Autor Tópico: Ter sempre a razão?  (Lida 1447 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Ter sempre a razão?
« Online: 26 de Agosto de 2006, 12:24:35 »
Olá amigos,

Eu tenho pouco tempo de casa, mas as vezes noto que a discussão assume um ar acalorado, forte, emotivo muitas vezes. Cada forista se esforçando para valer seus argumentos. Bem, eu estudei um pouco de inteligência emocional e acho que nem sempre é possível vencer uma discussão, e as vezes quando isso é possível é uma vitória vã! Vou dar exemplos: no meu trabalho o meu chefe é um Pastor e diversas vezes já me falou de religião, como eu sou sensato, eu o ouvi sem retrucar, não que não tivesse argumentos, mas sim que no momento isso não seria vantajoso. Por que? Porque simplesmente eu iria criar uma inimizade desnecessária e que poderia me prejudicar futuramente! A mesma coisa acontece as vezes com relacionamentos familiares: a minha sogra é evangélica, vive falando de Deus para mim. Já imaginaram se eu fosse ser lógico, racional, e respondesse cada afirmação dela com uma contra afirmação? Bem, já deu para perceber que minha vida iria virar um inferno! Aqui no fórum, onde usamos nomes ficticios, avatares e nosso anonimato é garantido podemos discutir a vontade, mas creio eu que se não tomarmos cuidado, vamos criar um hábito socialmente indesejavel: o de discutir o tempo todo com todo mundo que tem opinião contrária a nossa.
Muitas vezes a inteligencia está não em fazer prevalecer seu ponto de vista, mas sim o de conservar a paz e a estabilidade nas nossas relações sociais!
Eu mesmo sou uma pessoa muito sárcastica e lógica, mas sei que na maioria das vezes não vale a pena "comprar briga" por um ponto de vista ideologico. É claro que muitas vezes somos postos contra a parede e aí não tem jeito temos que nos defender, mas isso são casos extremos.
Não desmereço os mais jovens e adolescentes, ele tem muita vitalidade e vontade de vencer na vida, mas essa característica que estou comentando geralmente só vem com a idade.
Creio que a verdadeira vitória numa discussão não é tanto fazer prevalecer seu ponto de vista, e criar uma inimizade pelo resta da vida, mas sim convencer, pacificamente de que seu ponto de vista é o melhor e fazer a pessoa "aderir" a  sua visão de mundo.
Aprendi muito com a política, não que eu seja político, mas faço política todo dia. Política com minha família, em grande parte religiosa, política no trabalho e por que não política no fórum. Tudo visando a uma discussão construtiva e sadia, acho que isso é o mais importante.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Ter sempre a razão?
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2006, 12:32:18 »
Olá amigos,

Eu tenho pouco tempo de casa, mas as vezes noto que a discussão assume um ar acalorado, forte, emotivo muitas vezes. Cada forista se esforçando para valer seus argumentos. Bem, eu estudei um pouco de inteligência emocional
Desculpa, Arqui, mas não vou ler o resto.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2006, 12:38:35 »
Que nada! tem que da é porrada na oposição mesmo, doa a quem doer :ar15:

...

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2006, 13:22:42 »
O que interessa nisso tudo é que a personificação de "ter sempre a razão" naturalmente, sou eu. Sendo assim, digo que debate nunca se ganha. O que se ganha é guerra, com armas e taltal. E, como o colega nota, não vale a pena.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2006, 18:27:38 »
Não leve a mal, Arquimedes, mas você não ganhou toda essa credibilidade conosco ainda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2006, 18:42:53 »
Citação de: Arquimedes
Aqui no fórum, onde usamos nomes ficticios, avatares e nosso anonimato é garantido podemos discutir a vontade, mas creio eu que se não tomarmos cuidado, vamos criar um hábito socialmente indesejavel: o de discutir o tempo todo com todo mundo que tem opinião contrária a nossa.
Muitas vezes a inteligencia está não em fazer prevalecer seu ponto de vista, mas sim o de conservar a paz e a estabilidade nas nossas relações sociais!
Mais uma vez, acho que você está no fórum errado. Aqui nem todos usam nomes fictícios, as discussões são frequentes e a argumentação correta e lógica é encorajada. Em relação ao "hábito socialmente indesejável", temos que saber que discussões valem a pena e quais não, mas esse fórum é um excelente lugar para treinar argumentação para quando for necessária.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:00:58 »
Meio precipitadamente, fico pensando....
Será que sempre é possível ter uma discussão pacífica? Não existiria algum tipo de conflito não negociável?  :?
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:27:25 »
Meio precipitadamente, fico pensando....
Será que sempre é possível ter uma discussão pacífica? Não existiria algum tipo de conflito não negociável?  :?

Sim, com certeza existem.  Nossas capacidades de renúncia não são infinitas nem mesmo em teoria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:51:53 »
Meus amigos,

Não estou querendo "prestígio" e nem tão pouco prego o pacífismo autista, o qual é inútil! O que prego é o "bom senso", não que vocês não tenham, não me interpretem dessa forma. Apenas quero que a discussão sadia e reflexiva seja sempre encorajada no Clube. Quero dizer também que não tenho medo de uma boa discussão, o que faço apenas é avaliar se vale a pena gastar tempo e neurônios numa "fogueira de vaidades".  Quanto a alguns que "carinhosamente" me dizem que estou no lugar errado quero lembra-los que esse é um espaço aberto e democrático, bem pelo menos foi isso que eu pensei ao me cadastrar aqui.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2006, 00:47:09 »
Meus amigos,

Não estou querendo "prestígio" e nem tão pouco prego o pacífismo autista, o qual é inútil! O que prego é o "bom senso", não que vocês não tenham, não me interpretem dessa forma. Apenas quero que a discussão sadia e reflexiva seja sempre encorajada no Clube. Quero dizer também que não tenho medo de uma boa discussão, o que faço apenas é avaliar se vale a pena gastar tempo e neurônios numa "fogueira de vaidades".  Quanto a alguns que "carinhosamente" me dizem que estou no lugar errado quero lembra-los que esse é um espaço aberto e democrático, bem pelo menos foi isso que eu pensei ao me cadastrar aqui.

E pra ganhar um jogo há que saber as regras. Tenha mais contato conosco antes de fazer sugestões que quem é da casa há mais tempo sabe que não têm fundamento.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2006, 18:53:59 »
Olá amigos,

Eu tenho pouco tempo de casa, mas as vezes noto que a discussão assume um ar acalorado, forte, emotivo muitas vezes. Cada forista se esforçando para valer seus argumentos. Bem, eu estudei um pouco de inteligência emocional e acho que nem sempre é possível vencer uma discussão, e as vezes quando isso é possível é uma vitória vã!...
Concordo em partes sobre o q diz. Algumas vezes as pessoas nem tem mais argumentos nem motivos para estar em uma discussão, mas só o fazem para demonstrar como seus egos são grandes e sua humildade pequena ou inexistente. Mas também acho q a discussão acalorada em certos momentos é necessária, vai depender do bom senso para avaliar o q vale e o q nao vale a pena insistir.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:26:04 »
Arquimedes, talves este seja o seu primeiro fórum sobre ceticismo/ateísmo que tu participas... acredite, a "temperatura" do C.C. é bastante amena e as discussões não passam de pequenos estremecimentos que não trazem maiores consequências.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!