Autor Tópico: Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas  (Lida 1703 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas
« Online: 13 de Setembro de 2006, 16:38:09 »
Acho que o Marcelo Terra vai gostar da notícia, tendo em vista um tópico anterior
________

Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas
Publicada em 12/09/2006 às 14h42m
Reuters

MOSCOU - Uma proibição inédita a modelos excessivamente magras, decretada num desfile de alta-costura em Madri, provocou reações de ultraje em agências de modelos e levantou a perspectiva de restrições similares em outros eventos.

A semana da moda de Madri rejeitou modelos que estão abaixo do peso, após protestos de que garotas e mulheres jovens tentam copiar a aparência esquelética das modelos e, em consequência, desenvolvem desordens alimentares.

Os organizadores dos desfiles disseram que querem promover uma imagem de beleza e saúde, e não o visual excessivamente magro, ou "heroin chic" (vinculado à imagem de consumidores de heroína).

Mas Cathy Gould, da agência de modelos Elite, de Nova York, disse que a indústria da moda está sendo usada como bode expiatório de doenças como a anorexia e a bulimia.

- Acho isso ultrajante. Compreendo que queiram criar esse ambiente de mulheres belas e saudáveis, mas como fica a questão da discriminação contra a modelo e a da liberdade do estilista? - disse Gould, diretora da Elite América do Norte, acrescentando que a iniciativa vai prejudicar profissionalmente as modelos que têm corpo naturalmente "esbelto como o de uma gazela".

O governo regional de Madri, que patrocina a semana de moda e impôs as restrições, disse que não atribui a anorexia aos estilistas e às modelos. Mas disse que a indústria da moda tem a responsabilidade de difundir imagens de corpos saudáveis.

- A moda é um espelho, e muitas adolescentes imitam o que vêem na passarela - disse a autoridade regional Concha Guerra.

Na Itália, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, disse a um jornal italiano esta semana que vai procurar impor proibição semelhante na semana de moda de sua cidade, a não ser que seja encontrada uma solução para as modelos de aparência "doentia".

Qualidade, não tamanho

A semana de moda de Madri está usando o índice de massa corporal, ou ICM - baseado no peso e na altura - para medir as modelos.

O evento já rejeitou 30% das mulheres que participaram da semana de moda passada. Médicos estarão a postos nos desfiles, que terão lugar entre 18 e 22 de setembro, para avaliar as modelos.

- As restrições podem chocar o mundo da moda num primeiro momento, mas estou certa de que são uma medida importante, no que diz respeito à saúde - disse Leonor Perez Pita, diretora da semana de moda de Madri, também conhecida como Pasarela Cibeles.

Uma porta-voz da Associação de Estilistas de Moda da Espanha, que representa a semana de moda de Madri, disse que o grupo apóia as restrições e que sua preocupação é a qualidade das coleções, não o tamanho das modelos.

Ativistas no combate às desordens alimentares disseram que muitos estilistas e agências de modelos da Espanha se opõem à proibição. Eles afirmaram ter dúvidas de que as novas regras serão obedecidas.

- Se isso não acontecer, o próximo passo será tentar legislar sobre o assunto, como foi feito com o fumo - disse Carmen Gonzalez, da Associação espanhola de Defesa da Atenção para com a Anorexia e a Bulimia, que faz campanha em favor das restrições desde a década de 1990.

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/09/12/285622151.asp

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2006, 18:57:52 »
R.I.D.Í.C.U.L.O.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:28:00 »
Acho esquisito IMPOR uma coisa dessas. Mas vou com a d. Perez: um monte de gente vai achar isso uma boa medida. Por outros motivos, porém.

Estilista só usa modelo maaagra porque não quer ter trabalho de fazer ajuste, de se preocupar com caimento, etc. Exigir deles uma restrição ao tamanho mínimo de modelo é exigir deles MAIS QUALIDADE no que apresentam. Designers de moda sempre apresentam, depois das fashion weeks, coleções "usáveis" (leia-se: sem peito de fora, mais compridinhas, etc) - por que não fazê-lo ali, na hora, usando modelos de corpos variados?

