Autor Tópico: PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV!  (Lida 829 vezes)

Tarcísio

• Visitante
PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV!
« Online: 29 de Agosto de 2006, 00:30:12 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82044.shtml

Citação de: FÁBIO ZANINI da Folha de S.Paulo, em Brasília
Um eventual segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende adotar medidas "vigorosas" para regular e "democratizar" os meios de comunicação. Segundo texto em discussão na campanha petista, tais medidas incluem mudanças na legislação para assegurar mais "equilíbrio e proporção" na cobertura de mídia eletrônica, incentivos econômicos para a formação de jornais e revistas independentes e a criação de conselhos populares que teriam poder sobre as atuais e futuras concessões de rádio e TV.

A coordenação de tudo ficaria a cargo da nova Secretaria Especial de Democratização da Comunicação, subordinada à Presidência da República. As metas estão no documento "Comunicação e Democracia", preparado por um grupo de trabalho da campanha. O texto, obtido pela Folha, vem com o cabeçalho "versão submetida à comissão de programa de governo em 22/08/ 2006". Ele é preliminar e pode ser alterado antes de ser incluído no programa de governo.

"A democratização dos meios de comunicação deve ser entendida, ao lado das reformas políticas e da promoção das justiças sociais e econômicas, como um ponto fundamental para o aprofundamento da democracia no Brasil", afirma o documento, que segue: "O governo deve assumir o compromisso com um plano vigoroso e específico de democratização da comunicação social".

O documento reconhece que houve problemas na relação de Lula com a mídia em seu primeiro mandato. O texto menciona dois: a tentativa de criar a Ancinav (Agência Nacional do Audiovisual), para regular a produção de cinema e vídeo, e o Conselho Federal de Jornalismo, que supervisionaria atividades jornalísticas.

Ambas acabaram abandonadas pelo governo. "[As medidas] Esbarraram na falta de aceitação e apoio junto aos setores organizados, ao capital produtivo e a parte da opinião pública, sobretudo aquela defendida e difundida pelas próprias empresas de comunicação social", diz o texto.

Houve, além desses episódios, a tentativa do governo de revogar o visto do jornalista Larry Rohter, do "The New York Times", após a publicação de uma reportagem relatando supostos problemas do presidente com bebidas alcoólicas. A campanha de Lula não quis comentar o texto, argumentando que ele não é oficial.

De acordo com o documento, uma tarefa no novo mandato será trabalhar pela desconcentração da propriedade dos meios de comunicação. No caso de rádios e TVs, a principal ação é o envio ao Congresso de uma Lei Geral de Comunicação Eletrônica. O documento diz que a lei vai "regulamentar os pontos necessários para o estabelecimento de um adequado equilíbrio e proporção entre os sistemas privado, público e estatal de radiodifusão".

Outro objetivo é criar "mecanismos legais que efetivamente coíbam a concentração de propriedade e de produção de conteúdos e o desequilíbrio concorrencial, garantindo a competitividade, a pluralidade, a diversidade e a concorrência".

O PT propõe um recadastramento completo das concessões de TVs e rádios, para cancelar entidades que não estejam "em conformidade com a lei". Seria desenhado um "mapa de concentração do setor".

Quanto à mídia impressa, o governo definiria um plano de incentivos econômicos --com apoio inclusive de bancos públicos e agências de fomento-- "para o desenvolvimento de jornais e revistas independentes, não vinculados aos grandes grupos de comunicação".

Durante seu mandato, o presidente reclamou com freqüência por se sentir perseguido pela imprensa, incluindo-a em uma suposta conspiração. Na última segunda-feira, por exemplo, em encontro com artistas no Rio, Lula disse que existe um antagonismo entre os que "escreviam com sabedoria infinita" durante a crise do mensalão e o povo, que estaria prestes a reelegê-lo.

A população teria "participação no processo de renovação e outorga de concessões de rádio e TV" por meio de conselhos populares. A estratégia, resume o partido, é recuperar o tempo perdido no primeiro mandato, quando o governo não considerou a comunicação "como tarefa politicamente estratégica".

A matéria por si só dispensa qualquer comentário que eu possa fazer.

Abraços

rizk

• Visitante
Re: PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV!
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 00:47:02 »
Olha, revisar concessão é uma boa. Não sei se é o momento certo nem o presidente certo, porém. Talvez estejamos amedrontados demais e ainda pensando em golpe e tudo o mais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 08:15:49 »
Olha, revisar concessão é uma boa. Não sei se é o momento certo nem o presidente certo, porém. Talvez estejamos amedrontados demais e ainda pensando em golpe e tudo o mais.

Concordo plenamente. :ok:

É bom frisar que o texto diz:
Segundo texto em discussão...

Além do que, a questão deve ser tratada pelo Congresso.

Fatalmente, teremos uso eleitoral do assunto, e como sempre, a propagação de inverdades, e de especulações como se já fossem fatos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 08:38:04 »
Eu acho o seguinte, se o filme beyond citizen kane estiver certo, o PT só quer fazer isso para tomar parte ou aumentar parte de sua influência nessa área, já que no filme citado é dito que as concessões são quase todas de direitistas escolhidos a dedo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2006, 09:56:22 »
Eu acho o seguinte, se o filme beyond citizen kane estiver certo, o PT só quer fazer isso para tomar parte ou aumentar parte de sua influência nessa área, já que no filme citado é dito que as concessões são quase todas de direitistas escolhidos a dedo.

É aí que mora o perigo.
O controle desse setor permite um poder imenso.
A sociedade tem que ter mais mecanismos de fiscalização sobre as concessões.
Eu não sei bem como é, mas do jeito que está eu sei que o Executivo tem um peso maior nas decisões.
Isso tem que ser mais dividido.

Agora, o pior: dá para confiar nesse Congresso e no que vem por aí?

Tá danado! :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2006, 10:20:54 »
Concessão de radio e tv deveria ser por licitação publica.esse negocio de escolher é coisa de monarquia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2006, 12:49:55 »
O dia em que alguem sério, com poder para tal, resolver mexer neste vespeiro... vai sair cobras e lagartos.
Trabalho nesta área e já estive envolvido com a concessão de 3 frequências comerciais para comunicação privada... é uma bandalheira só. Na primeira a então deputada federal Yeda Crusius teve que "mexer os pauzinhos" na ANATEL.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2006, 14:26:15 »
talvez a questão perca cada vez mais a importância, em razão da internet...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:08:46 »
O recadastramento das concessões seria algo interessante sim. Só acho que elas deveriam ser fornecidas por licitação ao invés de concessão. Não é tarde ainda para se propor mudar de método.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!