Autor Tópico: Cópia múltipla de misterioso gene poderia ser o que nos faz humanos  (Lida 2156 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Cópia múltipla de misterioso gene poderia ser o que nos faz humanos
« Online: 05 de Setembro de 2006, 19:12:52 »
Cópia múltipla de misterioso gene poderia ser o que nos faz humanos

Comparando genomas de diferentes espécies de mamíferos entre si (ratos, macacos, chimpanzés e humanos) cientistas descobriram um misterioso gene que poderia ter atuado no sentido de dotar nossos cérebros com a capacidade de pensar e raciocinar.

(...)
Os cientistas encontraram que os humanos têm mais copias dele que os chimpanzés e ratos, por exemplo. E sabem que o gene elabora uma proteína que se encontra no cérebro humano, o que sugere que poderia haver ajudado a dar ao cérebro humano sua habilidade única para pensar e raciocinar.

(...)
O novo trabalho poderia confirmar uma idéia entre os biólogos genômicos: que o número de cópias dos genes é uma importante fonte de variação que poderia estar dirigindo a evolução. Até faz pouco, os cientistas pensavam que a maioria das variações genéticas entre as pessoas e entre as espécies eram devidas a pequenas variações na seqüência dos códigos do DNA. Sem dúvida, os investigadores estão agora descobrindo a importância das variações de DNA que se dão a uma escala maior, incluindo áreas de seqüências idênticas repetidas que codificam múltiplas copias de genes.

(...)

Fonte: Nature.com
www.nature.com/news/2006/060828/full/060828-5.html

Será que alguém poderia dar maiores esclarecimentos para nós leigos?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Cópia múltipla de misterioso gene poderia ser o que nos faz humanos
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2006, 19:18:55 »
o número de cópias dos genes é uma importante fonte de variação que poderia estar dirigindo a evolução
Infeliz escolha de palavras!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2006, 19:58:54 »
para acrescentar, há algum tempo houve uma pesquisa/análises de um brasileiro de alguma área que detectou que as células ou algumas células do cérebro (humano, não sei quanto a outros) tem mais de uma cópia de cada cromossomo, ou de alguns cromossomos.

(encontrei a notícia que li da primeira vez: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data%5Bid_materia_boletim%5D=3474

artigo disponível na íntegra:
http://www.pnas.org/cgi/content/abstract/98/23/13361  )

Não ouvi falar mais a respeito, mas quero ver se acho mais... se alguém achar poste por aí....

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2006, 21:07:06 »
Hoje vi um artigo na Nature Genetic Reviews:

http://www.nature.com/nrg/journal/v7/n9/full/nrg1952.html
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2006, 21:42:05 »
o número de cópias dos genes é uma importante fonte de variação que poderia estar dirigindo a evolução
Infeliz escolha de palavras!

Que tal adotar uma atitude mais colaborativa e sugerir algo que acha mais adequado?
Quem sabe assim possamos aprender com sua sapiência?

No original está:

The new work may also confirm a hot idea among genome scientists: that the number of copies of genes is an important source of variation that may be driving evolution.

Estamos em um Fórum em que a busca e troca de conhecimentos são a tônica.

Comentários vazios, a meu ver, não ajudam em nada.
"Por quê?"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2006, 21:55:33 »
Hoje vi um artigo na Nature Genetic Reviews:

http://www.nature.com/nrg/journal/v7/n9/full/nrg1952.html

Para não tem conta acessar o site...

Human evolution: RNA on the brain makes us different
Nature Reviews Genetics 7, 662 (September 2006)

De Patrick Goymer

Searching for the genes that make humans different from other mammals has led David Haussler and colleagues to a novel RNA gene that is expressed in early neural embryogenesis. HAR1 (human accelerated region 1) has evolved much faster in the human lineage than in other vertebrates and is expressed in a region of the brain that develops in a unique way in humans. The human-specific mutations cause changes to the secondary structure of the encoded RNA molecule.

Most sequence differences between species are selectively neutral. To find the substitutions that set humans apart from chimpanzees, the authors searched for regions of the chimpanzee genome that are highly conserved in other amniote species but are diverged in humans. High conservation across other species implies that purifying selection is preventing genetic drift, and that, therefore, the human sequence has changed through adaptive evolution.

The authors identified 49 regions that showed human-specific accelerated evolution, 96% of which are in non-coding regions. The most accelerated region, HAR1, has undergone 18 substitutions since the human–chimpanzee common ancestor, compared with an expected 0.27 given the rate in other species. Resequencing studies indicated that the changes in the human lineage are probably more than 1 million years old, rather than the result of a recent selective sweep, and so might have been important in the emergence of modern humans.