QUEM SABE FAZ AO VIVO :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2006, 22:01:40 »
R.I.D.Í.C.U.L.O.

ridículo seria algo assim

é, que feiura. mas mais ridículo que isso só proibir isso mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2006, 01:08:21 »
Esse negócio de proibir modelos anoréxicas de desfilar, podem anotar, vai acabar virando moda!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2006, 19:00:56 »
bom, eu não me sinto diretamente atingido porque não acompanho o mundo da moda. mas que acho de um controle tremendo e sufocador da sociedade sobre os indivíduos, acho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2006, 19:01:57 »
aliás, relativamente pouquíssima gente assiste desfiles de moda, na raiz. a meninas não ficam esqueléticas porque querem ficar como essa abominação que você colocou, mas porque tem a visão distorcida por distúrbios psicológicos. pode anotar, a anorexia na espanha vai continuar.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2006, 22:57:07 »
Desfile é um pedacinho só da coisa toda. Tem editorial de moda, tem campanha publicitária, tem revista feminina, tem loja que não vende número maior que 40. É uma INDÚSTRIA meus caros.

Ser gorda e saudável hoje em dia é coisa pra poucas. SUFOCANTE é não ter a quem recorrer com esse terrorismo de mulher somália pra todo lado que a gente olha. Se a moda pegar, e a indústria da moda achar legal isso de diversidade, certamente as jovens vão ter menos problemas.

Bruno, sei não, mas "problemas psicológicos" também são adquiridos durante a vida. Não haveria alcoolismo se não houvesse pinga, sabe, mesmo que a pessoa tenha predisposição. E a gente restringe a pinga para os menores de idade, e a gente aconselha os maiores a consumir com moderação, e ainda assim as coisas não estão no que seria ideal. Chega de liberalismo burro, vai.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2006, 00:51:25 »
po mimi, não me chama de burro, né?

enfim; penso ser o seguinte (e, admito, é achismo);
a menina vê a fernanda lima e quer ficar como ela, e não como ISSO, entende? só que ela quer tanto que acaba exagerando e nunca se dando por satisfeita. vá lá, ninguém quer ser ISSO.

Pug2

• Visitante
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2006, 05:32:40 »
Excelente medida!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2006, 08:44:25 »
Gosto de mulheres esqueléticas, não como a da foto, obvio, mas bem magras. Não faz nenhum sentido a restrição e me parece que a medida deva ser inconstitucional. Afinal de contas me parece uma violação a liberdade que cada um tem de ser como quiser, no caso super magra.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:14:12 »

a menina vê a fernanda lima e quer ficar como ela, e não como ISSO, entende? só que ela quer tanto que acaba exagerando e nunca se dando por satisfeita. vá lá, ninguém quer ser ISSO.
Vc não é burro, é só o liberalismo mesmo :lol:

Aí é que está. Distúrbio alimentar causa mudança mesma na percepção do corpo, a moça não percebe que já está mais magra do que desejava no começo, vê qualquer dobrinha da pele como se fosse um barrigão.
Eu mesma tenho uma colega que diagnosticaram como um caso leve; mas ela queria continuar sem comer porque acha que ainda tem "gordura no joelho" - sabe aquela curvinha que TODO MUNDO tem na parte interna da coxa, logo acima do joelho? Aí mesmo.

Ainda é um assunto que não se entende direito, enfim. E, se é pra fazer liberalismo burro, Amon, a empresa devia contratar quem ela acha mais adequado. Cotas para esqueléticas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:32:19 »
A intenção parece boa - anorexia é uma doença MUITO séria - mas a medida é de uma ingenuidade impressionante.  E como bem disseram outros aqui, é também uma medida muito autoritária.

No entanto, não vejo como se possa negar a instituições particulares o direito de recusar certos tipos de aparência física para a atividade de modelo.  Os organizadores tem todo o direito de ser arbitrários desde que não contrariem a lei, e não vejo como a lei poderia estar sendo atingida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2006, 16:04:13 »

Vc não é burro, é só o liberalismo mesmo :lol:

Aí é que está. Distúrbio alimentar causa mudança mesma na percepção do corpo, a moça não percebe que já está mais magra do que desejava no começo, vê qualquer dobrinha da pele como se fosse um barrigão.
Eu mesma tenho uma colega que diagnosticaram como um caso leve; mas ela queria continuar sem comer porque acha que ainda tem "gordura no joelho" - sabe aquela curvinha que TODO MUNDO tem na parte interna da coxa, logo acima do joelho? Aí mesmo.

Ainda é um assunto que não se entende direito, enfim. E, se é pra fazer liberalismo burro, Amon, a empresa devia contratar quem ela acha mais adequado. Cotas para esqueléticas?

