Autor Tópico: "eu aprendi a ser ateu com os jesuítas"  (Lida 1661 vezes)

rizk

• Visitante
"eu aprendi a ser ateu com os jesuítas"
« Online: 27 de Agosto de 2006, 13:07:24 »
É um assunto em que eu queria tocar há teeempos, mas fiquei com vergonha porque achei meio egocêntrico.
Eis que estava lendo a TRIP hoje e tem lá entrevista com o Arnaldo Jabor, que vcs todos conhecem, e como todo mundo passa corrente com o nome dela na internet achei que agora podia ser.

Você costuma dizer que aprendeu a ser ateu com o seu pai, não...
Na verdade aprendi a ser ateu com os jesuítas. Eles me traumatizaram tanto que falei “não é possível que essa gente tenha razão”. Nunca acreditei em Deus.

E agora, hein? Quem mais? Por que?!?!?! :D

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: "eu aprendi a ser ateu com os jesuítas"
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2006, 13:16:54 »
Eu gosto de algumas opiniões dele (as q vejo no JN, não as q recebo via internet. Essas eu nem perco tempo lendo)

Offline Nivaldo

• Nível 04
  • *
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2006, 13:20:18 »
Foi difícil eu abandonar a religião, mas tres coisas me ajudaram muito :
- Gosto por conhecimento científico.
- Gosto por conhecimento histórico, principalmente sobre origens do cristianismo,
- Gosto por pensamento livre sem qualquer intermediário tentando me induzir a acreditar nas mesmas coisas que ele por mais bem aparentado que ele se apresente. Ao contrário do que pensam que um Ateu é materialista, isso não é regra para Ateu, e pode ser empregada perfeitamente a religiosos que se deixam levar pelas aparências de um terninho bem passado, ou de um chapéuzinho pontudo e vestimentas vermelhas bordadas em ouro. Um pensamento livre me chama mais a atenção que qualquer aparencia, e pensamento livre para mim, está longe de ser materialismo.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2006, 14:58:57 »
A relação a comentar é ateísmo-jesuítas. Achei que tinha ficado claro.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2006, 19:01:00 »
Esse Jabor é muito bom para argumentar suas idéias, porém nem tudo é tão bom quanto parece... Infelizmente ele é manipulado pela rede globo, é triste. Mas é verdade, ele está vendido e suas idéias têm que ser primeiramente aceita para que ele possa dizer.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2006, 20:14:36 »
Esse Jabor é muito bom para argumentar suas idéias, porém nem tudo é tão bom quanto parece... Infelizmente ele é manipulado pela rede globo, é triste. Mas é verdade, ele está vendido e suas idéias têm que ser primeiramente aceita para que ele possa dizer.

= =
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2006, 23:40:39 »
E agora, hein? Quem mais? Por que?!?!?! :D

Meu contato foi mais com Salesianos, e verdade seja dita, eles eram bem respeitosos.  Claro que me passaram todo o catecismo, mas convenhamos, É uma rede de ensino católico.

Mas mesmo assim entendo que realmente pode acontecer de pregadores excessivamente insistentes levarem ao desinteresse.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2006, 02:27:29 »
Eu virei ateu quando não consegui mais acreditar em nada sobrenatural.

Não foi culpa de nenhuma comunidade religosa, tanto que nunca fiz catecismo ou essas coisas.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:17:08 »
mimi, você que é a pupila dos jesuitas, pois, explique como e por que você e Jabor chegaram a mesma opnião.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2006, 22:34:47 »
Não tô acreditando que sou só eu aqui.

Olha, pra ser muito sincera... eu sou MUITO feliz por ter estudado com eles, acho que deu tudo muito certo, tanto em formação acadêmica básica quanto em relação a princípios. Aparentemente o pessoal do colégio também pensa assim, porque eles perguntam bastante de mim. Voltaria lá pra lecionar, e acho que colocaria meus filhos pra estudar lá também, se eles resistirem ao novo papa, hehe.

O gatilho mesmo foi uma leiga professora de religião, que me deu o desprazer de sua convivência 99. Como ela era paga pelo colégio, e continua lá até hoje, a culpa é dos padres, mesmo que indiretamente.

Já contei essa história diversas vezes, mas ela abriu o curso dizendo que tinha estado numa clínica de inseminação artificial e descoberto, pasmem, que é possível sim gravidez sem participação de homem! Que Jesus é o que dizem, portanto, e que se a crença nele durou 2000 anos e ninguém desmentiu nada, é porque é tudo verdade.

Primário, hm, mas ainda me choca. Lembro que foi a primeira vez que "debati" o assunto fora de casa.  Nós éramos jovens demais, mas não éramos burros. Acho que, no caso do meu colégio, a disparidade entre o curso formal de ensino religioso e os cursos de ciências e humanidades (e, no meu caso pelo menos, a prática cristã em si, porque sempre levei isso a sério), deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha; os meus colegas da época ou agnosticaram ou desistiram de pensar a respeito. Looking back, é isso.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:14:29 »
Na verdade o catolicismo nunca me incomodou... talvez por ter crescido ouvindo que o rito e os santos eram fruto de sincretismo e que a religião era devida à tradição.... que religião era algo inventado e que ninguém precisa ir a igreja porque não existe nada de céu nem inferno...

É que meus pais também têm grande sincretismo religioso, como a maioria dos brasileiros, e são mais "new age"... :D

Cresci com o meu pai dizendo como foi decepcionante ter sido coroinha e ter tido um irmão no seminário (que deveria ter virado padre, visto que agora é crente.... melhor padre do que crente....), uma vez que a igreja é feita por homens tão ruins quanto todos os outros.... E estudei apenas até a terceira série num colégio de freiras... até essa idade, ir uma vez por semana na capela não é tão marcante assim. Era até legal fazer algo diferente! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2006, 23:37:17 »
Na verdade a minha época da inocência com relação à Igreja durou até meus 25 anos, mais ou menos.  Nunca fui católico, mas não imaginava que ainda se discutisse se Jesus era Deus, que o Diabo existia mesmo, que o inferno era eterno e que fazer o bem não era requisito para a salvação.

Qual foi o meu choque quando descobri, dentro da sala de aula, que esses ensinamentos ainda estavam em toda a sua força.  Aí é que eu acordei para a realidade e vi que estamos ainda muito atrasados.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!