acho que deveria ser praticamente abolido o horário eleitoral FDP (financiado por dinheiro público) tal como é hoje, e os "santinhos".
Em vez dos "santinhos" imprimiriam "papers" com a descrição dos projetos de governo, que teriam que ser entregues pelo correio para cada eleitor.
Na tv, em vez de videoclipes e dizer que "são a favor do progresso, e contra a injustiça", primeiramente cada dia ou alguns dias em seguida, ou talvez toda segunda, por exemplo, seria só para um para cada partido fazer uma versão compacta do que é apresentado no(s) artigo(s) sobre o plano de governo. Tudo formatado igual para todos os partidos, com um mesmo apresentador apartidário inclusive, sem a "estrelização" pop dos candidatos.
Acho que debates deveriam ser obrigatórios, em um formato que ainda não sei bem qual seria o ideal, mas fora os debates na tv, deviam existir debates num estilo mais formal, em texto, publicados de alguma forma e distribuidos também. Esses debates em texto, como todos que freqüentamos bastante fóruns de internet sabemos, tem muita vantagem quando o que se deseja é a qualidade de argumentação, pois não dá tanta vantagem a elementos de carisma de imagem, tonzinhos irônicos e joguetes diversos, a coisa se resume em idéias mesmo.
Também acharia interessante votação em si tivesse uma prova, em que para que o voto fosse considerado válido, o eleitor tivesse que acertar todas quesões de uma prova sobre o projeto de governo do candidato no qual votou, ou talvez uma boa média de conhecimento dos projetos de todos os candidatos. As eleições não poderiam ser mais no mindset "vamos acabar o rápido com isso que não tenho tempo a perder com política", mas acabariam sendo um pouco mais lentas com isso. Como já disse várias vezes, plebiscitos embutidos também seriam uma boa.