Autor Tópico: Altruísmo com deficientes, mais ajuda ou mais atrapalha?  (Lida 1483 vezes)

Marcelo

• Visitante
Altruísmo com deficientes, mais ajuda ou mais atrapalha?
« Online: 29 de Agosto de 2006, 15:27:14 »
A lei da natureza é implacável: só os mais fortes e mais bem adaptados sobrevivem. O q refina o grupo, fazendo com q estes repassem a melhor carga genética possível para frente, tornando a espécie cada vez mais forte para sobreviver no ambiente q a cerca. Tendo isto em mente, lhes pergunto: o altruísmo em relação aos deficientes de nascença, mais ajuda ou mais atrapalha a nossa espécie? Afinal, sendo nós altruístas com pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou mentais, como pessoas q nascem aleijadas ou com síndrome de down, estamos dando subsídios para q estas pessoas tenham a oportunidade de viverem mais e se reproduzirem, dando seqüência no repasse destes genes defeituosos q acabarão indo cada vez mais longe e deixando a espécie cada vez mais fraca. Entre os demais animais podemos ver como eles abandonam, as vezes até devoram, aqueles q nascem com problemas físicos, q poderiam atrasar todo o grupo em vários aspectos.

Já li muitas coisas sobre a utilidade do altruísmo em nossa espécie, no sentido de q ela ajuda a perpetua-la, imagino q a maioria aqui também já deve ter lido algo assim... Mas no caso específico dos q nascem com deficiências físicas ou mentais devido a problemas genéticos, qual é a opinião de vcs sobre isto?
Deixo claro q não defendo nada a este respeito, coloquei aqui pq acho q é uma questão polêmica q poderia ser um bom tema para discussões. Eu mesmo não tenho opinião definida sobre o assunto, me faltam mais informações a respeito.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re: Altruísmo com deficientes, mais ajuda ou mais atrapalha?
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:57:19 »
Qualquer humano, se não forem cuidados por alguém ao nascer, não conseguem sobreviver por muito tempo.
Por esta ótica, sem o mínimo de altruísmo nossa espécie já teria ido pro saco!

Acho que o problema maior dos deficientes é a incapacidade da sociedade de aceitar os que são diferentes da média. Qualquer comportamento ou aparêia diferente causa estranhamento e rejeição. Já se sabe que com pequenos ajustes, portadores de deficiência física e mental podem ter um desenvolvimento muito semelhante e concomitante com não-portadores.

Outra coisa, problemas genéticos não são necessariamente caracteres herdados! Um deficiente físico ou mental pode ter filhos normais e vice-versa.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:04:09 »
Além do que L. Duran já disse, desde o fim da ideologia nazista já é um mito que pessoas deficientes, que politicamente correto seria "pessoas com necessidades especiais", atrapalham a espécie como um todo ou necessariamente são um estorvo. Inclusive alguns gênios de nossa espécie possuem/possuíam determinadas "deficiências".

O que dizer, por exemplo, de Stephen Hawking e sua esclerose amiotrófica lateral ou Beethoven com sua surdez? Ou ainda, sem ir a extremos, de um ex-aluno da escola onde trabalho com severa deficiência neurológica na área da fala e que agora está concluindo curso superior de educação física se destacando com mérito? :-)

Para mim a pior deficiência que o ser humano pode ter não é muito visível: é a deficiência de caráter.
Who cares?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:07:02 »
o altruísmo é bom, tanto apenas para nos sentirmos bem por sermos altruítas, por outros se sentirem bem no processo, e pelo que as pessoas ajudadas podem produzir para si e para os outros com alguma ajuda.

Mas ao mesmo tempo sou favorável a algum tipo de eugenia, talvez até entre aspas. Eu pessoalmente, se quisesse ter um filho biológico, mas soubesse que há uma grande probabilidade de herdar alguma coisa debilitante que eu tivesse latente, não acharia justo assumir esse risco por ele(s/as), acharia preferível a adoção.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:20:26 »
...Inclusive alguns gênios de nossa espécie possuem/possuíam determinadas "deficiências".
O que dizer, por exemplo, de Stephen Hawking e sua esclerose amiotrófica lateral ou Beethoven com sua surdez? Ou ainda, sem ir a extremos, de um ex-aluno da escola onde trabalho com severa deficiência neurológica na área da fala e que agora está concluindo curso superior de educação física se destacando com mérito? :-)
Bem lembrado Agnostic, existem muitos casos de pessoas deficientes q foram muito úteis à sociedade, como os casos em q vc citou. Mas não estaria vc pegando exceções e tentando jogá-las como parte da maioria? Qual é a regra, o q mais acontece, deficientes ajudarem mais do q atrapalharem ou o contrário? Se bem q tem muita gente sem deificiência alguma q só sabe atrapalhar!  :/

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:32:57 »
Marcelo, se formos ver a realidade, notaremos que mais indivíduos "saudáveis" são causadores de inúmeros problemas contra si mesmos, a própria espécie, outras espécies e a biosfera de maneira geral.

