Autor Tópico: Quem acredita em deus é mais confiavel...  (Lida 2207 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Quem acredita em deus é mais confiavel...
« Online: 23 de Agosto de 2006, 21:17:50 »
RUBEM ALVES

Privilégios
Representantes têm de ser iguais ao povo. Não têm privilégios. Não se valem de foros especiais para se safar

O BRASIL É bom porque aqui todo mundo é religioso. Uma pesquisa revelou que 99% dos brasileiros acreditam em Deus. Isso é garantia da integridade ética do nosso povo. Quem acredita em Deus é mais confiável do que quem não acredita. Quem acredita em Deus anda na linha por medo do castigo. Dando-se crédito às Sagradas Escrituras os nossos 99% só são batidos pela população do inferno pois, segundo o apóstolo Tiago, 100% dos demônios não só acreditam em Deus como estremecem ao ouvir o seu nome. Ah! Como minha alma fica tranqüila ao ver os crucifixos nas paredes dos gabinetes dos deputados e senadores e as Bíblias nas mãos dos pastores evangélicos...

Movido pelo mais sincero sentimento religioso e certo de que 99% dos congressistas não só acreditam em Deus como também estremecem ao ouvir o seu nome, achei adequado fazer algumas considerações teológicas apropriadas ao momento que estamos vivendo, qual seja, o de escolher os nossos representantes.

Vereadores, deputados, senadores e o presidente são nossos "representantes". Um "representante" é uma pessoa que toma o lugar de uma outra. Ela age como se fosse a outra. Pois essa palavra "representante" tem uma gravidade teológica: todo o drama da salvação que nos livra do fogo do inferno gira em torno dela. Para que nossas dívidas pecaminosas fossem pagas a N.S., Jesus Cristo teve de se "esvaziar" de todos os seus atributos divinos a fim de tomar o nosso lugar e nos "representar" perante Deus Pai. Se tal não tivesse acontecido todos estaríamos condenados ao sofrimento eterno.

A essência da "representatividade" é a "igualdade" entre o "representado" e o seu "representante". Uma raposa não pode representar as galinhas. Um heterossexual não pode representar os "gays". O dono da fábrica não pode representar os operários. O representante, assim, não pode ser "mais" que o representado. Esse "mais" é um privilégio, "lei privada" que vale apenas para um grupinho.

Na democracia não há privilégios. Todos são iguais perante a lei. Quando um Brasilino qualquer rouba um pacote de manteiga ou um boné ele vai para a cadeia. Vai pra cadeia porque a lei não sabe que ele é um Brasilino qualquer. E não sabe por ser cega. Se é cega para o Brasilino, é cega também para vereadores, deputados e senadores. Essa é a razão porque esses senhores, quando pegos com as mãos cheias de dinheiro público, vão também para a cadeia. Como é bem sabido as cadeias estão cheias deles... Representantes têm de ser iguais ao povo. Não têm privilégios. Não têm aposentadoria em condições especiais, não se valem de foros especiais para se safar. E nem votam os seus próprios salários porque os Brasilinos não votam os seus salários.

Estou certo de que, a fim de derrotar o 1% que não acredita em Deus e que, por isso mesmo se candidata para ter privilégios, os restantes 99% de legítimos representantes do povo, no início do seu mandato, haverão de votar uma lei que declare extintos todos e quaisquer privilégios que os tornam diferentes dos Brasilinos.
Por isso o momento de eleição é um momento de alegria teológica e democrática. Nossos candidatos não só acreditam em Deus como estremecem ao ouvir o seu nome...

FOLHA DE SÃO PAULO, caderno cotidiano - 22/08/06
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2208200605.htm(só acessível para assinantes uol e Folha de S.P.)

:hein: :hein: :hein:

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re: Quem acredita em deus é mais confiavel...
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2006, 21:25:37 »
Acho que ele foi irônico.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2006, 23:18:55 »
Meu, esse cara é maluuuco de pedra.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2006, 23:53:30 »
Quem vai processar?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2006, 00:12:30 »
po gente, o cara está sendo irônico mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2006, 09:09:21 »
Gente, prestem atenção nessas partes, a primeira da introdução e a segunda da conclusão.

Dando-se crédito às Sagradas Escrituras os nossos 99% só são batidos pela população do inferno pois, segundo o apóstolo Tiago, 100% dos demônios não só acreditam em Deus como estremecem ao ouvir o seu nome.

Por isso o momento de eleição é um momento de alegria teológica e democrática. Nossos candidatos não só acreditam em Deus como estremecem ao ouvir o seu nome...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2006, 09:20:14 »
Gente, prestem atenção nessas partes, a primeira da introdução e a segunda da conclusão.

Dando-se crédito às Sagradas Escrituras os nossos 99% só são batidos pela população do inferno pois, segundo o apóstolo Tiago, 100% dos demônios não só acreditam em Deus como estremecem ao ouvir o seu nome.

È , os demônios políticos podem até estremecer ao ouvir o nome de deus , mas estão se lixando para os eleitores . Esse é o problema .

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2006, 13:04:55 »
  Os 29 congressistas evangélicos envolvidos com a máfia das sanguessugas são muito confiáveis , não ? :twisted:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2006, 15:00:45 »
Rubem Alves... grande escritor, filósofo e teólogo presbiteriano, entre outros atributos. Seus textos são muito bons. Estudei vários deles na faculdade. Sua ironia é explícita. :-)
Who cares?

