Autor Tópico: vota em partido ou num personagem?  (Lida 711 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
vota em partido ou num personagem?
« Online: 18 de Agosto de 2006, 20:35:39 »
Gostaria de saber, é uma questão que há algum tempo eu vinha pensando e acabo de ver colocada por um sociólogo com essa palavra "personagem", que acho que sintetiza bem a coisa.

Política por aqui parece coisa muito mais de uns pop stars, de gente que vota em alguém mais ou menos pelos mesmos motivos que seria fã de alguém do Big Brother,  do que de idéias de verdade, ideais ou o estado atual do partido.

Daqui, dos que votam no Lula, votam também invariavelmente no PT ou nas coligações, ou apenas no personagem Lula?

(E o mesmo com outros candidatos, ainda que o Lula fosse o principal)

eu me abstenho de responder porque estou "agnóstico" :D

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: vota em partido ou num personagem?
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2006, 21:59:55 »
Votar em partido é o cúmulo da idiotice política.

Nada contra alguém votar em todos os candidatos de um mesmo partido por achar que os candidatos são bons, mas "torcer" por um partido, tratar política como se fosse futebol, isso é insuportável.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:07:50 »
será?
eu voto em candidatos. mas como, no caso pt-psdb, a linha ideológica do partido acaba definindo o programa dos candidatos, não é de se estranhar que eu praticamente não vote no pt.

agora, pmdb, ptb, etc.. aí sim, não tem ideologia definida e não dá pra 'torcer'.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:14:21 »
Os únicos diferentes mesmo (falando em ideologia) são o PSOL e o PCO. O resto é tudo igual!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:18:00 »
tu o dizes...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2006, 23:39:55 »
Votar em partido é o cúmulo da idiotice política.

Nada contra alguém votar em todos os candidatos de um mesmo partido por achar que os candidatos são bons, mas "torcer" por um partido, tratar política como se fosse futebol, isso é insuportável.

mas não é de jeito nenhum uma questão de "torcer" para um partido, a questão é que para que faça algum sentido haverem partidos, deveria ser assim, ser praticamente irrelevante a pessoa que assume o cargo, e estar em jogo apenas os planos gerais do partido.

Só que no Brasil isso de partido me parece ser mais uma palhaçada, só um meio de se conseguir maior ou menor apoio, maior ou menor tempo no horário eleitoral financiado por dinheiro público.

Se a coligação PSDB-PFL fosse para valer, o Serra não deveria largar a prefeitura para concorrer ao governo, deveria o Lembo concorrer ao governo e o Serra continuar na prefeitura.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2006, 22:29:41 »
Engraçado é o que tem de gente querendo votar na Heloísa Helena para presidente e em deputado federal do, sei lá, PFL. Brasil e a compreensão política e econômica única do seus nativos...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:00:18 »
isso dos políticos serem popstars que contam mais que o partido é um dos grandes problemas no Brasil. A coisa acaba girando em torno de carisma, de identificação, e não de idéias, de planos, de métodos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2006, 15:46:25 »
E colocar um candidato de um partido na presidência e encher o congresso de candidatos de um partido completamente oposto destrói a liberdade de ação de qualquer um...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:24:08 »
Bom, acho que o eleitor vota em quem é mais próximo dele. Eu não me incomodaria de votar no pp, que fosse, se trouxesse iluminação, esgoto e água encanada.
Divisão partidária é uma coisa burra e todo mundo sabe. Mega promiscuidade sem noção. Eu voto em candidato mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!