Autor Tópico: Bento XVI discute a portas fechadas teoria da evolução  (Lida 2027 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Bento XVI discute a portas fechadas teoria da evolução
« Online: 03 de Setembro de 2006, 13:56:28 »
Bento XVI discute a portas fechadas teoria da evolução
(AE)

O papa Bento XVI, mais discreto e menos visível na mídia que seu notável predecessor João Paulo II, está reunindo filósofos, teólogos e sábios a portas fechadas desde sexta-feira em sua residência em Castel Gandolfo. O tema dos debates, que se encerram neste domingo, é a teoria da Evolução.

Design inteligente

(...) os antidarwinistas mudaram de tática. Eles forjaram uma nova teoria, a do "design" ou planejamento inteligente. Nem uma palavra sobre a Bíblia ou Deus. Mas reza essa teoria que estruturas tão complexas como as da vida só poderiam ter sido forjadas por uma "Inteligência" - outro nome para Deus, no final das contas.

Na Europa, a atitude é de escárnio. Idéias como essa só podem aparecer em cérebros obsoletos, obscuros e, de preferência, "texanos". Mas isso não é exato. Por exemplo, existe há dez anos uma "faculdade livre" em Paris (a UEP, Unités d'Enseignement Professionnel) que brinda seus alunos com um ensino criacionista ministrado freqüentemente por professores de primeira linha. É bem verdade que essa faculdade recebe um patrocínio anual de U$ 1 milhão da John Templeton Foundation americana.

(...)

Bento XVI seguirá o rumo de João Paulo II? Em abril de 2005, ele havia declarado: "Os homens não são o produto acidental e desprovido de sentido da evolução... Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus". Em abril deste ano, diante dos jovens da diocese de Roma, ele havia feito "a opção da prioridade da razão criadora no começo de tudo e como princípio de tudo". E rejeitado a idéia segundo a qual "tudo que funciona sobre a Terra e em nossas vidas seria apenas ocasional e um produto do irracional".

Alguns concluíram, a partir dessas fórmulas, que o colóquio de Castel Gandolfo poderá ser o prenúncio de uma adesão do Vaticano à teoria do Design Inteligente. Aguardemos. O Vaticano é uma instituição antiga e poderosa que tem por hábito ir com calma, e conta o tempo em séculos, não em anos e, menos ainda, em dias. Tudo que nos resta, por enquanto, é captar os rumores que filtrarão pelas paredes do encontro de Castel Gandolfo.

http://www.uai.com.br/uai/noticias/agora/internacional/259245.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Bento XVI discute a portas fechadas teoria da evolução
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2006, 14:26:30 »
Xiii...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2006, 14:30:34 »
Retrocesso total.

Excomungando médicos... negando a evolução... só falta agora querer retroceder e negar o sistema heliocentrista.

Mas se eles preferem assim, que seja... é menos concorrência no mercado de trabalho. Meu medo é começarem a preparar as fogueiras novamente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:05:34 »
O Vaticano não tem mais a força que tinha, e ir devagar hoje em dia traz mais problemas do que solução. Nem me bota medo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2006, 16:56:09 »
Engraçado são os integrantes do grupo de discussão:

"filósofos, teólogos e sábios..."

Que sábios seriam esses?
Seriam os do Sião? :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2006, 18:07:31 »
Haha, Se você olhar as informações da reportagem sem a parcialidade de quem a produziu vai perceber que não é retrocesso, mas grande avanço. Quando foi a última vez que a Igreja se pôs a discutir sobre ciência?

Ai ai... não se deixem cegar...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:17:37 »

Que sábios seriam esses?

São os 3 Reis Magos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:18:53 »
Haha, Se você olhar as informações da reportagem sem a parcialidade de quem a produziu vai perceber que não é retrocesso, mas grande avanço. Quando foi a última vez que a Igreja se pôs a discutir sobre ciência?

Eles podem discutir o que eles quiserem. Se eu sentar com uma roda de bêbados e conversar sobre Física Quântica, vai dar no mesmo. Não vai sair bosta nenhuma dessa discussão.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2006, 20:29:29 »
Generalizou e cometeu erro de alvo.

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2006, 00:42:34 »
Eles podem discutir o que eles quiserem. Se eu sentar com uma roda de bêbados e conversar sobre Física Quântica, vai dar no mesmo. Não vai sair bosta nenhuma dessa discussão.
Cara, se essa discussão não tivesse a possibilidade de virar doutrina, eu concordaria com você TOTAL.
Pode sair só bosta, mas o que fode é que as pessoas ainda os ouvem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2006, 06:15:31 »
Cara, se essa discussão não tivesse a possibilidade de virar doutrina, eu concordaria com você TOTAL.
Pode sair só bosta, mas o que fode é que as pessoas ainda os ouvem.

