Autor Tópico: Diário de bordo dos aviões da Qantas  (Lida 420 vezes)

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Offline Spitfire

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Diário de bordo dos aviões da Qantas
« Online: 07 de Setembro de 2006, 21:49:44 »
Após cada vôo, pilotos preenchem um formulário, comunicando aos mecânicos em terra qualquer problema que o avião tenha tido durante o vôo.

Os mecânicos o lêem e corrigem o problema, e, na metade inferior do formulário, descrevem por escrito a solução foi adotada. O piloto revê o relatório antes do vôo seguinte.

Que não se diga que o pessoal de terra e os engenheiros não tenham senso de humor...

Aqui estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos da Qantas (empresa aérea Australiana) e as soluções registradas pelos engenheiros. A propósito, Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou acidente aéreo algum.

(P = problema acusado pelo piloto)
(S = solução adotada pelo engenheiro em terra)

P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituição.
S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído.

P: Teste de vôo OK, exceto pelo piloto automático, que pousa mal o avião.
S: Piloto automático não instalado nessa aeronave.

P: Alguma coisa está solta no cockpit.
S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.

P: Besouros mortos no para-brisa.
S: Besouros vivos já encomendados.

P: Piloto automático não mantém nível, produzindo de ascenção de 200 pés por minuto.
S: Não pudemos reproduzir o problema no solo.

P: Evidências de vazamento na engrenagem principal de pouso.
S: Evidências removidas.

P: As travas de fricção estão prendendo os controles.
S: É para isso que servem as travas de fricção.

P: IFF inoperante.
S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO.

P: Suspeitamos de trinca no para-brisa.
S: Suspeitamos de que vocês estejam certos.

P: Turbina número 3 perdida.
S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita.

P: A aeronave se comporta de modo engraçado.
S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria.

P: O radar faz ruído fora de tom.
S: Radar reprogramado para executar líricos.

P: Rato no cockpit.
S: Gato prontamente instalado.


 :hihi: :histeria:

Offline Diego

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Re: Diário de bordo dos aviões da Qantas
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 22:17:18 »
:histeria::histeria::histeria:

se é verdade não sei... mas é engraçado!

Offline Snake

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Re: Diário de bordo dos aviões da Qantas
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2006, 23:04:16 »
Isso parece aquele "bastard operator from hell".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Spitfire

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Re: Diário de bordo dos aviões da Qantas
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 03:33:06 »
Bom... mais uma da aviação.

Citar
02/05/2005 Controladores de vôo de Tóquio esqueceram que a pista estava fechada para pousos.

 

Na última sexta feira 29/04 de 2005 um erro dos controladores de vôo do Aeroporto de Haneda em Tóquio quase causou um desastre aéreo. Todos os controladores que estavam em serviço não sabiam que a pista A estaria fechada para operações devido a obras no sistema de luzes para pouso.

Duas aeronaves da JAL (Japan Airlines) foram instruídas a pousarem na pista A.  Os pilotos sabiam que as pistas estavam inoperantes, pois obtiveram as informações através de NOTAMs ( Notice to Airmen). Depois de confirmar por quatro vezes se aquela era a pista correta, o piloto da primeira aeronave pousou na pista A . Mas o piloto da segunda aeronave, não conformado, questionou novamente e obteve autorização para pouso na pista C, paralela à pista interditada.

Não é a primeira vez que este tipo de erro ocorre no Japão, no ano passado uma pequena aeronave foi instruída à pousar em uma pista que estava em obras no aeroporto de Niigata, vindo a colidir com um guindaste.

A falha que ocorreu na sexta-feira pode derivar de mudanças de turnos de trabalho que mudaram desde 6 de abril passado, antes eram 4 turnos diários, agora são 6. Os controladores que estavam trabalhando na hora do incidente nunca tinham trabalhado na faixa de horário em que a pista estava em obras.

http://www.aeronave.com.br/not%C3%ADcias/pista%20fechada.htm


 

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