Autor Tópico: O que você faria?  (Lida 1864 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O que você faria?
« Online: 27 de Agosto de 2006, 00:49:33 »
Olá amigos,

Todos sabemos que "grosso modo" as nossas reações, ou respostas se dividem em emocionais ou racionais. Sabendo disso qual seria a reação dos amigos foristas caso fossem submetidos as situações abaixo:

1 - Uma tia muito religiosa e distante morre, ela não sabia que você era ateu, um dos presentes(Da igreja que ela frequentava) pede a você que faça um discurso em homenagem a ela. Você vai agir racionalmente e dizer que ela era uma boa pessoa mas acabou tudo ou vai dizer que ela está num "lugar melhor"?

2 - Você é um político e esta empatado com seu oponente, num programa de debate ele pergunta se você é ateu! Você diz a verdade ou mente?

3 - Seu chefe é religioso, mas não sabe que você é ateu, ele quer te dar uma promoção, mas primeiro ele pergunta se você acredita em Deus ou não. E aí você diz a verdade ou mente para seu chefe?

4 - Aquela gata(o) super linda que você tanto quis esta te danto bola, você é apaixonado por ela/ela, mas ela só fica com você se você for membro da Igreja que ela participa. E aí qual a reação?

Obs. Esse teste é meramente ilustrativo, não estou chamando ninguém do forum de burro ou incapaz, mas esse tópico é apenas um convite a reflexão sobre reações emocionais e racionais. Embora muitas vezes os dois se confundam! :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que você faria?
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:02:46 »
Olá amigos,

Todos sabemos que "grosso modo" as nossas reações, ou respostas se dividem em emocionais ou racionais. Sabendo disso qual seria a reação dos amigos foristas caso fossem submetidos as situações abaixo:

1 - Uma tia muito religiosa e distante morre, ela não sabia que você era ateu, um dos presentes(Da igreja que ela frequentava) pede a você que faça um discurso em homenagem a ela. Você vai agir racionalmente e dizer que ela era uma boa pessoa mas acabou tudo ou vai dizer que ela está num "lugar melhor"?

Vou evitar o assunto.  Possivelmente lembrando do que ela realizou de válido enquanto esteve viva. Não há necessidade de dizer "onde ela está", até porque não há como saber.

2 - Você é um político e esta empatado com seu oponente, num programa de debate ele pergunta se você é ateu! Você diz a verdade ou mente?

Digo a verdade.  Não é segredo que eu sou ateu.  Meus amigos teístas duvidam, mas se achassem isso problema não seriam meus amigos.

3 - Seu chefe é religioso, mas não sabe que você é ateu, ele quer te dar uma promoção, mas primeiro ele pergunta se você acredita em Deus ou não. E aí você diz a verdade ou mente para seu chefe?

Eu nunca tive um chefe tão estúpido.  Nem escondi dos meus chefes ou colegas que eu sou ateu, portanto não vai acontecer.  Mas se acontecesse eu diria que sou ateu, claro.

4 - Aquela gata(o) super linda que você tanto quis esta te dando bola, você é apaixonado por ela/ela, mas ela só fica com você se você for membro da Igreja que ela participa. E aí qual a reação?

Explico que não vou fingir uma fé que não tenho.  Seria desrespeitoso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:13:35 »
Agir racionalmente é zoar o enterro de uma pessoa, em que os presentes estão sofrendo?

Não há realmente divisão entre uma coisa e outra, a não ser em análise sociológica. Temam os sociólogos, companheiros.

Mas que conste:

GUIA DE BOAS MANEIRAS ATEÍSTA RIZKIANO:

1. não há necessidade de falar isso num enterro/velório/whatever, basta lembrar a pessoa e dizer que ela fará falta.

2. "você quer me acusar de quê? você, que fez merda1 e merda2? Um homem de bem faria isso?"

3. "Não diria que sou uma pessoa religiosa, mas trabalho bastante a minha espiritualidade. Principalmente a solidariedade. Participo disso e daquilo e ajudo as velhinhas a atravessar a rua. Acho que não há ensinamento mais rico que amar ao próximo. Etc."

4. não precisando mostrar a carteirinha, sendo só naquele dia, e sendo GOSTOSO, vale. No amor e na guerra, etc. Não ligar depois.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:26:27 »
acho que no brasil discursos não são tão comuns em funerais... preferiria ficar quieto, é o que se deve fazer em um funeral.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:45:40 »
1 - Eu não sou de fazer discurso, com certeza eu não faria.

2 - Eu mentiria por que 99,8% do povão é crente e provavelmente eu perderia e isso é ruim.

3 - Mentiria também, bem melhor receber mais que ser ateu declarado e ser despedido. hehehe

4 - Dai não, ir a igreja por causa de mulher não vale a pena.

Como diriam os machistas: "Mulher não vale nada, até pobre tem." hahahahaha
Não deseje.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2006, 05:52:11 »

1-levando em conta que moro na casa dos meus tios evangélicos e super gente boa e se eles morressem rezaria sim, não tenho nada a perde com isso...