HAR1 is part of a larger region that encodes two oppositely transcribed RNAs — HAR1F and HAR1R. HAR1F is expressed early in gestation in part of the neocortex that develops more extensively in humans than chimpanzees. It is also expressed in other parts of the brain later in gestation, and in the adult brain, ovaries and testes. HAR1R, on the other hand, is only expressed in the adult brain and testes, where it could be involved in antisense regulation of HAR1F.

The authors modelled the secondary structures of the RNAs encoded by HAR1F in humans and chimpanzees, and tested these predictions in vitro. The structures are unlike that of any known RNA, and there is an important difference between the two species: a particular double-stranded helix seems to be longer in the human HAR1F, and two adjacent helices might even be completely absent. Also, the human-specific mutations favour G and C over A and T, and therefore increase the stability of the extended helix.

These results offer a tentative explanation of how an adaptive change at the sequence level contributes to a human-specific neuronal phenotype, and are intriguing in implicating an RNA molecule. Much work needs to be done to confirm this explanation, flesh out the mechanistic detail and discover other sequence changes that are likely to underlie uniquely human properties.

References and links
ORIGINAL RESEARCH PAPER

1. Pollard, K. S. et al. A rapidly evolving region in the human genome is an RNA gene expressed during early neocortical development. Nature 16 August 2006 (doi:10.1038/nature05113)
          * Article

FURTHER READING

1. Khaitovich, P. et al. Evolution of primate gene expression. Nature Rev. Genet. 7, 693–702 (2006)
          * Article

Fonte: Nature
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 21:57:05 por Vito Álvaro »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2006, 22:46:59 »

Que tal adotar uma atitude mais colaborativa e sugerir algo que acha mais adequado?

No original está:

The new work may also confirm a hot idea among genome scientists: that the number of copies of genes is an important source of variation that may be driving evolution.

Eu não estava criticando o tradutor.

Não sei se você percebeu, mas a frase dá a entender que a evolução é dirigida. Imagine um criacionista lendo isso.

Não fique bravo comigo. Eu poderia dar uma sugestão, mas esta seria ao autor do original, e ele não vai me ler mesmo....

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2006, 23:02:12 »
Foi mal, Guinevere.  :oops:
O comentário desnecessário, nada verdade foi o meu.
Reflexo de um dia conturbado.

Mas retomando a questão: eu não estou entendendo é essa história de "cópia múltipla". Será que esse termo também não estaria inadequado?

Como não entendo do assunto, à primeira vista essa "repetitividade" me leva a pensar em desperdício ou disfunção.
Mas como certeza, essa interpretação não tem nada a ver.

"Por quê?"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2006, 23:07:54 »
Foi mal, Guinevere.  :oops:

Tudo bem, relax.

Como não entendo do assunto, à primeira vista essa "repetitividade" me leva a pensar em desperdício ou disfunção.

Não me pareceu, me pareceu algo como redundância dedados...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2006, 23:18:43 »
Citação de: HSette em Hoje às 23:02:12
Foi mal, Guinevere. 

Tudo bem, relax.

Ok. Já estava até com a consciência pesada.  :)

Não me pareceu, me pareceu algo como redundância de dados...

De fato. Se for por aí, essa história tem tudo para ser uma verdadeira revolução no nosso entendimento dos mecanismos de raciocínio, inteligência e auto-consciência.
"Por quê?"

Chaves

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2006, 01:30:28 »
então é uma questão de quantidade e não de diferença?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2006, 08:40:11 »

No original está:

Não sei se você percebeu, mas a frase dá a entender que a evolução é dirigida. Imagine um criacionista lendo isso.

Não fique bravo comigo. Eu poderia dar uma sugestão, mas esta seria ao autor do original, e ele não vai me ler mesmo....

Gui, evolução tem direção e sentido... não se pode dizer que é dirigida?

Ela pode ser dirigida pela seleção natural, ou não?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2006, 08:45:15 »
então é uma questão de quantidade e não de diferença?

Eu diria que as diferenças não são só qualitativas, como também quantitativas. A variação no nosso ramo evolutivo tem alguns "pontos quentes", e alguns deles são as regiões que transcrevem estas moléculas.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2006, 08:49:24 »

No original está:

Gui, evolução tem direção e sentido... não se pode dizer que é dirigida?

Ela pode ser dirigida pela seleção natural, ou não?
Bom, o texto fala numa "fonte de variação" dirigindo a evolução.

Anyway, se eu entendi certo, a seleção natural não dirige nada. A evolução acontece. Sem direção nem sentido. A seleção natural explica a origem das espécies.

Bom, você é bióloga, acho que estou me queimando....

