Autor Tópico: Projeto de um Disco Voador!  (Lida 2391 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Projeto de um Disco Voador!
« Online: 24 de Agosto de 2006, 19:56:05 »
Olá amigos,

Estou postando sobre um projeto de Disco Voador que foi idealizado por um brasileiro, não me recordo o nome, só sei que ele era da Força Aérea Brasileira. O projeto era o seguinte:

Uma estrutura em forma de cone "truncado" seria construída, dentro do cone haveria condutores de eletricidade em forma de pilastras, como um esqueleto da nave. Uma bateria potente conduziria eletricidade através dessas "pilastras" até o topo da nave, onde havia um anel condutor. Esse anel iria ionizar o ar tornando-o condutor, um sistema de inversão de corrente faria com que o ar "rodopiasse" pela estrutura em forma de cone. Ao chegar em sua base o ar ionizado iria ser neutralizado pelo pólo oposto da nave. Ou seja, haveria um pólo no anel, no topo da nave, e o outro pólo na base na nave. O ar ionizado giraria em torno da estrutura até ser neutralizado na base, saindo tangencialmente a nave. O resultado prático de tudo isso seria uma aeronave que funcionaria com um principio parecido com o do helicoptéro, mas que ao invés de pás, teria um anel condutor. Para o aparelho se deslocar lateralmente seria postos três pesos na parte inferior do cone. Quando fosse para se deslocar para algum lado era só mover o peso, fazendo a nave inclinar na direção desejada, aí os vetores força, provocado pelo deslocamento do ar, e o vetor peso, formariam um ângulo resultando num vetor lateral que provocaria força para a nave se deslocar horizontalmente. Um detalhe interessante é que caso a nave fosse construída e viajasse a noite ela produziria um brilho em torno de si. Num efeito semelhante ao da luz neon. Ou seja a ionização do ar produziria brilho em torno da nave.

O que os amigos acharam da idéia do disco voador? É viável? Ou o cara tava viajando na maionese?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: Projeto de um Disco Voador!
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2006, 20:26:06 »
O princípio é do propulsor iônico, usado em algumas sondas espaciais.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2006, 20:33:09 »
A nave iria se chamar Ionoptéro!

Eu particularmente acho que talvez alguns governos de países desenvolvidos já tenham construído um equipamento similar. E quem sabe os avistamentos de Ovnis não sejam na verdade visões de aeronaves ultra-secretas?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2006, 21:32:13 »
A nave iria se chamar Ionoptéro!

Eu particularmente acho que talvez alguns governos de países desenvolvidos já tenham construído um equipamento similar. E quem sabe os avistamentos de Ovnis não sejam na verdade visões de aeronaves ultra-secretas?

Eehe, sem chance disso funcionar, para gerar um fluxo de ar meia boca a quantidade de eletricidade deveria ser enorme, a tal bateria potente pesaria centenas de toneladas contra alguns kilos de empuxo do propulsor.

Um balão de gás ou ar quente é muito mais eficiente.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2006, 21:38:32 »
É bem ineficeinte mesmo, ja montei um propulsor iônico pra uma matéria da facu, precisa duma bateria de uns 30kV pra fazer uma pipa voar...

http://jnaudin.free.fr/lifters/main.htm
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2006, 23:59:00 »
É, vai ver que foi por isso que a força aérea não quis construir o equipamento!
Acho que o negócio mesmo é continuar na boa e velha "asa" e no principio de Bernoulli!

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2006, 12:21:16 »
Mesmo que a tensão fosse alta, a corrente não precisaria ser alta.
Lenbro de um artigo na revista saber eletrônica que tinha um aparelho que usava propulsão ionica. Acho se o aparelho funcionasse seria melhor usar um pequeno motor em vez de bateria.
Se ele queria que sua idéia vingasse ele deveria construir um protótipo em escala. Mas militares brasileiros não são muito de investir em tais idéias, lembro de ler na revista tecnologia & defesa de um brasileiro que propós para Marinha brasileira um aparelho para comunicação, na época em que não existia rádio.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2006, 14:23:14 »
No projetinho de bancada que eu fiz, gastávamos uns 2mA para fazer um carrinho de umas 30g andar um pouquinho. O propulsor num possui força.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:12:38 »
Mas militares brasileiros não são muito de investir em tais idéias, lembro de ler na revista tecnologia & defesa de um brasileiro que propós para Marinha brasileira um aparelho para comunicação, na época em que não existia rádio.