Who cares?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:55:24 »
Mas ao mesmo tempo sou favorável a algum tipo de eugenia, talvez até entre aspas. Eu pessoalmente, se quisesse ter um filho biológico, mas soubesse que há uma grande probabilidade de herdar alguma coisa debilitante que eu tivesse latente, não acharia justo assumir esse risco por ele(s/as), acharia preferível a adoção.

Também acho que isso faz sentido.
O problema é que algumas deficiências não são detectadas de cara e ainda tem aquelas que não são herdadas, como por exemplo uma pessoa que sofre um aneurisma ou derrame.

E ainda há coisas que você só consegue saber depois. Recebi essa informação outro dia: cientistas americanos descobriram que a chance de um casal que tem um filho com autismo ter um segundo também com autismo é de 80%. Aí dá pra não ter outro filho, mas o primeiro já foi!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:56:14 »
...Inclusive alguns gênios de nossa espécie possuem/possuíam determinadas "deficiências".
Bem lembrado Agnostic, existem muitos casos de pessoas deficientes q foram muito úteis à sociedade, como os casos em q vc citou. Mas não estaria vc pegando exceções e tentando jogá-las como parte da maioria? Qual é a regra, o q mais acontece, deficientes ajudarem mais do q atrapalharem ou o contrário? Se bem q tem muita gente sem deificiência alguma q só sabe atrapalhar! :/

Acho que a regra é as pessoas sem deficiência atrapalharem os deficientes!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2006, 20:04:53 »
Olha eu. :)

Estou atrapalhando vocês? :P :D

Marcelo

• Visitante
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:54:32 »
 :oops:
eerrr!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:15:20 »
Bem lembrado Agnostic, existem muitos casos de pessoas deficientes q foram muito úteis à sociedade, como os casos em q vc citou. Mas não estaria vc pegando exceções e tentando jogá-las como parte da maioria? Qual é a regra, o q mais acontece, deficientes ajudarem mais do q atrapalharem ou o contrário? Se bem q tem muita gente sem deficiência alguma q só sabe atrapalhar! :/

Uma das características do ser humano é a capacidade de formar culturas.  E uma das consequências da existência de uma cultura é que as pessoas podem fazer muita diferença umas para as outras, não necessariamente na base do um-para-um.

Por isso, não acho que importa muito saber quem é exceção e quem é representativo.  As exceções podem ser enfatizadas ou contidas conforme a conveniência.

Quanto à "eugenia"... bom, eu não iria tão longe a ponto de achar que não se deve fazer nada para evitar deficiências.  Amar e respeitar deficientes é necessário, mas deficiência em si não é virtude e acho válido querer diminuir sua incidência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:00:05 »
Marcelo, você precisa conversar um pouquinho com Dawkins...
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 17:55:32 por Nigh†mare »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:06:16 »
Combinado. Você paga a conta.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:11:46 »
Olha eu. :)

Estou atrapalhando vocês? :P :D

CHUPAAAA.

Altruísmo agora é não matar? Disseram-me que era tipo ajudar velhinha a atravessar a rua.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:54:31 »
Combinado. Você paga a conta.
Foi mal, não especifiquei... Era para o autor do tópico.

Editei.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2006, 18:10:17 »
Tudo bem.  Mas ainda aceito o convite e você continua pagando a conta!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2006, 22:45:47 »
Tudo bem. Mas ainda aceito o convite e você continua pagando a conta!
Qual o preço?

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2006, 20:28:46 »
Parece-me que à medida que as sociedades evoluíram social, cultural e tecnologicamente, parece-me as características necessárias à sobrevivências, ou seja, as características que nos tornam aptos, se foram também alterando.
Um cegpo só é inapto se não conseguir ser auto-suficiente, e hoje há muitos que o são, pelo menos tanto quanto um asmático.
Os humanos mudaram as regras do jogo, não totalmente, mas em grande parte.

Hoje dominar a internet e saber ler é verdadeiramente mais importante do que ter pontaria, conseguir matar um urso com as mãos, ou trepar uma árvore.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!