2-Eu digo sou ateu! (exemplo do Chile a presidente de lá é ateia, se tenho idéias boas acho que o ateísmo não seria um problema na carreira política).

3-Digo sem problemas, se ele me demitir por isso arrumo uma greve e ta tudo resolvido (dependendo de onde é o emprego...)

4-Bah eu deixaria de mão, não sou de ficar mentindo uma religiosidade que não possuo, se o sentimento é recíproco ela não iria fazer esse jogo com sentimentos (acho, não sei... vai entender as mulheres...)
...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2006, 06:53:40 »
1 – Nessa eu fico com o Dantas. Faça uma média daquelas: que deixou bons exemplos, e todo aquele blá, blá, blá. E dou uma de esperto: antes de chegar ao final, afirmo que a emoção não me deixa continuar, e que o silêncio diz tudo.

2 – Se sou um político, tenho que estar preparado para mentir em nome de uma causa maior. E vou mais longe: mostro um crucifixo que levo pendurado no pescoço e ainda digo que foi abençoado pelo Papa numa visita que acabei de fazer ao Vaticano, para receber as bênçãos para a campanha e para o futuro governo. Tô eleito. :histeria:

3 – Abro o jogo e deixo clara minha posição. Se isso me trouxer algum tipo de problema, é sinal que não estou em bom lugar; melhor que eu saia mesmo desse trabalho.

4 – Lógico que eu ia à Igreja. É o mesmo caso do político. Depois eu pulo fora, já que não vai ter prosseguimento mesmo. :wink:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2006, 09:25:33 »
1- Usaria a mesma tática dos dois

2,3,4- mentiria descaradamente.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2006, 15:42:52 »
Ultimamente até eu tenho me surpreendido com meu próprio nível de "não tô nem aí para o que você pensa"... Chefes, superiores, amigos, amigas, familiares que me perguntam sobre religião recebem de volta um simples e direto "Sou ateu"...

Se quiserem continuar com o papo depois, vão ter que aceitar o que eu vou dizer... Mas já disse pra minha ex-chefe evangélica que era ateu e isso não afetou em nada a minha contratação e posterior promoção... o mesmo para amigos... não tenho mais saco pra mentir ou pra agradar os outros... já estou bem grandinho pra ficar fingindo ser o que não sou...

Mas isso não quer dizer que vou tirar onda com todo mundo, sacanear, desrespeitar, ridicularizar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:16:32 »
Ah meu, ateísmo não é bandeira pra sair carregando assim e nos custar cargos.

Legal foi o questionário do Enem, que meu irmão trouxe.
Você se considera racista?
1) sim
2) não
Torçam por ele, hein? Estou PREVENDO um 60 :D

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2006, 18:57:34 »
Essa se enquadra bem aqui!

Jornalistas da Fox News se convertem ao islamismo e são libertados em Gaza
27/08/06 - 09:37
(AFP)

Os dois jornalistas do canal de TV Fox News libertados neste domingo, em Gaza, após passarem duas semanas em cativeiro, nas mãos de um grupo islâmico, foram "obrigados a se converter ao islamismo, sob a ameaça de homens armados", afirmou um deles, Steven Centanni, à rede de TV CNN.

"Foi algo que tivemos que fazer, porque eles tinham as armas", explicou o jornalista. Centanni, de nacionalidade americana, e Olaf Wiik, cinegrafista neozelandês, foram seqüestrados no último dia 14, no centro de Gaza, por homens armados, que interceptaram o carro em que eles estavam.

"Tenho um grande respeito pelo islamismo, mas isso foi algo que tivemos que fazer, porque eles estavam armados, e porque não tínhamos a menor idéia do que estava acontecendo", assinalou o jornalista americano.

O canal Fox News recebeu um vídeo com as imagens dos jornalistas se convertendo ao islamismo, informou neste domingo um de seus diretores. "Estou muito feliz por estar livre, pois houve momentos em que pensei que fosse morrer. Mas achava que os seqüestradors não precisavam de mim morto", comentou Centanni.

O até então desconhecido grupo Brigadas da Jihad Sagrada assumiu o seqüestro na última quarta-feira, em um comunicado, e exigiu, em um prazo de 72 horas, a libertação de muçulmanos presos pelos Estados Unidos, em troca da libertação dos reféns. O grupo não informou o que faria se a exigência não fosse cumprida.

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, desmentiu neste domingo qualquer laço entre a rede terrorista Al-Qaeda e os seqüestradores dos jornalistas.

Essas imagens devem ser tragi-cômicas. :o
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2006, 19:36:49 »
4 - Aquela gata(o) super linda que você tanto quis esta te danto bola, você é apaixonado por ela/ela, mas ela só fica com você se você for membro da Igreja que ela participa. E aí qual a reação?

