Banda larga a 160Gbps, DVD de 50Tb, processador a 500GHz, afinal aonde iremos parar?
------------------------
IBM roda chip congelado a 500 GHzBoston - Marca é 250 vezes mais rápida que velocidade de um chip comercial de celular.
Pesquisadores da IBM levaram um microprocessador baseado em silício à velocidade de 500 GHz, mais de 250 vezes mais rápido que um chip comercial de telefone celular.
A pesquisa mostra que os fabricantes de chips podem atingir alta velocidade com técnicas de produção de baixo custo e tecnologia de chips comercias, disse John D. Cressler, professor na Escola de Engenharia Elétrica e Computacional da Georgia Tech.
A nova pesquisa, anunciada na terça-feira (20/06) pela IBM também poderia levar a chips mais eficientes, abrindo novos mercados. Rodando a velocidades muito elevadas , esses chips poderiam ser aplicados em sistemas de comunicação comerciais, na exploração do espaço, eletrônicos de defesa e vigilância remota, segundo a IBM.
O time de cientistas da IBM e da Georgia Tech usou uma antiga técnica de hackers para evitar que o chip derreta em altas temperaturas.
Usuários intensivos de videogames refrigeram seus chips com óleo mineral resfriado guardado na garagem, mas os cientistas conseguiram refrigerar ainda mais os chips.
Primeiro, os pesquisadores construíram um protótipo de chip de germânio e silício, que rodava a 350 GHz na temperatura ambiente. A IBM vem combinando germânio e silício desde 1998, usando a mistura para produzir processadores para celulares e outros dispositivos móveis que exigem baixo consumo de energia.
Depois, utilizaram hélio líquido para congelar o processador a 451 graus Fahrenheit negativos (- 268 graus Celsius). A temperatura mais fria na natureza, conhecida como zero absoluto, fica apenas um pouco abaixo desta, em - 459.67 graus Fahrenheit. Sem risco de derreter o chip, os cientistas o levaram a até 500 GHz.
Como comparação, os chips mais modernos da Intel e da AMD rodam a velocidades de 2,5 GHz a 3,5 GHz. Agora os pesquisadores pretendem voltar ao laboratório para elevar ainda mais a velocidade. Simulações mostram que é possível atingir até 1,000 GHz, ou 1 Terahertz.
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/06/20/idgnoticia.2006-06-20.7115292955/IDGNoticia_viewhttp://www.gatech.edu/news-room/release.php?id=1019