Me paresse que isto já faz "algum tempinho" né? Acho até que a Marinha já deixou de chicotear os marinheiros.  :hihi:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:19:04 »
Mas militares brasileiros não são muito de investir em tais idéias, lembro de ler na revista tecnologia & defesa de um brasileiro que propós para Marinha brasileira um aparelho para comunicação, na época em que não existia rádio.
Talvez o que levou a Marinha a não investir no projeto tenha sido o fato de que ele não sairia do chão...

Motores iônicos não produzem empuxo suficiente para fazer decolar um avião ou nave.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:42:46 »
Sim Angelo Melo, o que já li sobre motor ionico, sua aceleração seria muito longa, talvez levasse dias para uma nave chegar a velocidade total. E não acredito que seria capaz de mover o ar suficiente para tal máquina.

Quanto a Marinha, em um paíz de terceiro mundo, deve limitar mesmo o tipo de pesquisa a investir, idéias mirabolantes não são um bom investimento.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2006, 10:00:51 »
A questão não é de pólítica ou "coisa de militar cabeça dura", motor iônico não serve para tirar coisas do chão.

Esse tipo de motor é usado em sondas, mas depois que elas estão no espaço, pois não tem a gravidade da terrra grudando ela no chão.

Um bom exemplo da eficiência do motor iônico é a sonda japonesa Hayabusa, ela conseguiu ir até um cometa, pousar nele e decolar novamente duas vezes, mas mesmo assim para voltar a Terra ela precisa de motores quimicos para certas manobras que exigem mais potência, como por exemplo iniciar a volta a Terra quando estiver num momento de maior proximidade, o motor iônico não consegue empuxo necessário para a sonda aproveitar a fase de proximidade e precisa do motor quimico para acelerar rápido o suficiente, atualmente esta sonda está esperando um momento de proximidade para manobrar, em dezembro de 2005 devido a problemas técnicos os japoneses perderam a oportunidade de trazer a sonda de volta e estão aguardando o período de um ano para um nova tentativa.

APODman

• Visitante
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2006, 17:20:24 »
É um projeto de um mega-lifter

A NASA até pesquisou sobre a viabilidade desta forma de propulsão mas desistiu pois ele não funciona no vácuo.

[ ]´s

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2006, 21:39:33 »
É um projeto de um mega-lifter

A NASA até pesquisou sobre a viabilidade desta forma de propulsão mas desistiu pois ele não funciona no vácuo.

[ ]´s

E também por causa da quantidade energia necessária, é só reparar bem no tamanho da fonte que precisa para fazer o modelo (que é bem leve) voar.

A coisa muda de figura quando o aparelho tem que levar a própria fonte de energia.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2006, 22:13:30 »
Na verdade usando bateria de lítio e um flyback pequeno dá pra levar dentro de um pequeno avião de brinquedo sim, um professor meu fez assim. Mas ele ainda precisava dum motor "normal" para decolar o avião, usando o propulsor mais como complemento...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2006, 21:12:54 »
Na verdade usando bateria de lítio e um flyback pequeno dá pra levar dentro de um pequeno avião de brinquedo sim, um professor meu fez assim. Mas ele ainda precisava dum motor "normal" para decolar o avião, usando o propulsor mais como complemento...

Mas no caso do avião ele tem a ajuda das asas para gerar mais implulso vertical, é como aqueles planadores com motor elétrico que conseguem voar um tempão, pois devido a grande eficiência das asas ele necessita de pouca potência para voar.

No caso do Mega-lifter até seria possível construir um modelo usando baterias de lítio com um flyback para gerar alta tensão. Mas por quanto tempo? E qual seria a carga útil do aparelho?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2006, 21:17:04 »
Poderia tentar usar um painel solar, ou sei lá, mas eu realmente acho que num dá para usar, citei mais para falar que o tamanho da fonte num é problema, o principal é o rendimento.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Agosto de 2006, 10:23:34 »
Poderia tentar usar um painel solar, ou sei lá, mas eu realmente acho que num dá para usar, citei mais para falar que o tamanho da fonte num é problema, o principal é o rendimento.

Sim, tem como usar fontes menores, mas as baterias conituariam grandes e pesadas, se um modelo de decolegam vertical fosse construído nestes moldes ele faria no máximo um "vôo de galinha".

Quem sabe no futuro isso não passe a ser viável com o desenvolvimento de fontes de energia mais leves.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!