Olá amigos,
Eu tenho pouco tempo de casa, mas as vezes noto que a discussão assume um ar acalorado, forte, emotivo muitas vezes. Cada forista se esforçando para valer seus argumentos. Bem, eu estudei um pouco de inteligência emocional e acho que nem sempre é possível vencer uma discussão, e as vezes quando isso é possível é uma vitória vã! Vou dar exemplos: no meu trabalho o meu chefe é um Pastor e diversas vezes já me falou de religião, como eu sou sensato, eu o ouvi sem retrucar, não que não tivesse argumentos, mas sim que no momento isso não seria vantajoso. Por que? Porque simplesmente eu iria criar uma inimizade desnecessária e que poderia me prejudicar futuramente! A mesma coisa acontece as vezes com relacionamentos familiares: a minha sogra é evangélica, vive falando de Deus para mim. Já imaginaram se eu fosse ser lógico, racional, e respondesse cada afirmação dela com uma contra afirmação? Bem, já deu para perceber que minha vida iria virar um inferno! Aqui no fórum, onde usamos nomes ficticios, avatares e nosso anonimato é garantido podemos discutir a vontade, mas creio eu que se não tomarmos cuidado, vamos criar um hábito socialmente indesejavel: o de discutir o tempo todo com todo mundo que tem opinião contrária a nossa.
Muitas vezes a inteligencia está não em fazer prevalecer seu ponto de vista, mas sim o de conservar a paz e a estabilidade nas nossas relações sociais!
Eu mesmo sou uma pessoa muito sárcastica e lógica, mas sei que na maioria das vezes não vale a pena "comprar briga" por um ponto de vista ideologico. É claro que muitas vezes somos postos contra a parede e aí não tem jeito temos que nos defender, mas isso são casos extremos.
Não desmereço os mais jovens e adolescentes, ele tem muita vitalidade e vontade de vencer na vida, mas essa característica que estou comentando geralmente só vem com a idade.
Creio que a verdadeira vitória numa discussão não é tanto fazer prevalecer seu ponto de vista, e criar uma inimizade pelo resta da vida, mas sim convencer, pacificamente de que seu ponto de vista é o melhor e fazer a pessoa "aderir" a sua visão de mundo.
Aprendi muito com a política, não que eu seja político, mas faço política todo dia. Política com minha família, em grande parte religiosa, política no trabalho e por que não política no fórum. Tudo visando a uma discussão construtiva e sadia, acho que isso é o mais importante.