Autor Tópico: Um Santo Ateu e Cético  (Lida 631 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Um Santo Ateu e Cético
« Online: 12 de Setembro de 2006, 11:07:44 »
Cada uma !   :D


Citar


Milagres só para causas literárias


GILBERTO AMENDOLA, gilberto.amendola@grupoestado.com.br

Um novo santo pode estar acudindo estudantes, escritores e jornalistas em perigo. No Cemitério da Consolação, o túmulo de Monteiro Lobato tem recebido diversos presentinhos de visitantes e devotos . O criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo é apontado como o responsável por uma série de milagres.

Os feitos do “santo” Lobato estão se espalhando rapidamente. O próprio administrador do cemitério, Maurício Tadeu, admite o interesse crescente dos visitantes pelo túmulo do escritor. “As pessoas deixam bilhetes, vasos de flores e outros objetos por lá. Não tem explicação. Acham que ele faz milagres”, disse.

A história apareceu primeiro na internet, no blog do jornalista e humorista Rodolfo (aquele mesmo que foi repórter do Ratinho e do Gugu) e no Jornal Vale Paraibano, no Interior de São Paulo. Nos dois casos, o que mais chamou a atenção foi uma placa de mármore deixada, misteriosamente, ao lado do túmulo de Lobato. Na placa, datada do dia 5 de janeiro deste ano, uma devota agradece a “graça recebida”.

Embora o guia do cemitério, Francivaldo Gomes, o popular Popó, tenha se negado a falar com a reportagem do Jornal da Tarde (com receio de represálias da família do próprio Lobato), sabemos o que ele tem contado durante as visitas guiadas ao local.

Uma das hipóteses mais prováveis é de que a placa de mármore tenha sido colocada por uma jornalista. Ela teria pedido a intervenção de Lobato na disputa por uma vaga de emprego - e conseguido o trabalho, é claro.

Outros funcionários do cemitério dizem que já surpreenderam universitários pedindo ajuda para os seus trabalhos de conclusão de curso e escritores implorando para que seus livros virassem best-sellers. “Tem gente que garante que a graça foi alcançada”, afirmou um coveiro.

Os bilhetes colocados pelos visitantes são retirados pelos funcionários. Essa é a maneira de preservarem a privacidade dos devotos. “Alguns recados são muito pessoais. Não tem como deixar”, disse um jardineiro.

‘Santo ateu’

Ontem, alguns visitantes surpreendiam-se com os milagres de Lobato. “Será que ele transforma boneca de pano em gente?”, brincou o estudante de jornalismo Rodrigo Nascimento Júnior, 26 anos, referindo-se à boneca Emília, uma de suas personagens mais famosas.

A maior ironia dessa “beatificação popular” está no fato de que Monteiro Lobato sempre foi conhecido como cético e ateu.

“Um santo ateu é tudo o que a gente precisava”, provocou a estudante de filosofia (e gótica) Amanda Ferraz, 21 anos.

A direção do cemitério pede às pessoas que queiram levar algum presente ou pedido até o túmulo de Monteiro Lobato que comuniquem à administração do local.


fonte: http://txt.jt.com.br/editorias/2006/09/12/ger-1.94.4.20060912.44.1.xml

[ ]´s

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: Um Santo Ateu e Cético
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2006, 11:23:05 »
Citar
Os bilhetes colocados pelos visitantes são retirados pelos funcionários. Essa é a maneira de preservarem a privacidade dos devotos. “Alguns recados são muito pessoais. Não tem como deixar”, disse um jardineiro.
que povo besta! trabalhando a toa! Deletam as mensagens pessoas que o cara deixa no cemitério, mas enquanto isso o scrap dele no orkut tem tudinho e muito mais.

Offline Marcus VBP

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Re: Um Santo Ateu e Cético
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2006, 11:43:27 »
esse é mais um sinal de que o mundo acaba hoje.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

rizk

  • Visitante
Re: Um Santo Ateu e Cético
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2006, 21:57:14 »
Eu rezava muito pra Machado na época do colégio, mas era num esquema "baixa aqui agora e termina essa redação". Envolvia um ritual de bater a cabeça na mesa repetidamente quando faltavam menos de 3h pra entrega.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!