Autor Tópico: "Desiderata"  (Lida 1168 vezes)

rizk

• Visitante
"Desiderata"
« Online: 09 de Setembro de 2006, 20:18:50 »
Recebi por e-mail o seguinte texto.
                                                                 DESIDERATA

“Siga placidamente por entre o ruído e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem sacrificar seus princípios, conviva bem com todas as pessoas. Diga a sua verdade serena e claramente e ouça os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, pois eles também tem sua história. Evite as pessoas vulgares e agressivas, elas atentam contra o espírito. Se você se comparar com os outros, pode se tornar vaidoso ou amargo, porque sempre existirão pessoas piores ou melhores que você. Usufrua suas conquistas, assim como seus planos. Mantenha o interesse pela sua profissão, por mais humilde que seja. Ela é um bem verdadeiro na sorte inconstante dos tempos. Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo está cheio de traições. Mas não isso cegá-lo para a virtude que existe. Muitos lutam por ideais nobres e por toda a parte a vida está cheia de heroísmo. Seja você mesmo. Sobretudo, não finja afeições. Não seja cínico sobre o amor, porque, apesar de toda aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite com brandura a lição dos anos, abrindo mão de bom grado das coisas da juventude. Alimente a força do espírito para ter proteção em um súbito infortúnio. Mas não se torture com fantasias. Muitos medos nascem da solidão e do cansaço. Adote uma disciplina sadia, mas não seja exigente demais. Seja gentil com você mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas: você tem o direito de estar aqui. E mesmo que não lhe pareça claro, o universo, com certeza, está evoluindo como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, não importa como você O conceba. E, quaisquer que sejam suas lutas e aspirações no ruidoso tumulto da vida, mantenha a paz em sua alma. Apesar de todas as falsidades, maldades e sonhos desfeitos, este ainda é um belo mundo. Alegre-se. Lute pela sua felicidade”.

Max Ehrmann 

(1872 – 1945)

P.S: Max Ehrmann: Poeta e Filósofo, formado em direito e filosofia por Harvard. Foi fiel a si mesmo e aos objetivos que estabeleceu para a sua vida, “jamais poderia se prender a nada” (em suas próprias palavras). Alguns dias antes do Natal de 1921, escreveu em seu diário: " Se em um momento de rara felicidade, eu conseguisse escrever algumas poucas palavras de qualidade que pudessem suavizar os árduos caminhos da vida e trouxessem à agitação dos nossos dias um pouco de coragem, dignidade e equilíbrio, eu ficaria muito feliz". Assim surgiu após 6 anos,ele com 55 anos, a “Desiderata",  segundo ele, escrito para si próprio, "porque trata das virtudes de que sinto mais necessitar". O poema o acompanhou  em seu bolso por meses e lhe serviu de guia em sua incansável busca pela simplicidade, sinceridade e serenidade, surgiu de uma necessidade interior e foi compartilhado com outras pessoas que igualmente ansiavam por bem - estar confiança. Este poema é conhecido no mundo todo e durante anos, foi distribuído no consultório do psiquiatra do exército Merril Moore, que utilizou-o como  parte de seus cuidados militares aos soldados; alcançou enorme popularidade nos cartazes do movimento “faça amor, não faça a guerra” da década de 1960 em São Francisco na época do movimento hippie, que o adotou supondo ser uma declaração de paz e amor datada de séculos. Com o passar dos anos descobriu-se quem era o seu verdadeiro autor.

A peculiaridade dele é que ele veio, INCRÍVEL QUE PAREÇA, com uma referência certa.
O original, em forma de poema, lê-se em http://hobbes.ncsa.uiuc.edu/desiderata.html

Mas fica uma pergunta: o que "seja você mesmo" significa?
Por que dar um conselho como este? Existe alguma maneira de a gente não ser nós mesmos? Mesmo os papéis que a gente representa não constituem "nós mesmos"? Gaaah?!?!

Tarcísio

• Visitante
Re: "Desiderata"
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2006, 00:08:35 »
A questão do ser você mesmo é que você pode ser uma "imagem" e não você. No caso ele manda você ser você mesmo ;)

Vixe! Achei que era a gui!(EDITEI A PIADINHA!)

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2006, 00:13:50 »
Amigón, vamos ALÉM disso. Até aí eu entendo.

Mas as "imagens" não são parte de você, de algum jeito?
Se você quer parecer com alguma coisa que você não acha que é, essa "imagem" não é um retrato das suas expectativas pra consigo mesmo, e por conseqüência uma parte de si? Elas não mostram aos outros que você pode estar insatisfeito com alguma coisa sua? Essa insatisfação não é você?

Tenho vontade de MATAR quem vem com isso de "seja você mesmo". Coisa burra.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2006, 00:18:26 »
Mas as "imagens" não são parte de você, de algum jeito?
Se você quer parecer com alguma coisa que você não acha que é, essa "imagem" não é um retrato das suas expectativas pra consigo mesmo, e por conseqüência uma parte de si? Elas não mostram aos outros que você pode estar insatisfeito com alguma coisa sua? Essa insatisfação não é você?

Não peguei  :/

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2006, 01:51:11 »
Muito interessante o texto, simples e direto. Tem muita razão nas coisas q diz, porém é uma utopia, algo bonito mas impraticável. É como a Constituição, no papel é linda e perfeita, mas na prática ninguém consegue fazer com que seja cumprida plenamente.

Quanto à questão de ser vc mesmo, acho q é falar e agir conforme o q se pensa, não conforme o q vc acha q os outros gostariam q vc fizesse. Constantemente somos socialmente castrados, nos auto censuramos por nos importarmos com o q os outros pensam ou com o q é mais conveniente em determinado grupo, agir assim não é ser vc mesmo. Claro também q não podemos sair por aí dizendo e fazendo tudo q quisermos, existem consequências, mas desde q não prejudique o bom viver de outrem, devemos agir conforme nosso ideais de vida. O problema é q a forma como vemos o mundo muda ao passar dos anos, nunca somos as mesmas pessoas por muito tempo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2006, 10:39:34 »
Me confundiram com a Mimi?

que lástima que a net não seja a vida real... :(

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2006, 11:13:08 »
Me confundiram com a Mimi?

que lástima que a net não seja a vida real... :(
Também, você fica escrevendo "gaaaaaaaahhh" na sua assinatura.

Eu topo trocar de lugar com você. Você fica menininha ooonnn e eu fico homenzão grandão IMPONDO PRESENÇA e fazendo xixi em todos os lugares possíveis :lol:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2006, 12:00:17 »
o problema é eu vir trabalhar amanhã e convencer os caras que ainda sou a mesma pessoa, apesar da cara de michele:D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:03:56 »
texto bonito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!