Autor Tópico: idéia para expandir a wiki  (Lida 2742 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
idéia para expandir a wiki
« Online: 07 de Setembro de 2006, 12:16:36 »
que tal se pegássemos um artigo da WP "normal", por exemplo, espiritismo ou astrologia, copiássemos, e fossemos gradualmente transformando no ponto de vista cético-científico?

E aí poderia ter um aviso inclusive, sei lá. "Esse artigo foi copiado da WikiPedia, e está em fase de revisão. Você pode ajudar a torná-lo de acordo com um ponto de vista cético"

que acham?

poderia ser individual, ou (outra idéia) escolheriamos aleatoriamente (ou por outro método, desde que saísse alguma decisão em vez de ficar só em enrolação tentando escolher algum), um "artigo da semana", e faríamos uma "força-tarefa" para arrumar um artigo ao menos por semana.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re: idéia para expandir a wiki
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 16:04:53 »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 00:31:12 »
GNU Free Documentation License

http://en.wikipedia.org/wiki/GNUFDL
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2006, 04:15:58 »
eu sei o que é GNUFDL...... o que perguntava é se a skeptical wiki está sobre essa licensa (não consegui encontrar nada a esse respeito), de forma a poder ser simplesmente traduzida.... senão teria que ser usada apenas como referência...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:32:23 »
Realmente não tem nada informando sobre isso. Também não vi nenhum botão para criar uma conta, nem um e-mail para contato.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2006, 15:32:06 »
  Eu tenho uma conta na SkepticWiki. Crio contas em tudo que eh site que encontro.  :hihi:

Na epoca que criei a conta nao tinha muita burocracia.
Mas agora tem essa
To get an account please send an e-mail to skepticwiki AT gmail.com including your real name and requested moniker.

Deve ser pra evitar chatotericos.

Se vcs quiserem traduzir acho que eh soh pedir autorizacao pro mail acima.  skepticwiki @ gmail com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2006, 15:37:28 »
eu sei o que é GNUFDL...... o que perguntava é se a skeptical wiki está sobre essa licensa (não consegui encontrar nada a esse respeito), de forma a poder ser simplesmente traduzida.... senão teria que ser usada apenas como referência...

Ops.  Desculpe, me apressei e entendi mal.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2006, 15:58:35 »
de qualquer forma, além do que é aproveitavel de lá, ainda há bastante material genuinamente nacional a ser pensado. Espiritismo é mais volumoso por aqui do que internacionalmente, por exemplo.

Citando Azathoth/Demiurgo, antes conhecido como Stein:

Caso fosse publicado um livro com o encargo de endereçar explicações para alegações típicas de pseudociências e misticismos nacionais, quais cinco tópicos vocês julgam que seriam os mais importantes a ser analisados?

Considerem assuntos com impactos sociais e judiciais mais significativos, que sejam culturalmente distintivos no Brasil até certa escala e com apelo, atrativo para a maioria da população que lê habitualmente.

Na minha opinião, os seguintes são muito relevantes:

1) Ufologia: o caso Varginha, a Roswell brasileira e a 'operação prato' fazem parte do folklore do Fantástico juntamente com a morte por 'infecção misteriosa' do soldado mineiro e histórias como o legista Badan Palhares ministrando os laboratórios secretos da UNICAMP. Descrição dos feitos comerciais da Revista UFO.

2) Homeopatia: indústria multimilionária, especializações sendo gerenciados em faculdades públicas de Medicina e dificilmente você não conhecerá alguém próximo que nunca se submeteu ao 'tratamento'. Seria um tópico bem controverso.

3) Fenômeno da incorporação, sejam nas sessões espíritas, terreiros de umbanda, nos encostos das igrejas evangélicas ou o 'dom das línguas' da RCC. Análise sociológica e psiquiátrica do fenômeno que deverá ser analisada de forma delicada por ser relevante religiosamente para milhões.