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2006, 09:05:38 »
A variação surge ao acaso, mas a seleção dirige a evolução no sentido em que seleciona as formas mais aptas, variantes entre a forma "standard".

Se a seleção fosse ao acaso, seria sorteio. E se não houvesse variação, não haveria o que ser selecionado. Não é errado dizer que a evolução é dirigida, mas considerar que a variação seja digirida num sentido finalista é errado. Por exemplo, não se pode dizer que uma mutação surja para determinado fim ou função. Esta mutação será mantida ou eliminada da população depois, e pode ficar "latente" durante muito tempo antes de ser selecionada positivamente ou negativamente, ou seja, pode ser neutra.

Assim, o caráter casualístico da evolução é mantido, no sentido em que não se pode prever a variação. Depois que ela existe, a seleção natural molda os organismos usando aquilo de que dispõem. Ou seja, de certa forma, embora não seja moldada para um fim específico e pré-conhecido, a variação define os limites da seleção, que é a força moldadora da evolução.

Ficou confuso? :oops:

;)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2006, 09:43:02 »
Ainda acho que "dirigir" não é um verbo adequado. Vejo o trabalho da SN como um "filtro".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2006, 09:56:08 »
Filtro no sentido de selecionar, isso é correto.

Mas o resultado dessa seleção tem direção e sentido.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2006, 10:02:10 »
Antes que eu fale alguma besteira, pode explicar isso melhor?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2006, 10:39:24 »
Do mês anterior pra cá...sairiam uns Nature Genetics 4 artigos sobre esse gene. Até pensei em apresentar um seminário sobre um deles, mas não tinha filogenia...e deixei pra lá.

Esse gene realmente parece ser um dos caminhos para a diferenciação do nosso córtex, já que apresenta uma alta taxa de substituições em humanos, é não funcional em peixes e anfíbios (com córtex menos complexos que os demais vertebrados) e é produzido por um tipo específico de células (Cajal–Retzius, que nome bizarro).
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2006, 14:45:54 »
Antes que eu fale alguma besteira, pode explicar isso melhor?

você pode dizer que tanto que foram filtrados indivíduos com patas mais longas quanto que a seleção dirigiu a evolução de uma linhagem nesse sentido. O problema de "dirigir" é que literalmente entendida a palavra implica em um pouco de pré-concepção.... mas direção nesse caso seria mais no sentido de "conduzir", de "levar a", em exclusão de todas as outras possibilidades teóricas... mais ou menos como o leito de um rio ou relevo dirige o curso das águas... ou algo melhor que isso... enfim, só uma forma conveniente, as vezes inconveniente, de se expressar

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2006, 12:45:54 »
Gui, o Danniel respondeu muito bem... vou apenas comentar algo.

Tendo em mente que não há um pré-conhecimento do que acontecerá com a linhagem, em função das mutações serem aleatórias, o sentido de "dirigir" não implicaria necessariamente numa manipulação. A curto prazo podem até ser feitas algumas predições, mesmo em biologia evolutiva, mas ao contrário das ciências exatas, as ciências biológicas tem componentes bem mais multifatoriais, o que faz com que qualquer predição a longo acabe se tornando simples especulação.

É a mesma coisa com relação à ideía de dizer que uma espécie ou grupo "se adaptou para explorar determinado nicho". A diferença é o tempo "t" em que se analisa a questão, se no momento em que as pressões seletivas estão moldando a linhagem ou  em "t+1", quando a linhagem já fora selecionada e já se encontra adaptada. Dependendo como se trata a questão, você pode passar a idéia dinâmica da seleção do mais apto, uma idéia claramente neo-darwinista, ou uma idéia de que a linhagem está mudando em função do meio, sem considerar-se a variação aleatória pré-existe, ou seja, uma idéia lamarckista.

Desta forma, embora divulgadores devam evitar o uso destes termos, dependendo do sentido, seu emprego não é errado. Apenas, diria eu, arriscado.

;)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2006, 14:31:36 »
Desta forma, embora divulgadores devam evitar o uso destes termos, dependendo do sentido, seu emprego não é errado. Apenas, diria eu, arriscado.

;)
Nina, qual seria uma alternativa menos controversa?
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2006, 15:46:41 »
relendo o texto noto agora que é possível uma interpretação de direcionamento mutacionista em vez de selecionista (que é praticamente assumido inconscientemente quando se lê qualquer coisa (selecionismo))

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2006, 15:37:14 »
"(...) conduzindo[/i] à evolução", talvez?

Comentários de leigo à parte, o escritor de Ficção Científica frustrado em mim já começa a ter idéias no melhor estilo a Ilha do Dr Moreau :hihi:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2006, 15:39:10 »
Você desenha? Quer fazer em forma de gibis em quadrinhos?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!