Mostra de desenhos 'explica' pensamento de Leonardo da Vinci A exposição Experience, Experiment and Design (Experiência, Experimentação e Design), em cartaz no museu londrino Victoria & Albert a partir do dia 14 de setembro, tenta desvendar o pensamento de Leonardo da Vinci através de seus estudos.
A mostra traz alguns de seus projetos mais complexos, feitos em papel. A intensidade, a variedade e o ineditismo de seus trabalhos ainda permanecem sem paralelo.
Por trás da diversidade, existe uma série de temas que mostram como o mundo funciona, na visão de Da Vinci. A figura dominante é a matemática que rege todas as forças da natureza.
Da Vinci via conexões onde os outros enxergavam apenas diferenças.
Para ele, os projetistas humanos fabricavam uma ‘segunda natureza’, criando imagens e máquinas em harmonia com as leis naturais.
Da Vinci considerava a visão como o mais nobre dos sentidos, nos mostrando como a natureza opera de acordo com regras matemáticas.
Ele considerava pouco confiável qualquer conhecimento que não pudesse ser comprovado pelo olho humano.
Na última fase de suas pesquisas anatômicas, Da Vinci se concentrou no desenho do coração, e em especial, no funcionamento de suas válvulas. Seus esboços parecem baseados no coração de um boi.
A exibição fica em cartaz até o dia 7 de janeiro.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060911_culturaleonardomostrarc.shtml---------------------
A exposição Experience, Experiment and Design, em cartaz no museu londrino Victoria and Albert a partir do dia 14 de setembro, tenta desvendar o pensamento de Leonardo da Vinci através de seus estudos. Acima, capa do livro que acompanha a mostra.
A mostra traz alguns de seus projetos mais complexos, feitos em papel. A intensidade, variedade e ineditismo de seus trabalhos ainda permanecem sem paralelo. Acima, estudo de cavalos e cavaleiros na Batalha de Anghiari, de 1503.
Por trás da diversidade, existem uma série de temas que mostram como o mundo funciona, na visão de Leonardo. A figura dominante é a matemática que rege todos as forças da natureza. O desenho acima, Cavalos Em Ação, foi feito por volta de 1505.
Para ele, todas as partes da natureza são um 'espelho' do todo e o corpo humano não seria diferente. Leonardo via conexões onde os outros enxergavam apenas diferenças. Na imagem, detalhe de Homens Trabalhando, de 1509.
Para ele, os projetistas humanos fabricavam uma 'segunda natureza', criando imagens e máquinas em harmonia com as leis naturais. A 'Máquina de Voar', também exposta, foi desenvolvida com base em suas anotações
Leonardo considerava a visão como o mais nobre dos sentidos, nos mostrando como a natureza opera de acordo com regras matemáticas. Ele considerava pouco confiável qualquer conhecimento que não pudesse ser comprovado pelo olho humano. Acima, seu auto-retrato.
Na última fase de suas pesquisas anatômicas, Leonardo se concentrou no desenho do coração, e em especial, no funcionamento de suas válvulas. Seus esboços parecem baseados no coração de um boi.
Acima, o 'Sistema de Irrigação' do corpo feminino, respiratório, vascular e genital, feito entre 1507 e 08. A exibição fica em cartaz até o dia 7 de janeiro.