Autor Tópico: A Colonização do Sistema Solar  (Lida 2676 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A Colonização do Sistema Solar
« Online: 22 de Agosto de 2006, 16:05:48 »
Olá amigos do Forum,

Tenho uma opinião parecida com a do Dr. Carl Sagan: O futuro da humanidade está no espaço. Acho que a época atual é semelhante a das grandes navegações: a "mundos" a descobrir e colonizar, só que temos a vantagem de não cometer nenhum genocídio, já que não há "índios" nos outros planetas do sistema solar. Os recursos naturais do planeta estão se esgotando, estamos utilizando a biosfera no limite, nosso crescimento não dá sinais de que vá parar dentro dos próximos séculos, então só há uma saída: explorarmos os vastos recursos que os outros planetas nos oferecem. Podemos criar enormes centrais energeticas perto do sol, onde coletariam energia solar e depois poderia ser utilizada na terra, um tipo gigante de bateria. Poderiamos criar grandes colonias de povoamento na Lua e em Marte e talvez em algumas luas de Jupiter e Saturno. Poderiamos minerar os asteroides e extrair vastas quantidade de minerais, incluindo alguns minerais raros. Agora falando criticamente: só algumas nações estão se preparando para explorar o Cosmo o resto está presa ou em guerras sem fim ou no poço do subdesenvolvimento. Como resolver isso? Sem que é um pouco de ingenuidade política da minha parte, mas poderiamos propor a criação de uma agência de exploração espacial mundial que agregaçe todos os países. As vantagens seriam inumeras, teriamos mais recursos para explorar o espaço e todas as nações seriam benefíciadas com a tecnologia e recursos desenvolvidos pela industria espacial. Poderiamos por bases de lançamento de foguetes nos melhores pontos da Terra, economizando preciosos recursos nos lançamentos de foguetes. Isso seria até um fator de desenvolvimento dos países menos favorecidos. Utopia? Sonho? Ficção? Não acho... Creio ser uma proposta séria e madura para as nações do Mundo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: A Colonização do Sistema Solar
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:27:16 »
É cedo.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:45:28 »
É bem capaz que poderemos ir a Lua e a Marte, mas acho que talvez seja impossível irmos a distancias mais longas tão facilmente, a gravidade é um fator que dificulta tal feito.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:54:53 »
Não acho que esteja cedo! É cedo para passar as férias na Lua? É cedo para tentar descobrir possíveis formas de vida em outros planetas ou luas do sistema solar? É cedo para desenvolvermos tecnologias espacias que possivelmente nos ajudarão muito aqui na Terra? Será que é cedo para tentarmos realizar o sonho do Dr. Sagan e de outros que imaginaram um futuro onde o homem possa se integrar a grandeza do Universo, desbravando-o?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:21:25 »
Não acho que esteja cedo! É cedo para passar as férias na Lua?

Aparentemente sim, a não ser que tenham esquecido de me avisar sobre a linha regular de ônibus espacial para a Lua.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2006, 21:21:19 »
   O físico inglês Freeman Dyson estimou que o custo ideal para a colonização do Sistema Solar seria de 40 000 dólares por pessoa.Ele comparou as viagens espaciais com a colonização da América.Já li "Perturbando o Universo" onde fala desse assunto.Falta ler sua obra-prima "Infinito em Todas as Direções".
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2006, 22:34:35 »
   O físico inglês Freeman Dyson estimou que o custo ideal para a colonização do Sistema Solar seria de 40 000 dólares por pessoa.Ele comparou as viagens espaciais com a colonização da América.Já li "Perturbando o Universo" onde fala desse assunto.Falta ler sua obra-prima "Infinito em Todas as Direções".

Isso seria 40 000 dólares por colonizador ou 40 000 dólares por habitante da terra? (240 000 000 000 000 / 240 trilhões) Porque 40 000 dólares por colonizador seria bastante aceitável se possível.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2006, 00:48:12 »
Vamos explorar o outro lado da lua para ver como é!! vai que tem agua.
Não deseje.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:06:02 »
Acho que é 40 mil por habitante da Terra, por colonizador é muito pouco. E acho que o ser humano só vai partir para o espaço se ele ter mais vantagens lá do que aqui. Leia-se: ou acabamos com a Terra, ou descobrimos, sei lá, montanhas de diamante façilmente exploráveis em Marte...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2006, 12:55:14 »
40.000 o kilo, por que a astronáutica calcula por kilo lançado ao espaço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2006, 14:06:45 »
Ou poderíamos trabalhar na área: “Parem de ter filho, droga”.

E desse modo não teríamos tanta necessidade assim, aponto de pensar nos recursos dos outros planetas.