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2006, 19:22:49 »
Rubem Alves... grande escritor, filósofo e teólogo presbiteriano, entre outros atributos. Seus textos são muito bons. Estudei vários deles na faculdade. Sua ironia é explícita. :-)
Eu juro pra você, eu já li uns 6 artigos dele e nenhum eu achei que prestasse.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2006, 14:43:38 »

Achei isso genial. :-)
Who cares?

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2006, 23:02:52 »
O cara REALMENTE foi irônico. Gostei muito do texto. Ele sabe usar muito bem as falácias, e exageradamente. O problema é se a galera acreditar e dogmatizar... Haverá igrejas com o texto dele como um exemplo de um bom cristão!!  :biglol: Olha só o currículo dele aí:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4786199U7
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:32:39 »
Sim, numa leitura superficial um leitor incauto realmente pode considerá-lo um grande defensor da religiosidade, sem perceber a sutil e ácida crítica à mesma em seu jogo lingüístico.
Who cares?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:04:05 »

Achei isso genial. :-)

De fato.
E vale ressaltar que ele usa a ironia exatamente nesses pontos (introdução e conclusão), mas na sua argumentação ele é sério e diz o que exatamente o que dizer.

Se eu fosse professor de redação usaria esse texto na minha aula!

Offline RogerWaters

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2006, 10:46:09 »
Muito bom, a partir de hoje só vou votar nos candidatos do PDC.
“se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.” Schopenhauer

“Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.” Nietzsche

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

“‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.” Nietzsche

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2006, 17:24:38 »
Desculpem praticar o "milagre da ressucitação do tópico", mas what a hell... não resisti...  :histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
  • O que é a natureza ou a realidade última do homem?
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2006, 14:10:33 »
Os textos do Rubem Alves são muito interessantes, ele tem formação em teologia e já foi pastor evangélico, faz criticas muito ponderadas a respeito de alguns dogmas, tem uma entrevista com ele muito interessante nesse link=http://www.unimep.br/fc/painelonline/painel42_03a.htm.
Só um trecho...

"Eu não sei quem inventou esta idéia que Deus faria uma câmara de tortura para botar seus desafetos por toda a eternidade. Esse Deus não mereceria meu menor respeito. Não o amaria. Eu que sou humano não teria coragem de fazer isso com meus desafetos. Pode ser que eu até os pusesse por seis meses num lugar de sofrimento, mas a eternidade não! (risos). Para protestantes e católicos, basta não acreditar em Cristo que você já vai para o inferno. Deus me livre! Que coisa horrorosa! Sei lá quem é Deus, mas uma coisa eu sei: ele não é vingativo. O meu Deus não tem inferno para ninguém porque ele é o símbolo da bondade".
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Andrew Michael

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2006, 18:30:52 »
Os textos do Rubem Alves são muito interes...................http://www.unimep.br/fc/painelonline/painel42_03a.htm.
Só um trecho...

"Eu não sei quem inventou esta idéia que Deus faria uma câmara .............. ele é o símbolo da bondade".

É sobre o autor  ou sobre "Quem acredita em deus é mais confiavel..."?
E por que escreveram "Deus" com letra menúscula, No título do tópico?

Minha opnião:

Sobre o meu entendimento de leitura, vamos a préconclusão.

1° O texto afirma que o Homem criou Deus, e não Deus que criou o Homem; através do homem foi que surgiu Deus no modo de pensar a ser superior aos outros, ou seja é uma coisa invensível.

2° O homem criou o inferno, apartir dele é que o homem começa a pensar e desejar o poder

3° O maior desejo de um homem, " não ser, nada ser e não ter nascido, e existido"

4° Deus não existe.

5°Deus é uma divindade abstrata masculina, superior aos homens, onde tem influência benéfica ou maléfica, nos destinos dos seres vivos e da  Terra.

Ser um cético é questão de sabedoria.
Na perspectiva na qual encontra-se inserida a produção de conhecimento é ques estão as dificuldades que se pretende tratar, a respeito da produção de conhecimento exige uma apreciação do que seria conhecimento.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
  • O que é a natureza ou a realidade última do homem?
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2006, 10:41:30 »
Não é pelo fato de haverem vários entendimentos e interpretações subjetivas sobre algo, que em virtude disso, esse algo não exista.
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:47:43 »
Sei lá quem é Deus, mas uma coisa eu sei: ele não é vingativo. O meu Deus não tem inferno para ninguém porque ele é o símbolo da bondade".

Com certeza ele deve desconsiderar o AT...
mania de crente só levar em conta oq interessa pra sua fé.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2006, 15:56:18 »
No NT há referências mais precisas quanto ao inferno do que no AT.

Se ele fala "Sei lá quem é Deus", ele me parece ser agnóstico em relação a deus e aparenta crer particularmente que algum deus que exista, porém claramente não é o conceito de deus cristão, como ele deixa explícito. Pessoalmente não vejo qualquer problema nisso.
Who cares?

Offline Legendary MegaByte

• Nível 01
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2006, 12:41:37 »
Ele é beeeeeeem sarcástico, "pronto e acabou".

E a crítica dele não é sutil, é escancarada. Basta ler nas entrelinhas ao invés das primeiras de todos os parágrafos!

Adorei!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!