No seu livro “Como a mente funciona”, Steven Pinker coloca interessantes questões sobre a consciência.
Ei-las:
• Se um dia conseguirmos reproduzir o processamento de informações na mente humana como um enorme programa de computador, o computador que rodasse o programa seria consciente?
• E se pegássemos esse programa e treinássemos numerosas pessoas, digamos, a população da China, para reter os dados na mente e executar as etapas? Haveria uma gigantesca consciência pairando sobre a China, separada da consciência dos bilhões de indivíduos? Se eles estivessem implementando o estado cerebral de uma dor agonizante, haveria alguma entidade que realmente estivesse sentindo dor, mesmo que cada cidadão estivesse alegre e lépido?
• Suponhamos que a área receptora visual na parte posterior de seu cérebro fosse separada cirurgicamente do resto e permanecesse viva em seu crânio, recebendo inputs dos olhos. Por todos os critérios comportamentais, você está cego. Existe uma consciência visual muda, mas totalmente alerta, isolada na parte posterior de sua cabeça? E se ela fosse removida e mantida viva numa placa?
• Sua experiência do vermelho poderia ser igual à minha experiência do verde? É verdade que você poderia rotular a grama de “verde” e os tomates de “vermelho”, assim como eu, mas você talvez realmente veja a grama como tendo a cor que eu, se estivesse no seu lugar, designaria como vermelho.
• Poderiam existir zumbis? Isto é, poderia existir um andróide improvisado para agir de modo tão inteligente e emocional quanto você e eu, mas no qual não houvesse “ninguém em casa” que estivesse verdadeiramente sentindo ou vendo alguma coisa? Como vou saber que você não é um zumbi?
• Se alguém pudesse transferir para a memória de um computador o estado de meu cérebro e copiá-lo em outra coleção de moléculas, ele teria minha consciência? Se alguém destruísse o original, mas a duplicata continuasse a viver minha vida, pensar meus pensamentos e sentir meus sentimentos, eu teria sido assassinado? O capitão Kirk era exterminado e substituído por um gêmeo toda vez que entrava na sala de transporte?
• Como é ser um morcego? Os besouros apreciam o sexo? Uma minhoca grita silenciosamente quando um pescador a empala no anzol?
• Cirurgiões substituem um de seus neurônios por um microchip que reproduz suas funções de input-output. Você sente e se comporta exatamente como antes. Depois eles substituem um segundo neurônio, um terceiro e assim por diante, até que uma parte cada vez maior de seu cérebro passa a ser de silício. Como cada microchip faz exatamente a mesma coisa que o neurônio fazia, em você o comportamento e a memória nunca mudam. Você chega a notar a diferença? Isso é como morrer? Há alguma outra entidade consciente instalando-se em você?
E aí pessoal; o que vocês acham dessas questões?