Olá amigos do Forum,
Tenho uma opinião parecida com a do Dr. Carl Sagan: O futuro da humanidade está no espaço. Acho que a época atual é semelhante a das grandes navegações: a "mundos" a descobrir e colonizar, só que temos a vantagem de não cometer nenhum genocídio, já que não há "índios" nos outros planetas do sistema solar. Os recursos naturais do planeta estão se esgotando, estamos utilizando a biosfera no limite, nosso crescimento não dá sinais de que vá parar dentro dos próximos séculos, então só há uma saída: explorarmos os vastos recursos que os outros planetas nos oferecem. Podemos criar enormes centrais energeticas perto do sol, onde coletariam energia solar e depois poderia ser utilizada na terra, um tipo gigante de bateria. Poderiamos criar grandes colonias de povoamento na Lua e em Marte e talvez em algumas luas de Jupiter e Saturno. Poderiamos minerar os asteroides e extrair vastas quantidade de minerais, incluindo alguns minerais raros. Agora falando criticamente: só algumas nações estão se preparando para explorar o Cosmo o resto está presa ou em guerras sem fim ou no poço do subdesenvolvimento. Como resolver isso? Sem que é um pouco de ingenuidade política da minha parte, mas poderiamos propor a criação de uma agência de exploração espacial mundial que agregaçe todos os países. As vantagens seriam inumeras, teriamos mais recursos para explorar o espaço e todas as nações seriam benefíciadas com a tecnologia e recursos desenvolvidos pela industria espacial. Poderiamos por bases de lançamento de foguetes nos melhores pontos da Terra, economizando preciosos recursos nos lançamentos de foguetes. Isso seria até um fator de desenvolvimento dos países menos favorecidos. Utopia? Sonho? Ficção? Não acho... Creio ser uma proposta séria e madura para as nações do Mundo.