Interessante esta notícia como é dito no artigo da fonte ela subverte a idéia anterior de que estes planetas gigantes impediriam a formação de planetas terrrestres ao migrarem para o interior de seus sistemas solares pois sua gravidade os esfacelaria, "arremessando" sesu pedaços para fora do sistema e/ou atrairia material que estivesse formando protoplanetas terrestres.
Acho que apenas quando observarmos os primieros planetas do tipo terrestre nestes sistemas é que saberemos ao certo sua dinâmica de formação.
Outra notícia recente apresenta um modelos de fomação das chamadas "Terras Gigantes", exoplanetas rochosos que possuem entre 5 e 10 massas terrestres e que seriam na realidades bolas de gelo gigantescas.
Segundo este modelo. que leva em conta que eles foram descobertos orbitando apenas frias estrelas do tipo anã vermelha, quando uma estrela anã vermelha diminui sua atividade ao entrar na fase de estabilidade térmica ( a "taxa" de energia produzida no interior da estrela é a mesma que a irradiada para oe espaço )e hidrostática ( a força da gravidade sendo contrabalançada pela pressão do gás aquecido no interior da estrela ) há uma grande diminuição da temperatura do disco planetário onde os planetas estão se formando, isto faz com que a água presente nele na forma de vapor se condense em cristais de gelo que então agregariam-se de forma rápida e expressiva formando monstruosos planetas de gelo.
Ou seja, estes planetas se formariam em tempestades de neve cósmicas !
fonte:
http://arxiv.org/abs/astro-ph/0609140[ ]´s