Será?Quantos católicos deixam de usar camisinha só pq a igreja assim o diz?Nw acho que a opinião da igreja católica valha tanto assim.

E além do mais , eles vão sair do criacionismo  pro desing inteligente, o que na realidade nw vai mudar nada.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2006, 21:38:01 »
Alguém aqui já foi católico e sabe explicar POR QUE muda, sim?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2006, 22:05:41 »
Só um chute:

O Papa é infalível, portanto se ele julgar alguma mudança necessária dentro do âmbito da doutrina católico a mesma deve ser implementada.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2006, 22:14:47 »
Só um chute:

O Papa é infalível, portanto se ele julgar alguma mudança necessária dentro do âmbito da doutrina católico a mesma deve ser implementada.
E "católico não-praticante" é uma daquelas peculiaridades latino-americanas.

Já tem mó tempão que ninguém se reunia lá pra falar disso. E esse papa passou encíclica ano passado, já assim de cara, nada custa ele passar outra sobre a influência da ciência na vida moderna e os bons costumes e tal. Na última ele falava para ler menos jornal e mais a bíblia, por deus, e eu não vi NINGUÉM falar nada a respeito.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2006, 08:23:36 »
Alguém aqui já foi católico e sabe explicar POR QUE muda, sim?

Não vai ter efeito prático acredito. Primeiro, a maioria das católicos só escuta do papa o que compreende. Acreditem, a maioria da população não tá nem aí para a teoria da evolução, ela não tem efeitos práticos nenhum em suas vidas, ou seja, não faz a mínima diferença para ninguém quase, a maioria nem compreende ou sabe de que se trata.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2006, 08:53:07 »
E o que vai mudar se eles sairem de criacionismo pra desing inteligente?No fundo só vai mudar o nome.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2006, 11:27:38 »
Acho que isso é tempestade em copo de água.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2006, 16:54:52 »
E o que vai mudar se eles sairem de criacionismo pra desing inteligente?No fundo só vai mudar o nome.
O problema é que atualmente a posição da Igreja Católica não é criacionista, é evolucionista. Eles apoiam a TE e já se manifestaram contra o criacionismo e o DI. Então eles estariam saindo da evolucão para o design inteligente, o que é um retrocesso.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2006, 17:05:20 »
Não seria nada interessante para ICAR ter um papa contraria a idéia defendida por seu antecessor. E se considerar que João Paulo II foi considerado um dos papas mais carismáticos e humanistas, portanto, respeirado por muitos, fica ainda pior! Acho que esse alemão deve ser racional o bastante para não se arriscar a perder qualquer prestígio desse maneira infantil!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2006, 18:03:28 »

Que sábios seriam esses?

São os 3 Reis Magos.
Larry, Curly e Moe
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2006, 18:06:54 »

Não entendi. As informações da reportagem são: "papa Bento XVI (...) reunindo filósofos, teólogos e sábios a portas fechadas desde sexta-feira em sua residência em Castel Gandolfo. O tema dos debates, que se encerram neste domingo, é a teoria da Evolução."
Não vejo porquê um Papa reconhecidamente retrógrado, realizando uma discussão sobre TE, a portas fechadas, sem a presença de cientistas, seja um avanço.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2006, 18:27:43 »
O problema é que atualmente a posição da Igreja Católica não é criacionista, é evolucionista. Eles apoiam a TE e já se manifestaram contra o criacionismo e o DI. Então eles estariam saindo da evolucão para o design inteligente, o que é um retrocesso.
Mas eles acreditam que deus 'guia' a evolução.De certa forma já é um tipo de DI.Ou melhor, é uma 'modelação inteligente'.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2006, 22:28:17 »

Não entendi. As informações da reportagem são: "papa Bento XVI (...) reunindo filósofos, teólogos e sábios a portas fechadas desde sexta-feira em sua residência em Castel Gandolfo. O tema dos debates, que se encerram neste domingo, é a teoria da Evolução."
Não vejo porquê um Papa reconhecidamente retrógrado, realizando uma discussão sobre TE, a portas fechadas, sem a presença de cientistas, seja um avanço.

Por que pela primeira vez um papa se coloca a discutir tal assunto?

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2006, 22:38:08 »
Até onde eu sei, o Pio XII tinha uma posição semelhante à do JPII. Se eles juntaram gente pra discutir, aí eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!