Só essa me deixou confuso!  :lol:  :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:36:07 »
Os dois jornalistas do canal de TV Fox News libertados neste domingo, em Gaza, após passarem duas semanas em cativeiro, nas mãos de um grupo islâmico, foram "obrigados a se converter ao islamismo, sob a ameaça de homens armados", afirmou um deles, Steven Centanni, à rede de TV CNN.

Como pode-se "obrigar" uma pessoa a se converter? No máximo, diante de uma situação destas, os jornalistas se declararam, da boca para fora, que estavam se convertendo... Uma vez libertos podem renegar a tudo. Não foi uma "conversão" legítima.  :hein:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:56:24 »

Não faria o discurso... mesmo se fosse religioso também, o que falar sobre uma parente distante? Agradeceria e pediria que escolhessem uma pessoa que fosse mais íntima.  Se fosse uma pessoa próxima e se tivesse apreço por ela, faria sem nenhum problema... mas evitaria ao máximo de usar qualquer referência religiosa... seria uma homenagem pessoal à uma próxima e querida.

Diria a verdade e aproveitaria a oportunidade para dizer que a função de um político é governar para a sociedade como um todo, independente de religião, sexo e cor (o que subentenderia que o adversário é que esta em uma sinuca de bico).

Se este for o critério que a empresa endosse para efetivar uma promoção não é então uma boa empresa para se trabalhar. Certamente encontraria outra empresa melhor para trabalhar. Não seria meu chefe a querer me demitir, seria eu a pedir demissão.

Nunca, jamais! Não desperdiçaria o meu tempo, e o dela, com uma situação que tem tudo para não dar certo... que tem todos os ingredientes para terminar em fracasso.
Minha esposa é católica, mas ela me respeita aquilo que sou... nunca tentei faze-la uma atéia e nem ela nunca tentou me obrigar a seguir a igreja. Se um dia ela quiser (e puder) virar atéia será por livre e espontânea vontade dela. Jamais nos atritamos por causa disto.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2006, 01:59:09 por Spitfire »

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2006, 17:57:28 »
1 – Nessa eu fico com o Dantas. Faça uma média daquelas: que deixou bons exemplos, e todo aquele blá, blá, blá. E dou uma de esperto: antes de chegar ao final, afirmo que a emoção não me deixa continuar, e que o silêncio diz tudo.

Perfeito.

2, 3, 4 - Mentiria na boa. As vezes você faz até um bem dizendo às pessoas o que elas querem ouvir... na verdade os políticos e algumas igrejas fazem exatamente isso e ainda são aplaudidos... enfim, dê ao povo o que o povo quer!  |(
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2006, 17:24:59 »
[1 - Uma tia muito religiosa e distante morre, ela não sabia que você era ateu, um dos presentes(Da igreja que ela frequentava) pede a você que faça um discurso em homenagem a ela. Você vai agir racionalmente e dizer que ela era uma boa pessoa mas acabou tudo ou vai dizer que ela está num "lugar melhor"?

4 - Aquela gata(o) super linda que você tanto quis esta te danto bola, você é apaixonado por ela/ela, mas ela só fica com você se você for membro da Igreja que ela participa. E aí qual a reação?/quote]
´

1.Pergunto se outra pessoa não pode fazer o discurso, alguém próximo da dita cuja de preferencia. Se não tiver jeito eu começo a falar de como ela como pessoa e como ela fará falta, etc...

2. Nem um nem outro, eu digo que minha opção religiosa não é pertinente ao tema abordado.

3. Me desculpem os ateus de plantão mas eu também não sou boba, se isso significa o meu emprego eu digo que sou até testemunha de Jeová. Aqui no RS a situação tá braba, e ninguém quer perder emprego por questão religiosa.

4. Tchau! Em primeiro lugar eu acho desrespeitoso fingir uma fé que você não tem, em segundo, quanto tempo algo assim vai durar?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2006, 17:27:26 por Lela »

Eriol

• Visitante
« Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2006, 18:29:39 »
1 - Não mencionaria lugar melhor nem nada, falaria o pouco que soubesse dela ou até recusaria o convite.

2 - Digo a verdade... já sei que se chegasse a deputado seria muito...

3 - Depende...

4 - Tchau, gata.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2006, 20:10:56 »
1-  Diria apenas que ela foi uma boa pessoa, e porque não até uma boa religiosa.

2- Sabendo que isso custaria o cargo, diria a verdade mesmo assim, pois é o que sempre faço, digo que sou ateu a todos.

3- Digo a verdade, e argumento, não é necessário uma religião para se saber o que é bom, e o que não é!

4- Isso já me aconteceu, mesmo sabendo que eu era ateu cheguei a ir em uma igreja protestante, (Congregação Cristã no Brasil), pois além de gostar muito da menina eu ainda tinha a curiosidade de ver o que se passa lá dentro (Alguém ai já foi por curiosidade?). Então ao sair do culto disse a ela que não gostei com todas as letras, ela disse, eu já esperava isso. Nunca mais ela tocou no assunto, e para falar a verdade, de religiosa ela tinha duas horas na semana hehe!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!