Olá amigos,
Não sei se ando assistindo "Star Trek" demais, mas tem uma parte que eu acho particularmente curiosa: quando os humanos entram em contatos com os "Borgs", criaturas meio homem meio máquina que habitam as profundezas da galáxia. Será que nós também, num futuro distante é claro, não nos tornaremos "Borgs"! Vejam meu racicionio, se a inteligência artificial um dia surgir ela poderá nos superar em níveis que desconhecemos, mas a maior velocidade de processamento de informação, aliada a um acesso de banco de dados gigantes poderia dar lhe alguma vantagem sobre nós. O que faremos então numa situação dessas? Acho que a única alternativa seria "fundir nossos corpos e mentes com a máquina", implantes cibernéticos e eletrônicos poderiam nos dar vantagens ergonomicas e sensorias. Nossos olhos poderiam ter implantes para enxergar no infravermelho e assim veriamos no escuro! Nossos ouvidos poderiam ter implantes que diminuiriam nossa audição, até mesmo desligando-a temporariamente, caso isso fosse necessário. Além de podermos aumentar nossa sensibilidade auditiva! Nossa mente poderia ser acoplada a um computador portatil que serviria de memória auxiliar e nos ajudaria em racicinios complexos e que envolvessem muita matemática! Poderiamos até comutar pacotes de informação entre nossos computadores auxiliares o que permitiria uma comunicação mais rápida e a longa distância. Não precisariamos ler, nosso computador auxiliar baixaria da internet ou outra rede toda a informação de que precisassemos, nosso olhos reproduziriam para nós a imagem digitalizada do livro, ou manual. Enfim, seriam multiplas as possibilidades, nossa criatividade aliada a um poder computacional gigante dos computadores poderia formar uma nova mente, maior e mais poderosa do que se o computador ou o homem trabalhassem separadamente. É claro que tudo é especulação, mas acredito que existe essa possibilidade! E os amigos foristas? O que pensam a respeito? Será que estou mesmo viajando na maionese? Ou será que há um fundo de verdade nos filmes e seriados de ficção cientifica?