Autor Tópico: Dogmas e Pensamento Crítico  (Lida 926 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Dogmas e Pensamento Crítico
« Online: 05 de Setembro de 2006, 23:41:12 »
Olá amigos,

Estive pensando um pouco e constatei um fato interessante, salvo algumas poucas personalidades, as igrejas no geral não produzem grandes pensadores nem cientistas! Por que será? Eu acho que o dogmatismo de suas doutrinas faz com que a pessoa crie hábitos pouco saudaveis ao bom raciocínio! Nunca duvide! Acredite em tudo que está na bíblia! Jesus nunca erra! Você está indo para o céu! Enfim, são tantos os dogmas que simplesmente a pessoa para de "pensar" ou questionar o mundo a realidade. As Igrejas evangélicas parecem ser as piores, promevem verdadeiras deturpações da realidade, provocando uma verdadeira "lavagem cerebral" no fiel! Como uma pessoa convivendo nesse meio vai formar um mínimo de pensamento crítico? Como vai aguçar sua curiosidade se tudo lhe é explicado em termos doutrinais? Onde está a esperimentação? A dúvida? A prova? Definitivamente não vejo muitas chances de se formarem mentes críticas, raciocínio complexo, criatividade construtiva. Acho que por isso não vemos grandes pensadores e nem cientistas respeitados saindo das fileiras das Igrejas cristãs do Brasil!
Enfim, esse é o meu pensamento, que pode estar equivocado, e o que pensam os amigos foristas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dogmas e Pensamento Crítico
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2006, 23:56:24 »
Estive pensando um pouco e constatei um fato interessante, salvo algumas poucas personalidades, as igrejas no geral não produzem grandes pensadores nem cientistas!

Acho que está mais para o sentido inverso.  Quem realmente estuda acaba não se interessando por doutrinas tão dependentes de dogmatismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2006, 00:37:40 »
Bom, as igrejas não têm que "produzir" senão teólogos.

Se é pra falar dos fiéis, e não dos ministros... bom, a maioria das pessoas, e por conseqüência dos homens de ciência, têm algum tipo de afiliação religiosa.

Porra. A maioria (senão todo mundo) que faz parte da Opus Dei cabe em "cientistas" e "pensadores"; eles não querem pé-de-chinelo nooon. Parte considerável das instituições de pesquisa norte-americanas têm filiação religiosa.
A ciência moderna é tributária da teologia - no mínimo, da crítica à visão de mundo dominante.

Calma lá, amigón.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2006, 03:37:03 »
salvo algumas poucas personalidades

pegue todos os grandes nomes de até uns dois séculos atrás, boa parte era bem cristã e muitas vezes vinculada à igreja.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2006, 11:45:06 »
Bruno,

Sei que no passado a Igreja produziu grandes pensadores com Santo Agostinho, mas estou falando de hoje, dos tempos de Edir Macedo e do R Soares! No passado sei também que era quase impossível alguem se desvincular ou mesmo questionar os dogmas da Igreja, ela tinha muito mais poder e prestígio do que tem hoje...

Marcell

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2006, 13:39:50 »
Se as igrejas não tivessem grandes pensadores, como vocês acham que manteriam o rebanho de ignorantes e alienados?

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2006, 13:56:34 »
Eu acredito que a maior parte dos grandes pensadores e cientistas nascem em "meios" religiosos - se não produz, também não impede a produção!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!