Autor Tópico: Os céticos somos socráticos?  (Lida 1979 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Os céticos somos socráticos?
« Online: 14 de Setembro de 2006, 19:55:47 »
Eu li hoje uma aula de computação + filosofia + física ligeiramente light (quem quiser leia aqui) que falou sobre Demócrito e...

Sabe Demócrito? O cara que ajudou a popularizar a idéia de que "só existem átomos e o vazio"? Em contraste com uma série de besteiras que se dizia na época? Pois! Fiquei chocada com o fato que ele seja considerado pré-socrático, mas... (se alguém souber por que, me diz?)

... e aí fui dar uma revisada na Wikipédia sobre a história da filosofia e me ocorreu o seguinte:

Os debates entre céticos e outros coisos aqui do fórum podem ser plenamente descritos como debates entre socráticos e sofistas.

Não concordam? Pegue o típico debate aqui:

Criacionista: Isso é assim porque é assado, logo Deus existe (sofisma=falácia)
Cético: Se isso é assim porque é assado, então porque aquilo é [insira sua referência favorita aqui]  (método socrático de fazer perguntas pra exibir contradições)

E, é claro, Socrátes também vivia satirizando seus oponentes:

Forista calibre Guinevere: Se isso é assim porque é assado, tente fritar!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Os céticos somos socráticos?
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2006, 20:38:14 »
Pois! Fiquei chocada com o fato que ele seja considerado pré-socrático, mas... (se alguém souber por que, me diz?)

por que ele veio antes de sócrates?
er, olhei na wiki e eles foram contemporâneos. mas imagino que seja porque ele, por ter sido contemporâneo, não chegou a pegar a influência de sócrates. sei lá.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2006, 22:21:26 »
deve ser...

é que eu achava que idéias mais racionais como as deles teriam tido influência do S.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 22:45:35 »
Uh, sofistas na época do Sócrates eram os professores particulares dos meninos de bem, não necessariamente quem comete sofismas.

Aparentemente resolveram chamar os sofismas de sofismas porque os escolásticos tinham a ver com o Aristóteles, que tinha a ver com o Platão, que inventou o Sócrates, que reza a lenda morria de birra dos sofistas porque estes ganhavam dinheiro, e ele era tão chato que ninguém queria contratá-lo, e aí ele passava o dia vagabundeando na praça e fingindo que achava da hora, "sou superior a isso tudo".  Acabei de inventar isso, mas acho que tem fundamento.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2006, 00:49:26 »
Uh, sofistas na época do Sócrates eram os professores particulares dos meninos de bem, não necessariamente quem comete sofismas.

Aparentemente resolveram chamar os sofismas de sofismas porque os escolásticos tinham a ver com o Aristóteles, que tinha a ver com o Platão, que inventou o Sócrates, que reza a lenda morria de birra dos sofistas porque estes ganhavam dinheiro, e ele era tão chato que ninguém queria contratá-lo, e aí ele passava o dia vagabundeando na praça e fingindo que achava da hora, "sou superior a isso tudo".  Acabei de inventar isso, mas acho que tem fundamento.

não sei por que mas vejo algo parecido acontecendo hoje em dia...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2006, 21:25:01 »
  Só pra lembrar, a idéia do atomo surgiu com Leucipo, mestre de Demócrito, portanto é pré-socrática.Eu me considero mais um epicurista, pois Epicuro dizia que na natureza os átomos se encontram de forma aleatória.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2006, 18:57:26 »

Não é que Sócrates morria de inveja de sofistas. Ele tinha sua própria fortuna (não muita coisa, mas incluía a propriedade onde viveu toda sua vida e um 'pé de meia', hehehe) e já tinha decidido não cobrar por seus ensinamentos. Na verdade, não concordava com populismos da época e preferia não ter 'o rabo preso' com os magnates.

Há um Demócrito que foi discípulo de Sócrates, mas não tenho certeza agora se é o mesmo da demonstração de partir uma coisa até chegar naquilo que não pode ser dividido, ou seja, mínima parte de uma matéria.

Quanto à pergunta, às vezes céticos utiliza a memêutica (que é o questionamento dos argumentos para verificar se se chega num absurdo ou não) mas não significa que céticos sejam socráticos.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:01:13 »
  Só pra lembrar, a idéia do atomo surgiu com Leucipo, mestre de Demócrito, portanto é pré-socrática.Eu me considero mais um epicurista, pois Epicuro dizia que na natureza os átomos se encontram de forma aleatória.

Bom a 'discussão do átomo' já não é filosófica desde que a física possui ferramentas para demonstrar qualquer enunciado, não ?
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:46:05 »
Quanto à pergunta, às vezes céticos utiliza a memêutica (que é o questionamento dos argumentos para verificar se se chega num absurdo ou não) mas não significa que céticos sejam socráticos.
Sei... quais as maiorres diferenças?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:52:00 »

Bom a 'discussão do átomo' já não é filosófica desde que a física possui ferramentas para demonstrar qualquer enunciado, não ?

o átomo de demócrito não tem nada a ver com o átomo de hoje, nem com o do início do século passado.
a idéia, vocês sabem, é simples; divide, divide, divide a matéria até não dar pra dividir mais, chegar ao átomo, 'sem partes'. pois bem, ninguém disse que o átomo era redondo, quadrado, ou sei lá mais o quê. e o que não falta no átomo é parte.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:14:14 »
Há um Demócrito que foi discípulo de Sócrates, mas não tenho certeza agora se é o mesmo da demonstração de partir uma coisa até chegar naquilo que não pode ser dividido, ou seja, mínima parte de uma matéria.
Não tenho conhecimento de nenhum Demócrito a não ser o Demócrito de Abdera. Tem alguma informação sobre esse outro?

Não seria "maiêutica"?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:18:09 »
Sim, mas o conceito de átomo hoje é a mínima partícula que determina a matéria. Um átomo é uma unidade. È claro que é  composta por sub-partículas, mas a combinação de cada átomo dá uma massa e propriedade específica, enquanto que sub-artículas estão associadas às forças elementais da fisica (gravitacional, eletromagnética, nuclear fraca ou forte).

Por isso disse que não é mais uma discussão filosófica.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:20:30 »
Não tenho conhecimento de nenhum Demócrito a não ser o Demócrito de Abdera. Tem alguma informação sobre esse outro?

Há vários Demócrito, sim. Vou pesquisar para lembrar.

Não seria "maiêutica"?

Pois é, a idade vai chegando e a gente começa a falar merda...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:25:53 »
Sei... quais as maiorres diferenças?

Se vc usar os argumentos iniciais do interlocutor, e fizer perguntas a partir deles, e a partir das respostas fizer outras perguntas, até chegar numa conclusão -ou chegar a um absurdo que contradiga um argumento inicial, então está usando maiêutica.

Seria redução ao absurdo se o levar a um absurdo para demonstrar que a premissa não tem lógica. A menos que o mané escape pela tangente do sobrenatural...
--
Si hemos de salvar o no,

Eriol

• Visitante
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2006, 06:09:32 »
pré-Socráticos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Os céticos somos socráticos?
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2019, 23:13:11 »
Cruzes, "pessoa socrática" parece algum portador de alguma coisa infecciosa... Um eczema eritematoso socrático pruridoso...
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!