Outras possibilidades:

- Cirurgia mediúnica e psicografia, talvez incorporadas ao tópico descrito anteriormente
- Visões astrológicas e outros tipos de previsões realizadas sobre personalidades do país assim como sobre sua conjuntura política e econômica. Poderiam ser comparadas as previsões de meia dúzia de charlatões como Amira Lépora e determinar a eficiência de suas profecias
- Chupa-cabras, talvez juntamente ao tópico de Ufologia

O que acham? ( não está em discussão a viabilidade de algo ambicioso assim, por enquanto; nossos psicólogos parecem estar mais interessados em ser simpáticos com os místicos do que em publicar artigos científicos analisando vários dos tópicos abordados aqui )

fora isso, ainda permanece a idéia de se fazer esforços coletivos semanais em cima de um artigo, ou coisas do tipo.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2006, 16:06:05 »
  Quem entende MUITO de ufologia brasileira (e suas farsas) eh o Kentaro Mori do CeticismoAberto.com

Atualmente o Mori trabalha no Japao e nao tem mais tanto tempo para dedicar ao ceticismo.
Mas eh uma boa fonte de consulta para duvidas.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2006, 01:25:28 »
Eu sou mais a favor de fazer um mutirão cético nos artigos da wikipedia em português e depois, se algum valer uma pena artigo específico do ponto de vista cético, escrever um.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2006, 04:50:51 »
Eu sou mais a favor de fazer um mutirão cético nos artigos da wikipedia em português e depois, se algum valer uma pena artigo específico do ponto de vista cético, escrever um.

Concordo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2006, 16:29:31 »

Bem lembrado! como eu já havia alertado a algum tempo, em artigos como por exemplo, do Zé Arigó, dão a existência do dr. Fritz como algo nem minimamente contestado, simplesmente é assumido o tempo todo a veracidade de tudo, acho que não tendo nem aquele tom mais impessoal, como "que segundo os espíritas, encarnaria o dr. Fritz, que supõem ser um pseudônimo de um médico falecido em blabla", mas é mais como "que incorpora o dr Fritz, médico falecido na Alemanha, durante a Segunda Guerra".

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2006, 11:43:36 »
Se mais pessoas concordarem, podemos abrir um tópico com a primeira sugestão de página e ir passando para outras à medida que estiverem prontas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2006, 21:57:08 »
Se alguém tiver interesse por enquanto, estou incluindo aos poucos textos relacionados a debunk e ceticismo dentro da categoria ceticismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Ceticismo

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2006, 15:17:57 »
Estou fazendo o meu site:

http://vitoalvaro.com/wiki

O original -> http://wiki.cotch.net/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:24:43 »
Bump.

Que tal algo como, propor-se os principais temas céticos, como:

OVNIs
abduções por ETs
Deuses astronautas
Criacionismo
Milagres
Curas espirituais
Pé grande?
Sobrenatural/deuses/fantasmas
assombrações
lobisomem?
chupacabras
transcomunicação
psicografia
Woo-wooísmo quântico do tipo do "what the bleep"
Teorias conspiratórias (em geral e específicas)
Livros sobre ceticismo & etc
A "farsa" do homem na lua

etc. Essas são algumas sugestões. Daí poderia-se ver quais são os mais essenciais (talvez o mais essencial fosse "ceticismo"), e fazer esboços ou o processo que eu sugeri de começar com o artigo da WP e enfatizar o ponto de vista cético de forma que não seria normalmetne possível pela regra do ponto de vista neutro da WP. Ao mesmo tempo que se faz isso, pode-se também corrigir pequenas falhas na WP e deixá-la mais neutra, quanto se encontrar imparcialidade e etc.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:53:34 »
Mas o artigo "ceticismo" de lá já não está razoável?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:31:27 »
acabo de criar o esboço de OVNI

Por falar nisso, tem algum tipo de tecno-bugiganga PHPBBeica que permita colocar links diretos para a wiki daqui do fórum, meio como se coloca os links de lá para outros artigos, algo como, "[[OVNI]]", virar um link como o que eu coloquei inicialmente?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:38:29 »
Uma outra coisa que imagino ser necessária seria algo como uma política de não falar nada que pudesse nos ferrar. Por exemplo, ouvi dizer que críticas às religiões afro-brasileiras ou alegações são muito facilmente entendidas judicialmente como racismo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:49:40 »

Por falar nisso, tem algum tipo de tecno-bugiganga PHPBBeica que permita colocar links diretos para a wiki daqui do fórum, meio como se coloca os links de lá para outros artigos, algo como, "[[OVNI]]", virar um link como o que eu coloquei inicialmente?
Já sugeri isso, mas o Ale falou que não

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:52:43 »
A quantas anda o artigo sobre "O segredo"?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:32:06 »

Já sugeri isso, mas o Ale falou que não

É possível.. inclusive devem existir plugins pra wikipedia desse jeito pro SMF, que com uma simples alteração viram plugins pro wiki.

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:04:24 »
A quantas anda o artigo sobre "O segredo"?
Eu acho que tem que ser ISSO AÍ. Pegar esses temas da moda.

Todo mundo sai da frente que o artigo do Harry Potter é meu! :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!