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:37:21 »

E desse modo não teríamos tanta necessidade assim, aponto de pensar nos recursos dos outros planetas.

Tente explicar isso para os menos estudados...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2006, 07:30:10 »

Isso seria 40 000 dólares por colonizador ou 40 000 dólares por habitante da terra? (240 000 000 000 000 / 240 trilhões) Porque 40 000 dólares por colonizador seria bastante aceitável se possível.

Segundo o livro são 40 000 dólares por colonizador. :oba: Melhor começar o pé-de-meia.

Segundo as fotos tiradas pelas sondas o lado oculto da lua é igual ao lado que vemos.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 12:35:31 por Stardust »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2006, 09:01:54 »

Tente explicar isso para os menos estudados...

Ha ta...

Por quê? Se houvesse uma redução no crescimento populacional os recursos da Terra, além de melhor aproveitados, seria o bastante. Eu não estou dizendo para não estudarmos essa “invasão espacial” (Até porque isso só resulta em aprendizagem), apenas estou dizendo que se a população diminuísse tudo ficaria melhor, entendeu? (Claro que essa “redução” sendo estrategicamente geográfica e econômica) Um tosco exemplo: A água potável, daqui a uns cinqüenta anos irá ser um “açúcar”(Em relação ao Brasil colônia).

« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 09:07:03 por Mussolim Bucetê »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2006, 10:27:08 »

Água congelada tem, mas é só nos pólos.

Sem dúvida um ótimo caminho, bastante factível, a custos menores, menores riscos e maiores benefícios.Enfim, em termos de negócio, não há dúvidas a respeito.

Também acho que a exploração espacial deve estar direcionada prioritariamente para a obtenção de conhecimentos. A Terra tem recursos de sobra para todos, se bem explorados. Sem falar que o Sol é uma verdadeira usina termonuclear de dimensões cosmicas, e tempo de vida a perder de vista, e não precisamos ir até lá para aproveitar os seus recursos. Basta investirmos em desenvolvimento e pesquisa na área.

Se num futuro distante o bicho pegar, os conhecimentos acumulados nessa fase serão uma boa garantia.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2006, 11:12:17 »
Concordo Hsette. E bem lembrado o "sol".

Eu acho que se inventassem algo tipo um robô, máquina, coisa desse tipo, só para se aproximar do sol, como se fosse uma bateria, e voltar é claro, seria uma boa. (Ou isso já foi dito, pois estou meio sem tempo de ler o tópico he, he)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2006, 11:22:24 »
A acolonização/exploração do sistema solar somente alavancará se houver algum interesse comercial nisso. Outra, é ridículo colonizar um planeta totalmente hostil e ficar lá sofrendo ao invés de criar políticas de redução de população e preservação e melhor aproveitamento de recursos na Terra. Ninguém em sã consciência irá preferir viver em Marte, por exemplo, a mercê de tudo que é tipo de privação. A não ser que um dia façam de Vênus (enfriando-o) e Marte, sabe-se lá como, planetas habitáveis com condições próximas a da Terra, o que me parece extremíssimamente dificil. Os outros planetas me parecem ser todos inviáveis, no máximo criariam-se postos avançados nos satélites dos planetas gasosos. Agora é dificil ver a utilidade de uma base humana em Plutão, por exemplo. Mesmo que seja para retirar algum tipo de minério, o custo do transporte seria obsceno. E claro, se um dia descobrirem uma forma de viajar pelo espaço estilo "stargate" daí sim as coisas avançariam.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2006, 11:35:47 »
A acolonização/exploração do sistema solar somente alavancará se houver algum interesse comercial nisso.

O desenvolvimento de tecnologias necessárias para a exploração espacial, por sí só, atende a diversos interesses econômicos, em setores de ponta, os de maior retorno sobre o capital.
Afinal, já chegamos longe, sem interesses na exploração de recursos.

Os conhecimentos obtidos trazem benefícios em diversos setores, e isso é comprovável.
Além do mais, o espaço apresenta condiçoes privilegiadas (microgravidade, etc.) para experimentos em áreas altamente rentáveis.

Na minha opinião, a busca de recursos tangíveis (tipo minerais, por exemplo) não é um bom caminho. Custos elevadíssimos, riscos elevadíssimos, retorno com prazos extremamente longos, isso se vierem.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 11:39:46 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2006, 11:54:03 »
A acolonização/exploração do sistema solar somente alavancará se houver algum interesse comercial nisso.

O desenvolvimento de tecnologias necessárias para a exploração espacial, por sí só, atende a diversos interesses econômicos, em setores de ponta, os de maior retorno sobre o capital.
Afinal, já chegamos longe, sem interesses na exploração de recursos.

