Autor Tópico: Uma dúvida!  (Lida 410 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Uma dúvida!
« Online: 20 de Agosto de 2006, 18:59:03 »
Olá amigos do Fórum,

Tenho uma dúvida comigo há algum tempo. Sou um leigo em biologia, mas conheço um pouco do assunto. Gostaria de saber o seguinte:
As células do nosso corpo envelhecem juntas, porque então as células das gametas(Espermatózoide e Óvulo) mesmo estando "velhas" conseguem gerar um Embrião "jovem"? É o DNA, é alguma organela celular, já ouvi dizer que os centríolos controlam a capacidade de multiplicação de uma celula e portanto sua idade? A fecundação não deveria gerar um organismo já envelhecido em termos celulares? Se alguém souber da resposta eu agradeço desde já! Por favor me explique como uma celula envelhecida pôde gerar um organismo com celulas jovens?

rizk

• Visitante
Re: Uma dúvida!
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:15:05 »
Não pode.

Os espermatozóides são produzidos constantemente, e os óvulos de mulheres velhas não são tão bons quanto os das jovens. Esses óvulos, ou geram embirões bons, ou os embriões são abortados. Por isso que, conforme as mulher vão ficando mais velhas, vão tendo mais dificuldade em engravidar.

Eu acho. Tbm sou leiga, mas deve ser algo nessa linha. Tbm DISSERAM-me que certos defeitos acontecem mais em embriões feitos de gametas de gente velha, mas não lembro se era síndrome de down ou outra coisa. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!