É a empresa deveria contratar quem ela quisesse, inclusive esqueléticas, que costumeiramente são as melhores modelos do ponto de vista do mundo da moda. Quotas são ridículas em qualquer situação, inclusive nesta.
As prefeituras ou o Estado não deveriam intervir nisto. O Estado não deve criar medidas para proteger cidadãos incrivelmente alienados e influenciáveis, para não mencionar burros. Isso é algo afeto a educação familiar e cultural.
Tem gente que é extremamente xiita no qua tange a publicidade, como o caso das propagandas de um tenis em que o ator parece voando e saltando pelos carros e que deveria ser proibida por que ludibria o consumidor por fornecer uma falsa perspectiva do produto. Ah, fala sério! O Estado não tem como intervir prejudicando a atividade economica de terceiros por que alguns cidadãos não distinguem fantasia da realidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2006, 19:40:37 »
A PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO deciciu isso, não foi imposto porra nenhuma. Não teve estado e prefeitura intervindo. Leia.

E é óbvio que o estado tem que tomar medidas pra proteger os burros. Alegre-se.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2006, 20:01:05 »
A intenção parece boa - anorexia é uma doença MUITO séria - mas a medida é de uma ingenuidade impressionante. E como bem disseram outros aqui, é também uma medida muito autoritária.
  Como a proibição das propagandas de cigarro por aqui.Em breve vão querer proibir atrizes muito magras de aparecer em comerciais ou filmes.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2006, 23:26:17 »
A PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO deciciu isso, não foi imposto porra nenhuma. Não teve estado e prefeitura intervindo. Leia.

Agora que eu vi que foi a própria organização do evento... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:11:51 »

Se você perceber o texto fala da prefeita de Milão com a intenção de impor medida semelhante e também da intenção de legislar sobre o assunto na Espanha. Meu comentário se referiu a isso e pelo seu comentário do "liberalismo burro". Se for legislado, significa o Estado interferindo, logo, meu comentário é pertinente. Logo, é você quem deveria ler o texto e ser menos precipitada em chamar a atenção dos outros.
Por reiteradas vezes você chamou vários outros foristas de "burros" e coisas similares, por isso a indicação de cartão para você, por que não é a primeira vez e creio eu não será a última. Seu linguajar escroto até pode ser tolerado, mas não o fato de você desmerecer os outros, como se sua capacidade intelectual fosse tão avantajada assim. Frise-se que nem mesmo se seu intelecto você assim tão superior deveria falar, por questão de ética e respeito até.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2006, 21:11:04 »
mulher magra tudo bem, mas pele e osso perde a graça.

Cada vez que eu vejo um desfile de moda eu chego à conclusão que o mundo da alta costura é uma conspiração gay para enfeiar as mulheres e assim diminuir a concorrência.

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2006, 01:08:18 »
(...)

Amon, sinto muitíssimo. Ando bem além dos limites, vou evitar que aconteça novamente.   :vergonha:

De resto; ambos concordamos que o caso de Madrid é ok, o de Milão não seria.
Eu acho que seria aceitável, porém, tal medida por parte da prefeitura de Milão, como um "mal menor". A situação é grave, e atinge principalmente as jovens; entraria como cuidado com a adolescência, tanto quanto é restringir a programação da tv nos horários em que os jovens assistem.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2006, 09:11:51 »
(...)

Amon, sinto muitíssimo. Ando bem além dos limites, vou evitar que aconteça novamente.   :vergonha:

De resto; ambos concordamos que o caso de Madrid é ok, o de Milão não seria.
Eu acho que seria aceitável, porém, tal medida por parte da prefeitura de Milão, como um "mal menor". A situação é grave, e atinge principalmente as jovens; entraria como cuidado com a adolescência, tanto quanto é restringir a programação da tv nos horários em que os jovens assistem.

Tudo bem, acontece.

Concordo que é um problema sério, mas o correto seria implementar políticas públicas de combate a anorexia, e não em obrigar empresas de modelos a não terem modelos magras. As meninas/mulheres continuarão vendo mulheres hiper magras em comerciais, ou em revistas tipo "boa forma" ou em novelas, ou na escola etc etc. Se uma boa campanha de longo prazo conseguisse mudar um pouco o padrão cultural, a própria sociedade rejeitaria modelos hiper magras e não as copiaria, forçando uam mudança nas agências de modelo, por questão de sobrevivência no mercado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!