Os conhecimentos obtidos trazem benefícios em diversos setores, e isso é comprovável.
Além do mais, o espaço apresenta condiçoes privilegiadas (microgravidade, etc.) para experimentos em áreas altamente rentáveis.

Na minha opinião, a busca de recursos tangíveis (tipo minerais, por exemplo) não é um bom caminho. Custos elevadíssimos, riscos elevadíssimos, retorno com prazos extremamente longos, isso se vierem.

Sim, de acordo, mas o custo de você fazer um ônibus espacial ou então de construir um telescópio, uma sonda, missões robóticas etc nem de longe chega perto de colonizar o sistema solar. Outra, é preciso sempre competição. Atualmente os EUA não competem muito com ninguém, a Rússia não tem verba apra investir muito na pesquisa especial e a China ainda engatinha na tecnologia. Quando há competição, ou seja, interesse político, as coisas desleixam. Me parece bem claro que se a China anunciasse que está construindo uma nave para levar os primeiros homens a Marte (partindo da idéia que tivessem conhecimento para tanto) haveria nova corrida espacial e um boom de investimentos. Ou então que anunciassem quererem construir uma central de lançamento de mísseis na Lua. Missões simplesmente tem algum benefício comercial, concordo. Mas colonização precisa ter algum incentivo comercial realmente grande e constante para que dê certo. Claro que se um dia Marte for viável apra uma colonização razoável, será interessante a idéia de mais um planeta inteiro, resumindo, um novo mercado consumidor, nova rota comercial, novos tipos de serviços, sobretudo turismo e transportes especiais. Ou seja, tudo se resume a US$, lembrando que vitória política também rende muito US$.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2006, 12:59:51 »
Com certeza não existe mais aquela corrida doida de antes do homem pisar na lua. Mas existe certos setores na astroáutica que tem certa concorrência, lançadores, satélites de comunicação, navegação, turismo que vem crescendo. O problema mesmo são os orgãos dos governos que controlam os lançamentos, não é como por um barco na água e navegar.
Os custos fabullosos cobrados são outro impecílio, mas se pensar que para fazer um satélite como os que foram a marte, primeiro se teve a idéia, depois protótipos que eram testados exustivamente, destruídos para no final fazer talvez 5 peças para por numa nave ou duas, e ai engavetar tudo. Lógico que tem que sair caro.
precisa soltar um pouco o controle sobre a iniciativa privada, para ver se a astronáutica da outra acelerada.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2006, 14:55:40 »
O Washington sintetizou bem o que eu quis frisar.

Mas existe certos setores na astroáutica que tem certa concorrência, lançadores, satélites de comunicação, navegação, turismo que vem crescendo.

E acrescentaria: competem muito entre si.

E Amon, ainda não entendi bem seu argumento: você acha viável a idéia de exploração de recursos tangíveis, como a mineração?
E com a terraformação de outros planetas, como Marte por exemplo?
"Por quê?"

Chaves

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2006, 21:25:04 »
A humanidade vai ter que estudar muito ainda para desenvolver tecnologias que permitam uma colonização espacial, ainda estamos engatinhando na coisa, botar qualquer coisa em órbita é difícil e caro, nao temos sistemas de propulsão para grandes distâncias, fora outros pontos.

O sonho é lindo, (eu que o diga) mas infelizmente a coisa é complicada e vai exigir muitos anos para desenvolvermos as tecnologias de base para uma colonização.

Se eu puder ver o homem pisar em Marte já vou ficar bem feliz.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2006, 21:33:47 »

Se eu puder ver o homem pisar em Marte já vou ficar bem feliz.

Somos dois! :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2006, 02:19:17 »
Que chato pensei que a lua tivesse algo de interessante do outro lado :(

Coitadinho do plutão em.

È verdade que ele era lua de Júpiter e se desprendeu ? ou algo assim.
Não deseje.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2006, 10:06:52 »
Que chato pensei que a lua tivesse algo de interessante do outro lado :(

Coitadinho do plutão em.

È verdade que ele era lua de Júpiter e se desprendeu ? ou algo assim.

A lua toda é muito interessante, se quiser saber mais detalhes sobre ela (inclusive o lado escuro) baixe o Atlas Virtual da Lua, é um "Google Earth" da lua, com projeções 3d descrição de todas as crateras e formações catalogadas e pcotes de fotos das missões e tudo em português.

http://avl.astrotips.com/

Plutão (assim como Vênus) não veio de Jupiter, ele provavelmente se formou como qualquer outro planeta daquela região do Sistema Solar.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2006, 10:10:24 por Quasar »
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!