?

eles fizeram um bom trabalho detonando os mithbusters.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2006, 21:39:05 »
Foi bom. Parece um pouco Carl Sagan (Embora que ele não é Cosmologia). Também gostei bastante que humanidade buscam as respostas onde viemos. Apresentou os índios diziam surgiam NADA e demais o mito a criação como Cristã, Judaísmo, Hindúismo e vai por aí... as Celtas. Mas durou muito pouco.

Próximo domingo!

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:09:57 »
Não vi, infelizmente, mas acredito na capacidade do Gleiser de dizer o que interessa em pouco tempo e para audiência leiga. Podemos esperar grandes coisas.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:21:50 »
Pois é. O Fantástico dura muito pouco. Ele poderia fazer o documentário um pouco provavel para estudante e também o didático na escola. Colocar a programa horário nobre a Globo semanal pra mim fica melhor ainda. Mas o custo produção é elevado. Reque precisa viajar o mundo, criar efeitos especiais e roteiros. Poderia ser famoso divulgador a ciência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:24:27 »
Não vi, infelizmente, mas acredito na capacidade do Gleiser de dizer o que interessa em pouco tempo e para audiência leiga. Podemos esperar grandes coisas.

Deve ir bem mesmo...

...até ele botar deus no script.

Aí danou-se. :'(
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:41:53 »
As pessoas querem ouvir sobre Deus, né. E, até onde sabemos, levando em consideração o que o Gleiser diz, deus pode existir numa boa que não faz diferença.

A idéia por trás da divulgação científica dos estudos de Origem é justamente colocar a culpa de tudo nas leis naturais, e deixar Deus ser colocado onde ainda sobrou espaço, onde ele é inofensivo para a formação das crianças, e vivamos felizes para sempre.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:57:33 »
As pessoas querem ouvir sobre Deus, né.

E o Fantástico precisa de IBOPE e dos anunciantes.  :D

A idéia por trás da divulgação científica dos estudos de Origem é justamente colocar a culpa de tudo nas leis naturais, e deixar Deus ser colocado onde ainda sobrou espaço, onde ele é inofensivo para a formação das crianças, e vivamos felizes para sempre.

Nesse sentido, tá valendo.

E realmente, às vezes é melhor ser flexível, sem falar que a crença alheia deve ser respeitada e considerada.

Imagina um cosmólogo chegar no Fantástico e dizer:
"O Universo surgiu do nada!"

A maioria da galera ia mudar de canal na hora.
"Por quê?"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2006, 01:43:31 »
"Há 13,7 bilhões de anos, toda a matéria do universo estava comprimida numa região menor que a cabeça de um alfinete"

Alguém me explica isso, por favor?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2006, 02:52:11 »
O modo como ele descreveu o surgimento do universo está completamente errado. Aquilo é o que é dito para os leigos que não entendem conceitos mais complicados como outras dimensões, etc.

Este texto aqui ajuda a explicar o Big Bang de uma maneira muito melhor. Já começa com isto:

Imagine uma época do passado remoto, há bilhões de anos, muito antes do nascimento da Terra, do Sol e da Via Láctea. Imagine também o espaço cósmico primordial, escuro e frio, de volume infinito, totalmente vazio, exceto por um único lugar, uma região extremamente pequena onde repousa a semente da Criação. Aquele ponto diminuto, de temperatura e pressão enormes, sofre algum tipo de perturbação interna e detona subitamente numa grande explosão, criando a matéria. Esta é lançada em todas as direções e forma uma esfera que ocupa cada vez mais lugar naquele espaço vazio e infinito anteriormente existente, organizando-se até chegar à configuração peculiar e menos densa que observamos atualmente. O centro do Universo é o local onde ocorreu a explosão e corresponde ao centro da grande esfera de galáxias em expansão que vemos hoje. Se pudéssemos viajar livremente pelo espaço e dispuséssemos do tempo necessário, conseguiríamos visitar aquela misteriosa região onde tudo começou. Por outro lado, as galáxias da periferia da esfera avançam velozmente para o vácuo infinito que se apresenta à sua frente. Se algum ser inteligente vive em uma delas, percebe que só existem galáxias numa metade do céu. Com essa constatação, ele raciocina e deduz que, quando ele olha para o centro da metade escura e vazia do espaço, vê o ponto para onde sua galáxia se dirige, e, quando olha para o lugar oposto, bem no meio da região das galáxias, vê o ponto de onde sua galáxia se afasta, centro do Universo material, onde ocorreu a explosão.

