Autor Tópico: Uma ajuda a África!  (Lida 996 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Uma ajuda a África!
« Online: 23 de Agosto de 2006, 17:38:02 »
Olá amigos do Forum,

Tive uma idéia para ajudar o continente africano tão castigado pela pobreza. Eu chamo essa idéia de "Tecnologia Solidária". O plano consistiria em doar equipamentos e máquinas usados, mas ainda usáveis para países africanos. Esses equipamentos viriam principalmente de países do primeiro mundo e poderiam ser Tratores, ambulâncias, ônibus, equipamentos médicos, helicopteros, navios pesqueiros, enfim todo tipo de equipamento que auxiliasse no transporte, construção civil, cuidados médicos etc. Isso seria interessante porque muitos países do primeiro mundo renovam suas frotas muito rápidamente o que proporcionaria equipamento para os países pobres da África.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Uma ajuda a África!
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2006, 17:41:12 »
Boa idéia. Vou deixar meu helicóptero na porta de casa esperando o transporte para a África...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Pug2

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:27:58 »
Isso já é feito, inclusive doa-se material novo.

O problema de afríca é o estrangulamento economico...ditadores apoiados pelas grandes multi-nacionais que por sua vez são ajudadas pelos países ricos.

O mundo rico fica feliz dando equipamentos e dinheiro enquanto pela calada ursupa os recursos do continente mais rico.

Infelizmente considero que terão que ser os africanos a ajudarem-se, só eles podem colocar um ponto final, oxalá alguém os motive.

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:30:08 »
O problema da África é o mesmo do Brasil, como bem disse Pug: Corrupção e desperdício, só que em maior grau.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:57:51 »
Pobres africanos,

além de não terem amparo o pouco que lhes chega é desviado pelos ditadores regionais. Mas boa parte do problema da Africa veio do Neocolonialismo do século XIX, criando divisões aritificiais entre os países.

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2006, 19:59:23 »
Mas boa parte do problema da Africa veio do Neocolonialismo do século XIX, criando divisões aritificiais entre os países.
Por que?

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2006, 20:10:39 »
Bem até onde eu sei as divisões territoriais colonialistas fizeram varias etnias que não se “bicavam” viverem sobre o mesmo "teto" e por isso ocorrem varios conflitos étnicos e territoriais na África e isso é inegável herança européia...
...

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2006, 21:29:06 »
Exatamente, e o resultado são genocídios como o que vemos no sudão e que já houve em outros países.

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2006, 23:27:53 »
Sim, meus anjos, tô ligada. Mas tenho cá minhas dúvidas de a questão do "subdesenvolvimento da África" ser um problema de território e conflito étnico.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2006, 23:52:28 »
Mas tenho cá minhas dúvidas de a questão do "subdesenvolvimento da África" ser um problema de território e conflito étnico.
corrigindo, "Mas tenho cá minhas dúvidas de a questão do "subdesenvolvimento da África" ser somente um problema de território e conflito étnico."
seria simplismo atribuir as mazelas africanas somente à divisão artificial.
aliás, com colonização ou sem colonização, as tribos continuariam a se bater; é ingenuidade pensar que os problemas só começaram por lá depois da chegada dos europeus.

acho que o problema consiste, basicamente, em implantar um sistema estranho à cultura dos povos nativos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2006, 00:22:08 »
como eles vão pilotar helicopteros  se alguns nem sabem ler.
Não deseje.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2006, 01:50:33 »
Mas tenho cá minhas dúvidas de a questão do "subdesenvolvimento da África" ser um problema de território e conflito étnico.
A questão do subdesenvolvimento da áfrica é mais complexa, por isso não afirmei nada... Só expliquei que a conseqüência mais notável da divisão colonialista foi o aumento de conflitos étnicos e territoriais

É ingenuidade pensar que os problemas só começaram por lá depois da chegada dos europeus.

Ninguém afirmou isso, eu afirmei que a questão da divisão colonialista aumentou em muito os conflitos étnicos e territoriais, que até hoje é um grave problema na África.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 01:55:23 por CoqueiroVermelho »
...

Pug2

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2006, 08:59:33 »
As guerras de hoje estão para lá dos pequenos conflitos tribais.
Usam os possíveis conflitos tribais por motivações economicas.

exemplos:

Sudão, empresas da area do petroleo pretendem o terreno livre dos indesejáveis.
As mílicias servem para operar a limpeza do terreno desejada.

O mesmo sucede no Congo/Zaire onde os conflitos estão intrinsecamente ligados á exploração dos variados recursos existentes no país.

Serra Leoa e os seus diamantes.

E noutros países africanos sucede o mesmo.

Os conflitos de território são menores e poucos intensos quando comparados com os genocidios tão comuns em Africa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!