Buckaroo Banzai, eu sei que os hominoídeos descendem de um ancestral sem cauda. Mas inicialmente esse ancestral tinha cauda, até que a mutação da cauda atrofiada se espalhasse pela população ao longo de várias gerações. Se ela se "espalhou" é porque foi vantajosa. Talvez fosse vantajosa pelo fato de os portadores dessa mutação não desperdiçarem nutrientes ( Proteínas, lipídios, ácidos nucleicos, carboidratos, vitaminas e sais minerais ) na formação e "manutenção" de um orgão inútil. Mas a minha pergunta é:
Essa economia faz ( razoável ) diferença ? A ponto de haver a seleção da mutação ?
Ao menso imaginando, me parece que para macacos grandes e médios, adaptativamente, as caudas seriam inúteis, não trariam qualquer benefício. Diferentemente dos pequenos que usam como cauda órgão prêensil ou para equilíbrio. Não sendo mais útil, pode muito bem começar a sumir, ou sumir de uma fez, e ninguém sentirá falta, não será mais difícil a sobrevivência por causa disso.
Fora isso, há desvantagens concebíveis em se ter uma cauda inútil, que afinal, seria só um trombolho, que não te serve para nada, mas rivais, parasitas ou predadores podem te ferir ali. Ou pode ocorrer por puro acidente, no meio de uma brincadeira, e depois ficar dolorosa a fratura e impedir de fazer outras coisas mais importantes, ou enroscar num galho quando pula de um para o outro...
Mas nem precisa de se conceber tanto as vantagens adaptativas. Pode ser que simplesmente uma pequena população de macacos sem cauda tenha colonizado uma área e pronto; não estando em mal adaptados, a população pode prosperar e dar origem eventualmente a outras espécies.
Outra alternativa é a mutação minar um pouco a adaptação para um meio de vida, por exemplo, arborícola, forçando a espécie a um novo nicho, o que não seria improvável se tratando de primatas, que de modo geral são consideravelmente inteligentes.
no tópico dos peixes são mencionadas umas coisas do tipo; mas existem vários tipos de peixes (e outros animais) que perderam os olhos ou a visão em situações onde ela era impossibilitada, e cada caso é um caso, possivelmente até dentro de uma mesma espécie, em alguns casos.