Autor Tópico: Pais responderão por atos de filho usuário de drogas no RS  (Lida 340 vezes)

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Pais responderão por atos de filho usuário de drogas no RS
« Online: 13 de Setembro de 2006, 16:54:34 »

http://www.estadao.com.br/ultimas/cidades/noticias/2006/set/13/92.htm

Pais responderão por atos de filho usuário de drogas no RS

Os pais do adolescente serão julgados por não impedirem que o filho passe os dias na rua, sem freqüentar a escola

Paulo R. Zulino

SÃO PAULO - Os pais de um adolescente de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, serão julgados por não impedirem que o filho passe os dias na rua, sem freqüentar a escola, e seja usuário de drogas. A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em votação unânime, afastou o argumento de carência da ação por impossibilidade jurídica com o qual o juiz tinha extinto a ação contra os pais.

Para o STJ, não se pode falar em impossibilidade jurídica quando existe dispositivo de lei que contém, expressamente, a possibilidade de aplicação de pena diante de possível descumprimento pelos pais do dever que lhes é inerente.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por maioria, havia negado a culpa dos pais e havia transferido a responsabilidade ao Estado e ao Conselho Tutelar pela não freqüência escolar do adolescente. No entanto, o Ministério Público Estadual apelou ao STJ, alegando que o fato de o adolescente não freqüentar a escola é do conhecimento dos pais.

O relator no STJ, ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ressaltou que "todos sabemos da ineficiência do Estado nos cuidados com a infância e adolescência. São falhas até aqui as políticas públicas capazes de enfrentar esse enorme desafio de criar condições concretas para prover educação e assistência aos que se encontram desamparados. No entanto, isso não significa negar a responsabilidade dos pais, embora, em muitas circunstâncias, seja difícil para eles dispor de meios para tanto".

O que acham?
Já que o menor é inimputável, a responsabilidade é dos pais ou do Estado?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Pais responderão por atos de filho usuário de drogas no RS
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2006, 17:34:52 »
O que a lei prevê exatamente eu não sei.

Mas o que eu acho pessoalmente a respeito depende bastante da idade do garoto. Isso não diz na reportagem.

De qualquer modo, é difícil para os pais terem total conhecimento sobre o que o garoto faz ou deixa de fazer. Não me parece muito justo culpar os pais por isso, dependendo da idade, claro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2006, 18:51:37 »
a responsabilidade DEVERIA SER dele. inimputável mesmo só deveria ser menor de 12 anos. deve ter moleque de 11 com melhor juízo do que cara de 35, até.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:36:42 »
Ainda estou pra entender por que acontecem coisas esquisitas no RS.

A responsabilidade é de ambos: o estado deve garantir a existência de escola, e a família deve garantir que o jovem a freqüente. Não sei como é a lei, mas isso é óbvio.

A única coisa em que estamos todos de acordo, no quesito "educação", é que a criança deve ir à escola. Por mais dogmático que isso seja (eu mesma não saberia explicar bonitinho os meus motivos pra acreditar nisso), é ok e bom pra todos.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:45:03 »
Ainda estou pra entender por que acontecem coisas esquisitas no RS

O que mais aconteceu de estranho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!