Tudo bem até aqui? Visualizou direitinho? Ótimo! Então preste muita atenção, porque, se a descrição que você acabou de ler for parecida com a imagem mental que você tem do Big Bang, você faz parte de uma grande maioria que ainda NÃO entendeu o que ele significa, porque ele tem bem pouco a ver com o que está escrito no texto em destaque.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2006, 08:06:55 »
Concordo com o Alenônimo.
Percebi diversos concetos inadequados.
Um deles é que Gleiser disse que a matéria pôs-se a expandir (foi dito assim).
Isso não é correto: na verdade, o Modelo considera uma expansão do próprio espaço-tempo.
"Por quê?"

Chaves

Marcell

• Visitante
« Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2006, 11:26:19 »
Da maneira como foi abordado, acho que será mais fácil acreditar que existe um criador, do que algo do tamanho do universo ter surgido de um acúmulo de matéria do tamanho da cabeça de um alfinete. :umm:
Além disso, o começo do tempo é mais uma convenção, já que antes do big bang, ninguém sabe.

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:06:48 »
Pois é, vai explicar pra pessoa que vê Fantástico que o universo é como um ponto de tinta numa superfície elástica, sem ter um centro, sendo o próprio centro, e que o tempo e o espaço começam a contar a partir do momento que a superfície se estica. Isso é METAFÍSICA, meus amigos.

E dá margem, igualmente, pra botar alguém esticando.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:32:58 »
Não aguentei o fantástico, desliguei a TV e fui jogar CS.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:34:27 »
Tb não gostei de muitas coisas nesse 1º programa...

Mas acho q é melhor q nada!
Pelo menos vai dar u pouco de conhecimento em astromia e fisica a uma boa parcela da população, onde o conhecimento dessa área se não é nulo, chega muito proximo disso.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2006, 03:14:36 »
Eu achei pior que tudo... Como é que posso dizer que a crença em deuses é algo infantil se o Universo todo estava comprimido numa área menor que a cabeça de um alfinete? Se isso for verdade, deus é mais provável para mim. E se o universo inteiro estivesse comprimido numa área do tamanho deste planeta, igualmente, a idéia de deus é mais provável para mim...

E como pode o Universo só ter 13 bilhões de anos se este sistema solar está a pouco menos que 13 bilhões de anos-luz da área que dizem ser a "central" do BigBang? A "explosão" fez a matéria se expandir à velocidade da luz?

Qual a velocidade máxima que a matéria pode atingir?

E se havia uma cabeça-de-alfinete-cheia-de-toda-a-matéria-do-universo num vazio infinito, o que impede de haver mais dessas cabeças?

O candomblé é mais fácil de engolir, para mim... Se o Universo só tiver 13 bilhões de anos, foi Deus que o criou... Devia estar entediado...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2006, 06:09:22 »
Nightmare, não existe área central no universo. O centro da "explosão" simplismente não fica no nosso universo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2006, 07:24:30 »
Nightmare, não existe área central no universo. O centro da "explosão" simplismente não fica no nosso universo.

Alenônimo, não é correto também falar que houve um centro que não fica no nosso universo.
O Universo é tudo que existe. Esse conceito é crucial.

Se deu em todos os pontos do espaço, de forma homogênea. A entropia do Universo era mínima, com máximo de temperatura, densidade e homogeneidade.
E a partir daí o espaço passou a se expandir.
"Por quê?"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:03:47 »
Só estou questionando o que foi dito no Fantástico...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!